10 de outubro de 2016

Resenha | Reverso

Título: Reverso (Espelho #2)
Autor: Karen Alvares
Ano de publicação: 2016
Editora: Draco
Número de páginas: 148
Sinopse: Megan gostaria de ter deixado todos os seus medos do outro lado do espelho, presos com Megami e sua perigosa obsessão. Mas ela sabe que nada é tão fácil e, rápido demais, o espelho cobra seu preço também deste lado. Megan se vê dentro do seu maior pesadelo, um que conhece muito bem. E agora, além de lutar contra Megami, precisa fazer uma terrível escolha que definirá o seu futuro e o das pessoas ao seu redor.
Em meio a tantos segredos e dúvidas, Megan deve descobrir a verdade sobre Megami e, acima de tudo, sobre si mesma.
Reverso é a conclusão da história iniciada em Inverso, de Karen Alvares, a jornada de uma garota em busca de sua própria identidade. Para proteger quem mais ama, Megan enfrentará seus maiores temores e irá compreender seus sentimentos mais profundos. Mas será que ela é assim tão diferente da garota que a encara do outro lado do espelho?

Reverso se inicia logo após os acontecimentos de Inverso, e Megan, além de ter seus mistérios para resolver e temer o que Megami planeja, precisa enfrentar, do seu lado do espelho, as consequências de ter atravessado para o outro mundo.

Apesar de no começo a narrativa ser quebrada algumas vezes por explicações sobre a vida de Megan, como aconteceu em Inverso, já nos primeiros capítulos esse problema se desfaz, e a narrativa se torna totalmente imersiva. Os detalhes são equilibrados na medida certa, sem deixar a narrativa apressada demais e ainda mantendo o tom leve que se espera do gênero — apesar dos temas pesados que são abordados.

Eu gostei muito da trama. Os mistérios e pontas soltas são resolvidos aos poucos, às vezes gerando novas perguntas, e isso, assim como a narrativa, me manteve presa ao livro. Outra coisa de que gostei bastante é que o enredo foge totalmente dos clichês do gênero, especialmente no que diz respeito ao romance. Apesar de existir uma leve tensão entre Megan e Daniel que já tinha começado no livro anterior (inclusive até fiquei com um pouco de medo de que o relacionamento entre os dois se desenvolvesse de uma forma que me incomodasse), o romance em momento algum se tornou o foco. Além disso, ao contrário do que já vi em muitos livros (não só de YA como até de fantasia em geral), o romance não é apresentado como algo necessário para que os personagens possam ser felizes, ou como a resposta para encontrar a felicidade.

Além disso, o livro volta a tocar no assunto do câncer. Entendo pouco do assunto, para falar a verdade, mas, ao menos na minha visão leiga, o assunto foi abordado de forma crível e me passou a sensação de ter sido bem pesquisado.

Gostei da forma como foram caracterizados os personagens, especialmente (é claro), Megan. Eles são pessoas comuns e soam bastante críveis com seus desejos e preocupações, assim como suas reações a tudo o que acontece na história. Minha única ressalva é quanto aos personagens secundários e figurantes, especialmente os colegas de escola de Megan. Achei que eles foram apresentados de forma estereotipada. Megan por exemplo vê suas colegas como fúteis só porque usam maquiagem, e embora isso pareça razoável vindo da personagem (afinal, personagens podem e devem ter defeitos), em alguns pontos senti que a própria narrativa condenava essas personagens, embora eu não creia que tenha sido a intenção da autora.

O final é bem amarrado, ainda que deixe algumas coisas para a imaginação do leitor, e eu gostei do toque agridoce, do fato de nem tudo ter se resolvido facilmente, apesar do tom levemente fantasioso do enredo. A revisão, exceto por um ou outro errinho de digitação, também ficou muito boa. Em resumo, Reverso foi uma ótima continuação para Inverso, talvez ainda mais envolvente.

Avaliação:

Trama: 5
Narrativa: 4
Personagens: 4
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 4
Revisão: 4


Os livros de Karen Alvares:
Duologia do Espelho:


Antologias:

Contos:


Um comentário :

  1. Oi, Laís! :)
    Fiquei muito feliz que curtiu Reverso! Obrigada pela resenha linda! <3 Já compartilhei e divulguei nas minhas redes sociais!
    Você poderia colocar esta (e as outras resenhas lindas) dos meus livros na Amazon?! Me ajuda muito, muito mesmo!
    Beijos, lindona!
    Karen

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...