7 de setembro de 2017

Especial Semana da Pátria | 7 nacionais de fantasia que estão na minha lista

O SI&F está com ritmo reduzido, mas hoje é 7 de setembro e com a Bienal Internacional do Livro acontecendo no Rio de Janeiro, a data não podia passar em branco. Assim, decidi reunir uma lista com 7 livros nacionais que estão na minha lista de leitura e de desejados.

Ano passado eu já tinha feito algumas recomendações, e claro que elas ainda estão valendo (você pode encontrar ainda mais recomendações na tag Literatura Nacional), mas hoje eu queria focar nos lançamentos mais recentes.


Então aqui vão 7 livros que estão na minha lista de leituras, ou na lista de desejados:

1 | Guanabara Real: A Alcova da Morte



Sinopse: Brasil, 1892. Durante a noite de inauguração da estátua do Corcovado, um horrendo crime toma de assalto a alta sociedade carioca. Para resolver o mistério, a investigadora particular Maria Tereza Floresta, o engenheiro positivista Firmino Boaventura e o dândi místico Remy Rudá terão de se embrenhar numa perigosa trama de poder e corrupção. O que parece mais um caso, aos poucos se revela um plano que põe em risco o futuro de todo país e para impedi-lo, a agência de detetives Guanabara Real terá de usar toda a sua perícia para solucionar os enigmas tecnológicos e os mistérios arcanos da sangrenta Alcova da Morte!
Uma trama de investigação policial. Um enredo de ficção científica. Um crime de horror sobrenatural. Três autores, Três heróis, em um Rio de Janeiro que nunca existiu! (Fonte: Skoob)

Escrito por Enéias Tavares, Nikelen Witter e A. Z. Cordenonsi, o livro mistura investigação policial, ficção científica e terror, e a sinopse ainda promete um elenco de personagens bem interessante. O tipo de mistureba de gêneros que eu adoro. E ainda tem um episódio no podcast Curta Ficção em que os três autores comentam como foi o processo de escrita do livro, que me deu ainda mais vontade de ler e é bem interessante para escritores.

2 | O infinito no meio



Sinopse: No infinito no meio os dias são iguais e nada apodrece.
Cecília vive há trinta anos isolada em seu apartamento, mas o tempo não passa para ela. Seu corpo corresponde à idade que tinha quando as horas congelaram: vinte e dois anos. E foi também nessa época que sua alma foi dilacerada.
Esse local, batizado por ela de “infinito no meio”, é também o lar das coisas inexplicáveis, onde seres sobrenaturais surgem para fazer companhia à dor de Cecília.
Porém um dia alguém bate à sua porta. Não um habitante das lendas, mas uma pessoa de verdade, como ela. Esse é Nathan, rapaz andrógino e misterioso, que logo se torna a janela de Cecília para o mundo que renegou. Mas ao seguir esse jovem para fora de seu apartamento, ela aciona o gatilho que despertará seus monstros interiores.
O infinito no meio é um romance de Priscilla Matsumoto, autora de Ball Jointed Alice – uma história de amor e morte. Quando se vive sem sentir a passagem do tempo, só resta revisitar para sempre o mar turvo e ácido das lembranças destrutivas. (Fonte: Skoob)

Depois de ler Às vezes eu ouço minha voz em silêncio (leia a resenha), coletânea de contos de Priscilla Matsumoto, fiquei com vontade de ler tudo o que ela escreve. E O infinito no meio promete uma história diferente e instigante, no mesmo estilo de Às vezes eu ouço minha voz em silêncio (aliás, acredito que o romance é uma extensão de um dos contos da coletânea). O tipo de história para se ler quando você precisa de um enredo diferente.

3 | Magos: histórias de feiticeiros e mestres do oculto



Sinopse: A magia de criar a fantasia
Há quem possa ferir um inimigo de longe, tendo apenas um fio de seu cabelo. Conjurar entidades que possam aconselhá-lo ou até mesmo o próprio fogo, que queimará ao seu comando. Desde a Antiguidade esses sábios são conhecidos como magos, aqueles que manipulam as palavras e símbolos para transformar a realidade. E agora você está convidado a visitar esse universo onde tudo é possível para os conhecedores das artes ocultas.
Em Magos – Histórias de feiticeiros e mestres do oculto, você vai encontrar relatos secretos sobre espadas míticas e magia céltica. Conhecerá magos que vivem no Brasil, mergulhará em distopias em um futuro não muito distante e até mesmo em um “Oeste bizarro”. Saberá que magia e tecnologia não são tão diferentes, quando acompanhar uma menina para dentro de seu game favorito. Viajará para terras imaginárias, onde a humanidade busca a ascensão em um reino que sentiu a ira do Céu, e se arriscará ao lado de aprendizes incautos ou simplesmente desastrados.
Organizada por Ana Lúcia Merege, autora da série de fantasia O Castelo das Águias, a coletânea traz histórias de poder desvendadas com a magia de Eduardo Kasse, Simone Saueressig, Erick Santos Cardoso, Karen Alvares, Marcelo A. Galvão, Vivianne Fair, Eric Novello, Liège Báccaro Toledo, Charles Krüger, Melissa de Sá e Cirilo S. Lemos.
Conjure seus encantamentos, fortaleça o seu espírito e prepare-se, pois a Porta da Verdade está nas páginas deste livro. Cabe a você abri-la. (Fonte: Skoob)

Eu gosto bastante de contos, e é claro que eu quero colocar as minhas mãos na nova coletânea da Draco. E, pela sinopse, dá para ver que as histórias são bastante variadas, além de a coletânea ter contos de vários autores de que eu gosto, como Ana Lúcia Merege, Karen Alvares, Melissa de Sá e Eric Novello. E claro que eu também quero conferir os contos dos demais autores!

