31 de outubro de 2016

Especial Halloween | Tag Dark BLU

Hoje, dia 31 de outubro, é comemorado o Halloween, ou o Dia das Bruxas. Minha ideia original era postar um conto de terror, mas, como passei metade do mês me preparando para o NaNoWriMo (em breve darei detalhes sobre o meu projeto), acabou não dando tempo (ainda que eu tenha algumas ideias na fila para desenvolver). Então hoje trago para vocês a tag Dark BLU, idealizada pelo grupo Blogueiros Literários Unidos.


E aproveite para ler o especial que fiz em 2014, em que falei resumidamente sobre como surgiu o Halloween e apresentei sete microcontos de terror. Confira também esse post do Ficções Humanas, que fala sobre a mitologia de forma bem mais detalhada.

E vamos à tag! Se quiser responder no seu blog ou canal, fique à vontade, só não esqueça de creditar o BLU - Blogueiros Literários Unidos. Abaixo, a imagem (montagem feita por Nuccia de Cicco, do As 1001 Nuccias) e as perguntas (por Camila Villalba, do The Nerd Bubble e Daniele Ferreira, do Maluca como o Chapeleiro):


  • Qual é o seu livro de terror favorito?
  • Qual é o seu ser fantástico favorito?
  • Quais são seus filmes e séries de terror/sobrenatural favorito?
  • Se você acordasse no universo do último livro de terror que leu, quão ferrado estaria?
  • Se pudesse pertencer a uma raça fantástica, qual escolheria?

Minhas respostas


Qual é o seu livro de terror favorito?

Embora a ideia do terror/horror me atraia, acabo lendo bem pouco do gênero. O motivo? O medo de me decepcionar. Se o livro foca em uma coisa que não me assusta (aranhas, por exemplo), ele precisa trabalhar bem o cenário e os personagens (eles têm que ser bons o suficiente para eu me importar e temer por eles) para produzir algum efeito em mim — e já li pelo menos vários contos que trabalham só o elemento sobrenatural e esquecem do resto, e por isso acabam não tendo o impacto que eu esperava.

Então, dentre os poucos livros do gênero que li, escolho Noites Negras de Natal e outras histórias, que é na verdade um livro de contos de Karen Alvares e Melissa de Sá. Ainda não fiz resenha, mas ela sairá em breve, e na verdade só não gostei de um dos contos, pois os outros três trabalharam bem o clima de tensão e mistério e conseguiram fazer com que eu me importasse com os personagens, além de serem bem escritos. A antologia atualmente está à venda na edição especial do Pacotão Literário e pode ser adquirida com outros e-books a partir de apenas R$1,00.

Qual é o seu ser fantástico favorito?

Fantasmas, definitivamente. Não porque eles me assustam, mas por todo o mistério normalmente envolvido em histórias de fantasmas. As casas antigas e abandonadas, as fotos misteriosas, lembranças perdidas: são premissas que me agradam muito, tanto como leitora quanto como escritora.

Quais são seus filmes e séries de terror/sobrenatural favorito?

Nunca cheguei a assistir um filme de terror inteiro e praticamente não acompanho séries, pelo mesmo motivo que citei anteriormente. Para não deixar a pergunta passar em branco, gostava muito de assistir Scooby-Doo quando era criança.

Se você acordasse no universo do último livro de terror que leu, quão ferrado estaria?

O último livro de terror que li foi Alameda dos Pesadelos. Embora tenha gostado muito do livro, achei que o elemento de terror ficou um pouco exagerado e por isso ele acabou me decepcionando (detalhes na resenha), mas se eu fosse avaliar o quanto eu estaria ferrada, seria muito. Explicar por que seria spoiler, e só quem leu vai saber do que estou falando.

Se pudesse pertencer a uma raça fantástica, qual escolheria?

Seria um fantasma. Se em minha pós-vida eu não ficar confinada em uma mansão em ruínas e puder andar livremente por aí, pode ser que seja divertido não ser vista por quase ninguém e andar por bibliotecas e livrarias lendo sem preocupação com compromissos. E, claro, pregar umas peças de vez em quando!



Infelizmente, não pude recomendar muita coisa dentro do gênero, então hoje é com você! Se conhece algum livro ou conto de terror ou horror que acredita que eu possa gostar, fique à vontade para recomendar!

Quarta-feira sai a segunda parte do especial, com alguns microcontos! Enquanto isso, se você quiser pode ler O Pedido de Ajuda, conto gratuito disponível no Wattpad.

Leia também:


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...