9 de novembro de 2016

Diário de Escrita #10 | NaNoWriMo 2016 - 1ª semana de novembro

Já estamos no nono dia de novembro — mais conhecido pelos escritores como nono dia do NaNoWriMo —, e chegou a hora de eu apresentar meu diário de escrita da primeira semana. Quem acompanha as redes sociais do SI&F deve estar mais ou menos por dentro, já que estou compartilhando meu progresso e alguns trechos na hashtag #escritadodia, mas decidi reunir o meu progresso da semana aqui.


O projeto em que estou trabalhando atualmente se chama Interligado — saiba mais aqui.

O meu progresso


Total de capítulos escritos: 2
Total de palavras: 13357
Média de palavras por dia: 1908

Andamento do livro:

O progresso em relação à meta do NaNoWriMo (50 mil palavras):


O progresso em relação à previsão do total de palavras do livro1:



1Detalhes abaixo.

Diário de escrita - Semana 1


01/11/2016: Comecei a escrever por volta de 3h, me dediquei durante uma hora, sendo que produzi 542 palavras. A escrita não fluiu tão bem e eu não gostei de algumas frases e construções, mas estou conseguindo passar todas as ideias que eu quero, que por enquanto é o que importa.

02/11/2016: Comecei a primeira sessão de escrita às 0h30 e parei às 4h, produzindo 3334 palavras. Depois retomei às 23h e escrevi durante uma hora, somando mais 1172 palavras; então foram 4506 palavras no dia, 5086 para o livro todo. No começo de ambas as sessões a escrita demorou uns minutos para engrenar, mas depois disso gostei do que escrevi. O prólogo está saindo mais ou menos de acordo com o planejamento, exceto por um trecho que surgiu inesperadamente e do qual gostei bastante, porque ele dá um pouco de worldbuilding e ainda ajuda a mostrar quem são os personagens. Só estou com um pouco de medo de estar colocando pistas demais.

03/11/2016: Comecei a sessão de escrita às 0h30 e parei depois de mais ou menos uma hora. Me empolguei bastante durante essa última parte e gostei do que escrevi no geral, embora saiba que tenha que reestruturar algumas frases e pesquisar algumas coisas. Foram 1196 palavras, faltando 474 palavras para bater a meta do dia, mas finalizei o prólogo. Com isso, o livro ficou com 6282 palavras.

04/11/2016: Comecei a escrever meia-noite e fiquei até uma da manhã, finalmente dando início ao capítulo 1. A escrita não fluiu e não gostei muito do que escrevi, mas foram 804 palavras, totalizando 7087 palavras para o livro.

05/11/2016: Fiz uma sessão de escrita de madrugada, entre 1h e 3h. Como na madrugada do dia 4, na cama, eu reescrevi o trecho inicial do capítulo 1 (no celular mesmo), acabei não conseguindo me segurar e, em vez de continuar de onde tinha parado, terminei de reescrever o trecho de sexta-feira, depois voltei a avançar na história. Depois, no final da tarde, escrevi mais um pouco. Foram 1724 palavras (ou 920, considerando que joguei as 804 palavras do dia 4 fora). O livro conta então com 8006 palavras.

06/11/2016: Escrevi durante mais ou menos 2h de madrugada e produzi 876 palavras. Retomei a escrita no final da tarde e, entre algumas pausas, me dediquei até quase meia-noite, adicionando mais 3789 palavras ao livro. No total, foram 4665 palavras, e o livro ficou com 12671 palavras. Algumas frases saíram meio bagunçadas, alguns trechos fluíram mais que outros, mas consegui não reescrever nada, e o que importa é que todas as ideias que eu queria colocar estão lá, ainda que meio desajeitadas.

07/11/2016: Escrevi durante aproximadamente duas horas na madrugada, mas parei algumas vezes para procrastinar, então foram só 686 palavras. Mas terminei o capítulo 1, e com isso o livro ficou no total com 13357 palavras.

O gráfico do meu progresso no NaNoWriMo. Tem o dia 8 aí também (porque esqueci de tirar print no dia 7).

Como você pode ver, fiquei abaixo da média em alguns dias, mas em outros consegui escrever bastante e recompensar o atraso, sendo que bati na segunda-feira a meta de palavras do dia 8. Sei que vou ter que reescrever boa parte do livro depois, embora alguns trechos tenham ficado legais, mas estou satisfeita com o meu desempenho diário (não fiquei nenhum dia sem escrever até agora!) e com o andamento do livro: todas as ideias que queria colocar estão saindo.

A primeira versão do livro dificilmente ficará pronta no final do mês: o livro está planejado para ter 18 capítulos, e o prólogo tem 6283 palavras e o capítulo 1, 7066 — com essa média, estou prevendo umas 110 mil palavras para o livro. Então vou torcer para bater a meta do NaNoWriMo dia 30 de novembro e tentar terminar o livro até o final do ano.

Pensei em divulgar no Wattpad o prólogo e o primeiro capítulo para o pessoal degustar, mas eles precisariam de reescrita para isso, e como não é o momento, farei isso quando começar a revisão. Se está curioso(a) com o que estou escrevendo, pode acompanhar a postagem de trechos do livro procurando as hashtags #Interligado ou #DivindadeArtificial no Facebook ou no Instagram. Semana que vem vai ter mais diário de escrita!


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...