29 de novembro de 2016

Resenha | Noites Negras de Natal e outras histórias

Título: Noites Negras de Natal e outras histórias
Autoras: Karen Alvares e Melissa de Sá
Ano de publicação: 2012
Editora: Independente
Número de páginas: 64
Compre Noites Negras de Natal e outras histórias
Sinopse: Um casal numa jornada sombria, um jovem isolado com os sobrinhos em um sítio macabro no interior de Minas, operários numa obra suspeita e uma mulher amaldiçoada. São esses os personagens que você vai encontrar em Noites Negras de Natal e outras histórias.
Nessa coleção de 4 contos, as escritoras Karen Alvares e Melissa de Sá se lançam em histórias sobre o que tem no escuro da noite e atrás da porta. 4 contos de terror, dos quais 2 são especiais natalinos.
Do que você tem medo no Natal?

23 de novembro de 2016

Diário de Escrita #12 | NaNoWriMo 2016 - 3ª semana de novembro

Mais uma semana chegou ao fim, e agora o NaNoWriMo está na reta final. Por isso, trouxe os diários de escrita de mais uma semana!


O projeto em que estou trabalhando atualmente se chama Interligado — saiba mais aqui. Confira também o diáriode escrita da primeira semana e o da segunda semana.

21 de novembro de 2016

Resenha | Habitantes do Cosmos

Título: Habitantes do Cosmos (Habitantes do Cosmos #1)
Autor: Francélia Pereira
Ano de publicação: 2015
Editora: Multifoco
Número de páginas: 193
Sinopse: A História da humanidade está envolta em muitos mistérios, e os povos ancestrais já se perdem nas brumas do tempo. Grandes civilizações deixaram seu legado através de ruínas e de textos antigos, mas terras, como as do Brasil, ainda mantêm seu passado envolto em enigmas; que vão se revelando aos poucos para quem sabe “ver” e “ouvir”.
Em Habitantes do Cosmos, passado, presente e futuro se encontram e nos revelam a importância do verdadeiro conhecimento para o nosso desenvolvimento, é uma história que nos mostra que somente após descobrirmos quem somos é que teremos um lugar seguro no futuro à nossa espera.

19 de novembro de 2016

Evento literário virtual: Mundos Distópicos

No final de novembro, no dia 27, vai acontecer um evento literário virtual voltado a apresentar diversas obras distópicas de autores nacionais. Serão oito autores, sendo que cada um terá uma hora para apresentar sua obra e promover debates e brincadeiras, então é uma boa oportunidade para conhecer novos autores e, quem sabe, se apaixonar por seus universos.


Governos autoritários. Fim das liberdades individuais. Alta tecnologia a serviço da guerra e da opressão. Tudo isso pode gerar grandes heróis que inspiram a resistência dos humanos de Espírito livre, pode gerar grandes amores impossíveis ou mesmo fazer surgir um universo de seres encantados, que inspiram e guiam uma humanidade sem esperança.

Além dos autores, há os blogs parceiros, que estão ajudando na organização: Cultura BR, DNA Literário, Corujas de Biblioteca, Parabatai Books e, claro, o SI&F. Para participar do evento, basta clicar aqui. Abaixo, você pode conferir as sinopses dos livros que serão apresentados:

16 de novembro de 2016

Diário de Escrita #11 | NaNoWriMo 2016 - 2ª semana de novembro

Mais uma semana se passou, e mais palavras foram (felizmente) escritas! É hora de falar um pouco mais sobre o meu progresso no NaNoWriMo, então confira abaixo o diário de escrita da segunda semana.


O projeto em que estou trabalhando atualmente se chama Interligado — saiba mais aqui. Confira também o diário de escrita da primeira semana.

14 de novembro de 2016

Resenha | Eu Vejo Kate

Título: Eu Vejo Kate
Autor: Claudia Lemes
Ano de publicação: 2015
Editora: Empíreo
Número de páginas: 392
Compre Eu vejo Kate
Sinopse: A HISTÓRIA RECOMEÇA
Há um ano, Blessfield, uma pacata cidade do interior da Flórida, enterrou 12 mulheres vítimas do violento e cruel serial killer Nathan Bardel. Ele foi julgado, condenado e morto. Mas antes que as feridas da cidade pudessem cicatrizar, um novo assassino em série surgiu. Mais violento. Mais cruel. Usando o mesmo método que seu antecessor. E ele tem uma obsessão: ela.
ALVO NA MIRA
Kate é uma escritora imersa na produção da biografia do assassino em série Nathan Bardel. Enquanto ela mergulha de cabeça na sombria vida do serial killer, ele próprio passa a acompanhá-la vivenciando as experiências conturbadas de sua biógrafa. À medida que se aprofunda nos mistérios de Bardel, Kate desperta outro assassino. Ela não sabe, mas sua vida corre perigo.
SERIAL KILLER X SERIAL KILLER
Desde que Kate decidiu escrever a história de sua vida e de seus assassinatos, Nathan Bardel percebeu que mesmo depois de morto, poderia acompanhá-la. Ele vê Kate. Ele lê Kate. Ele a decifra enquanto ela o investiga. Quando Nathan descobre que um novo assassino está imitando seu método e assassinatos, fica furioso. Aquilo tudo lhe pertencia, foi sua criança e ninguém estava a altura de copiá-lo. Agora ele tem uma nova meta: encontrar o imitador.
CAÇADOR DE MONSTROS
Um agente especial do FBI que tem a capacidade de observar a cena de um crime e definir o perfil do criminoso, Ryan é um dos melhores profilers do país. Mas toda sua experiência será colocada à prova na busca pelo serial killer que não deixa pistas. Expert em Bardel, e envolvido com Kate, o detetive com um passado sombrio se vê mais uma vez numa investigação que pode terminar de forma trágica.