4 | Ninguém nasce herói



Sinopse: Num futuro em que o Brasil é liderado por um fundamentalista religioso, o Escolhido, o simples ato de distribuir livros na rua é visto como rebeldia. Esse foi o jeito que Chuvisco encontrou para resistir e tentar mudar a sua realidade, um pouquinho que seja: ele e os amigos entregam exemplares proibidos pelo governo a quem passa pela praça Roosevelt, no centro de São Paulo, sempre atentos para o caso de algum policial aparecer. Outro perigo que precisam enfrentar enquanto tentam viver sua juventude são as milícias urbanas, como a Guarda Branca: seus integrantes perseguem diversas minorias, incentivados pelo governo. É esse grupo que Chuvisco encontra espancando um garoto nos arredores da rua Augusta. A situação obriga o jovem a agir como um verdadeiro super-herói para tentar ajudá-lo — e esse é só o começo. Aos poucos, Chuvisco percebe que terá de fazer mais do que apenas distribuir livros se quiser mudar seu futuro e o do país. (Fonte: Skoob)

Adorei Exorcismos, amores e uma dose de blues (leia a resenha), então é óbvio que estou bastante interessada no novo lançamento, Ninguém nasce herói. É uma distopia ambientada em São Paulo, e há um certo apelo em ler uma história ambientada em uma cidade que você conhece ou mora.

5 | Promessa de Fogo



Sinopse: “Aqueles atraídos pelo Abismo estão destinados a encontrá-lo”.
Alicia é uma fazendeira de vida simples. Seus únicos sonhos são passar a vida ao lado de seu noivo e cuidar das tarefas do campo.
Sonhos que são despedaçados quando mercenários atacam seu vilarejo e deixam um rastro de fumaça, cinzas e sangue.
Algo acorda dentro de Alicia. Uma sede de vingança a domina e exige morte para se saciar.
Em seu caminho pavimentado pelo ódio, Alicia enfrentará os dinossauros que assolam o Norte, golems avançados, soldados corruptos e uma conspiração envolvendo demônios, necromantes e a magia de sangue proibida no reino.
Mas sua maior luta será para manter a própria humanidade enquanto mergulha no Abismo.
Promessa de Fogo é o primeiro livro da série Abismo. (Fonte: Skoob)

Promessa de Fogo, o primeiro volume de Abismo, é o novo livro de Thiago d’Evecque, autor de Limbo (resenha aqui) e parceiro do SI&F. Gostei muito deste, e, pela sinopse, Promessa de Fogo tem tudo para me agradar tanto quanto!

6 | O Segredo do Kelpie



Sinopse: Não deixe que ele te leve para o fundo do rio
Quando vir um belo cavalo negro à beira de um rio, ou um homem com algas presas aos cabelos, siga o conselho dos antigos celtas: fuja. Esse faery o levará a um túmulo – ou a um altar de casamento – no fundo das águas.
Inspirado em contos de fadas escoceses, prepare-se para mergulhar nessa incrível história contada pelo próprio kelpie. Quando o espírito das águas encontra a humana mais bela que já viu, resolve raptá-la e tomá-la como esposa. A garota, entretanto, é mais esperta do que ele esperava, e não está nada disposta a se casar com um monstro devorador. Então ela o engana e o aprisiona com um contrato de trabalho.
O segredo do kelpie é o mágico romance de estreia de Aya Imaeda. Viaje pela mitologia celta ao lado de selkies, brownies, banshees e outros seres mágicos, sob o ponto de vista de ninguém menos que o mais perigoso deles. Para sobreviver no mundo dos humanos, o faery deverá tomar decisões difíceis e questionar a sua própria natureza. Quando estiver na escuridão, busque a salvação no afeto e nade o mais rápido que puder para encontrar a luz. (Fonte: Skoob)

Esse livro eu conheci quando Aya Imaeda contratou o meu serviço de leitura crítica. Eu já tinha gostado da história enquanto fazia a leitura crítica, então estou bem curiosa para conferir como o livro ficou.

7 | Um berço de heras



Sinopse: Belfast, 1924. Um homem acusado de assassinato põe um presídio inteiro em pânico: como é possível que nasçam flores e plantas de dentro de uma fria cela de concreto? Na tentativa de investigar o caso, um capitão do Exército vai se deparar com um mundo desconhecido - e com fantasmas que ele desejava ter esquecido. (Fonte: Skoob)

Continuação de A Casa de Vidro (resenha), Um berço de heras é o último lançamento da editora Dame Blanche. Na verdade, esse eu já tenho, e pretendo ler em breve! Aliás, eu recomendo que você compre e leia o quanto antes, porque está em promoção: apenas R$1,20 na Amazon (e A Casa de Vidro é de graça!).



Bônus


Aproveite e compre também os meus livros!


Trópicos Fantásticos: Contos de fantasia, terror e ficção científica ambientados no Brasil.

Não-heroína: Uma super-heroína que se tornou uma tirana em um universo de fantasia épica.

O que eu faria se tivesse uma máquina do tempo?: Uma vigarista imortal que tem que lidar com a irmã e com a falta de pizza em uma São Paulo pós apocalíptica.

Portal Fantástico: na coletânea organizada por Ju Lund você pode encontrar o meu conto, O quase retorno da Cidade Perdida. Tem cidades em ruínas, adolescentes inconsequentes, magia e inteligências artificiais.



Bônus 2




Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...