15 de agosto de 2016

Resenha | Inverso

Título: Inverso (Espelho #1)
Autor: Karen Alvares
Ano de publicação: 2015
Editora: Draco
Número de páginas: 136
Sinopse: E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?
Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.
Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

Megan é uma adolescente comum — exceto por ter perdido a mãe há alguns anos. E, sem a mãe, ela acredita que não poderá ser totalmente feliz, mesmo em um novo apartamento. Sem a mãe, não consegue chamar nenhum lugar de lar. Isso parece mudar, entretanto, quando ela se coloca diante do espelho do quarto de seu pai e vê a si mesma loira, como a mãe — quando na realidade seus cabelos são tingidos de preto e roxo. Mas é mais que isso. O que ela vê através do espelho é o que ela sempre quis ter: sua mãe viva. Entretanto, ela logo descobre que nem tudo são flores do outro lado, e que seu outro eu — Megami — pode metê-la em uma grande confusão.

Com essa premissa, Inverso nos presenteia com uma trama simples — mas muitíssimo interessante. Mesmo sendo um young adult (jovem adulto), o livro me prendeu e me agradou bastante. É ambientado em Santos-SP, e a ambientação foi muito bem utilizada — quem nunca visitou a cidade não se sente perdido, e também não há excesso de informações. Além disso, por ser uma ambientação brasileira, o leitor se identifica mais, e os trechos ambientados no colégio não trazem aquela hierarquia enfadonha de colégio estadunidense. O assunto de popularidade na escola é sim abordado, mas de forma natural e crível dentro de um cenário brasileiro.

Mas o livro vai bem além disso, claro. As relações entre Megan e sua família (incluindo a mãe falecida), e entre ela e Daniel, seu melhor amigo, são bem construídas. Os personagens são bem caracterizados, e a autora soube abordar muito bem o suspense e o embate entre a protagonista e seu outro eu. E o mistério envolvendo o espelho permanece por todo o livro, sempre fazendo as páginas se virarem sozinhas (li o livro todo de uma tacada só).

A narrativa é em terceira pessoa, mas a história em sua maior parte é narrada sob o ponto de vista de Megan. A escrita é boa, e foi, em parte, responsável por me manter presa à história. A única coisa que me incomodou é que no início do livro ela explica demais — conta como é a relação de Megan com a avó, que sequer aparece na história, por exemplo —, interrompendo o desenrolar da história para isso. Mas isso se desfaz depois das primeiras páginas, quando a autora sente que o leitor já está familiarizado com a dinâmica da vida de Megan.

O final trouxe um bom clímax e encerra o livro sem desvendar o principal mistério, e ainda deixando alguns outros ganchos que me fizeram desejar o volume seguinte, Reverso, imediatamente.

Avaliação:

Trama: 5
Narrativa: 4
Personagens: 5
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 4


Outros livros de Karen Alvares:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...