11 de novembro de 2016

Um mês de microcontos!

Durante o mês de outubro aconteceu o I Prêmio Escambau de Microcontos. O desafio consistia em escrever uma história de até 300 caracteres que usasse como tema a palavra sorteada no dia. Eu entrei no desafio sem pretensões, para treinar a concisão e me divertir — e eu me diverti bastante! Agora que o desafio acabou, decidi reunir todos esses contos em um post só (e talvez eu os separe por gênero e faça e-books no Wattpad, que serão atualizados conforme eu tenha mais ideias para microcontos).


Confira abaixo os microcontos:

9 de novembro de 2016

Diário de Escrita #10 | NaNoWriMo 2016 - 1ª semana de novembro

Já estamos no nono dia de novembro — mais conhecido pelos escritores como nono dia do NaNoWriMo —, e chegou a hora de eu apresentar meu diário de escrita da primeira semana. Quem acompanha as redes sociais do SI&F deve estar mais ou menos por dentro, já que estou compartilhando meu progresso e alguns trechos na hashtag #escritadodia, mas decidi reunir o meu progresso da semana aqui.


O projeto em que estou trabalhando atualmente se chama Interligado — saiba mais aqui.

7 de novembro de 2016

Resenha | Revista Trasgo - Edição 3

Título: Revista Trasgo – Edição 3
Autores: Rodrigo van Kampen (organizador), Gael Rodrigues, Roberto de Sousa Causo, Caroline Policarpo Veloso, Claudio Parreira, Tiago Cordeiro, Liége Báccaro Toledo, Kelly Santos (ilustradora).
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 100
Sinopse: A revista Trasgo é uma revista de ficção científica e fantasia brasileira, editada trimestralmente. Nesta edição, Gael Rodrigues abre com “O Empacotador de Memórias” seguido por “Rosas Brancas” de Roberto de Sousa Causo, primeiro conto da série Shiroma, Matadora Ciborgue. Em seguida saímos da FC rumo ao onírico em “Feita de um Sonho” de Caroline Policarpo Veloso. “Invasão” de Claudio Parreira, traz um punhado de insanidade à sua leitura, seguido por “Viral” no qual Tiago Cordeiro aborda o universo zumbi com criptografia. Fechando com chave de ouro, uma noveleta de Liége Báccaro Toledo: “O Vento do Oeste” o transportará para Sawad, uma terra desértica de deuses, homens e lendas.

Hoje trago as resenhas dos seis contos de fantasia e ficção científica que compõem a terceira edição da Revista Trasgo. Nesta edição, acabei não gostando muito de dois dos contos; em compensação, gostei de todos os outros, sendo que dois deles entraram para os favoritos. Confira abaixo as resenhas:

4 de novembro de 2016

NaNoWriMo 2016 | Novo projeto: Interligado

Quem assina a newsletter do SI&F (não assinou ainda? Então clique aqui) já está sabendo que eu estou participando do NaNoWriMo desse ano. Para quem ainda não conhece, é um desafio que consiste em escrever um romance de 50 mil palavras em 30 dias — começando dia primeiro de novembro. Nesse post de 2014, falo em detalhes sobre como funciona, além de listar algumas dicas que reuni pela internet.


Alguns links interessantes:

Já participei de várias edições: em 2014, no Camp NaNoWriMo de 2015 e desse ano, e também em novembro de 2015 (mas não cheguei a fazer post sobre esse projeto aqui no blog). Por motivos diversos, desde desorganização até ter que ficar cuidando do meu gato (que ficou doente no ano passado), não venci nenhuma delas.

2 de novembro de 2016

Especial Halloween | Microcontos de terror e morte

O Halloween já foi, mas hoje, 2 de novembro, é Dia dos Mortos, então ainda estamos no clima para microcontos sobre morte e fantasmas. Por isso hoje eu trouxe 10 microcontos, alguns escritos para o I Prêmio Escambau de Microcontos, outros escritos para esse post. Aproveite a leitura!


Confira também: