11 de junho de 2016

#EspalheFantasia | 5 recomendações de séries de fantasia

O #EspalheFantasia é uma iniciativa dos blogs Desbravando Livros e Me Livrando, com participação de vários outros blogs e vários escritores e leitores, e o objetivo é, claro, trazer mais leitores para a fantasia. Então hoje trago para vocês cinco recomendações de séries de fantasia, todas publicadas (ou em processo de publicação) no Brasil.


Então, se você é iniciante na fantasia, ou nunca leu nada do gênero, mas gostaria de experimentar (ou é um leitor assíduo de fantasia, por que não?), essas recomendações são para você. São cinco sagas de fantasia (não necessariamente minhas favoritas, e também não estão listadas em ordem de preferência), quatro delas escritas por brasileiros, sendo que todas me agradaram bastante. Confiram:


Nobres Vigaristas



O primeiro livro de Nobres VigaristasAs Mentiras de Locke Lamora — me pegou totalmente de surpresa. Eu já esperava que fosse bom (recebi recomendações no Livros de Fantasia e Aventura, como sempre), mas não que fosse me tragar totalmente, me fazendo esquecer completamente de que estava lendo — o que é um ótimo sinal.

Nobres Vigaristas inclusive se tornou uma das minhas séries favoritas. Tem ótimos personagens (muito bem construídos, e durante a leitura eu me senti como se eles fossem melhores amigos), um universo interessante, que é expandido a cada volume (e de forma bastante coerente) e tramas daquelas que trazem ao leitor aquele suspiro de surpresa. E Scott Lynch não dá soluções fáceis aos conflitos: eles exigem o possível e o impossível dos personagens para serem resolvidos.

A SÉRIE


É composta de 7 volumes, dos quais 3 já foram publicados (aqui no Brasil e lá fora), e o quarto volume aparentemente será publicado ainda esse ano. as tramas de cada volume a princípio são independentes, não estando totalmente ligadas aos acontecimentos dos volumes anteriores, mas, além dos personagens, há alguns pequenos detalhes que são retomados a cada livro (e o terceiro volume traz uma bela de uma surpresa), sugerindo que são apenas acontecimentos menores dentro de uma trama muito maior, então vale a pena ler os volumes na ordem.

Sinopse do primeiro volume


O Espinho é uma figura lendária: um espadachim imbatível, um especialista em roubos vultosos, um fantasma que atravessa paredes. Metade da excêntrica cidade de Camorr acredita que ele seja um defensor dos pobres, enquanto o restante o considera apenas uma invencionice ridícula.
Franzino, azarado no amor e sem nenhuma habilidade com a espada, Locke Lamora é o homem por trás do fabuloso Espinho, cujas façanhas alcançaram uma fama indesejada. Ele de fato rouba dos ricos (de quem mais valeria a pena roubar?), mas os pobres não veem nem a cor do dinheiro conquistado com os golpes, que vai todo para os bolsos de Locke e de seus comparsas: os Nobres Vigaristas.
O único lar do astuto grupo é o submundo da antiquíssima Camorr, que começa a ser assolado por um misterioso assassino com poder de superar até mesmo o Espinho. Matando líderes de gangues, ele instaura uma guerra clandestina e ameaça mergulhar a cidade em um banho de sangue. Preso em uma armadilha sinistra, Locke e seus amigos terão sua lealdade e inteligência testadas ao máximo e precisarão lutar para sobreviver.

Resenhas já publicadas no blog:



Crônicas de Táiran



Essa série de Thais Lopes mistura fantasia e ficção científica, sendo que é ambientada no espaço e trata de um conflito entre diversos povos de planetas distintos. A parte da fantasia está no fato de esses povos possuírem diferentes poderes, de forma que são treinados para usá-los na guerra.

Li apenas o primeiro volume, Sentinela, mas não o resenhei no blog ainda. Entretanto, posso adiantar que é mais do que recomendado. Tem bons personagens, boa escrita e explora bem os poderes dos povos (especialmente o da protagonista, que tem uma limitação bem interessante) e a ambientação. E posso afirmar que a execução amadureceu bastante desde O Ciclo da Morte, que, acredito, foi o primeiro livro publicado de Thais Lopes (também não resenhei por aqui, embora já tenha lido há algum tempo).

A SÉRIE


Crônicas de Táiran é composta por quatro volumes, dos quais três já foram publicados (o terceiro está em pré-venda na Amazon). No próprio site da autora vocês podem conferir mais detalhes sobre a série e adquirir os livros físicos.

Compre os e-books:


Sinopse do primeiro volume


Desde sua criação, ninguém atravessara os portões do Reino C'erit. Ninguém sabia o que acontecia por trás deles, ou qual havia sido o destino das pessoas que, tempos atrás, haviam se isolado ali para construir um novo lar. Por isto, até mesmo os Guardiões se surpreendem com a chegada de uma mensagem.
Quando a Arqui-Guardiã Aíla é enviada em resposta ao chamado, ela não faz ideia do que vai encontrar. Mas nem mesmo uma vida inteira na cidade-fortaleza dos Guardiões poderia prepará-la para o que precisará enfrentar: traição, uma nova ameaça à Ordem, e um homem capaz de abalá-la.

Confiram aqui a resenha de Tempestade, uma novela que mistura criaturas sobrenaturais a um mundo pós-apocalíptico.


Filhos da Lua



Filhos da Lua é uma série de fantasia urbana escrita pela Marcella Rossetti. É ambientada em Santos, e constrói um universo oculto que é muitíssimo interessante e bem elaborado. O primeiro volume, O Legado, lembra um pouco Harry Potter, mas não de um jeito ruim ou que implique em falta de originalidade (e, se você gostou de Harry Potter, é bem provável que vá gostar também de Filhos da Lua). Com bons personagens, boa escrita e uma forma criativa e muito interessante de retratar os lobisomens, foi uma excelente estreia (e a autora está de parabéns pela coragem de iniciar com um livro de mais de 500 páginas).

A SÉRIE


Apenas o primeiro volume foi publicado, mas o próximo está previsto para o segundo semestre de 2016, e recentemente a autora escreveu um conto ambientado no universo, Noite Eterna (ele é gratuito, e você pode ter acesso a ele assinando a newsletter do site). No Facebook da série, vocês podem conferir as notícias. O e-book pode ser adquirido na Amazon.

Sinopse do primeiro volume


Você consegue imaginar que a vida que te ensinaram a viver pode não ser aquela para a qual nasceu? Que tudo o que acredita pode não ser inteiramente verdade? E que existem criaturas conhecidas como trocadores de pele vivendo entre nós?
Em Filhos da Lua: o Legado, você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário inicial a cidade de Santos, em São Paulo. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.


Brasiliana Steampunk



O primeiro volume da série, A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, foi ganhador do Prêmio Fantasy. Isso me deixou com expectativas altas em relação ao livro, mas todas elas foram atendidas, como vocês podem verificar na resenha.

A história é ambientada em Porto Alegre, em 1911, porém o cenário é retrofuturista. A história é contada de forma totalmente diferente — com trechos de cartas, diários e gravações de conversas de personagens; é como se você tivesse pegado o arquivo de uma investigação criminal. A trama é muito boa e envolve crimes, sociedades secretas (já falei que amo histórias sobre sociedades secretas?), segredos, um pouquinho de fantasia e, também, um pouco das mazelas sociais.

A SÉRIE


Além do primeiro volume, também há alguns contos extras, que estão (ou vão ser) publicados na Amazon, além de alguns que estão disponíveis gratuitamente. Vocês podem conferir novidades e conteúdos extras no site e na página da série no Facebook.

Sinopse do primeiro volume


Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção - Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.

Resenha:



Alvores



Alvores é um universo criado por Lauro Kociuba, sobre o qual já falei diversas vezes por aqui. É um universo bastante extenso, que se utiliza de diversos personagens, seres fantásticos (como elfos e anões), épocas e ambientações. Os livros são publicados de forma independente, sendo que o primeiro volume, A Liga dos Artesãos, é uma fantasia urbana ambientada em Curitiba — e mistura elfos e anões a uma ambientação urbana moderna de forma bastante interessante e coerente.

A SÉRIE


A série é composta de diversos arcos independentes, sendo que os principais são os de Tales (A Liga dos Artesãos) e o de Haakon (Estações de Caça), cujas continuações aguardo ansiosamente. Além disso, há outros dois e-books ligados a esse universo: Irmãos, um conto bem curtinho, mas muito marcante, e Promessas Antigas, um conto um pouco maior que é um crossover de Alvores com A Galeria Creta.

Mas hoje eu gostaria de destacar Estações de Caça, que ganhará sua segunda edição, ampliada e com lindíssimas ilustrações de Kaori Bruna. Para que isso aconteça, basta que você contribua com o projeto no Catarse. Há várias opções de valores para contribuir, com excelentes recompensas, e você pode pagar com cartão de crédito ou boleto bancário.


Sinopse de A Liga dos Artesãos


Elfos, anões, orcs, trolls, dragões, wargs E se eles existiram de verdade? E se tudo começou a desaparecer quando a Era dos Homens teve início? E se, ainda hoje, houver remanescentes desses seres entre nós?
Alvores é uma história de realidade alternativa, inspirada principalmente em leituras de Neil Gaiman e suas conexões de fantasia e o mundo real, pelo autor. Imagine o nosso mundo atual, mesclando com ficção fantástica, onde existem cidades subterrâneas sob as capitais brasileiras mais precisamente Curitiba (PR); elfos que vivem ocultos entre os homens; descendentes de raças lutando entre si e criaturas fantásticas surgindo e desaparecendo em meio a pontos turísticos.
Todo esse universo é chamado de Alvores, os seres que surgiram na alvorada do mundo.
Acompanhe Tales, um filho de encantados, desvendando uma história envolta a uma trama secular: a luta pela sobrevivência de uma raça. Entre batalhas dos descendentes de alvores, a descoberta de existência de uma cidade inteira sob seus pés e a verdade por trás de vários fatos. O leitor irá, junto com o protagonista, conhecer máquinas de guerra incríveis, personagens com habilidades curiosas, tramas e mistérios ocorrendo nas praças, terminais ou mesmo nas ruas onde passamos diariamente. De modo gradativo e embasado, se estreita a fronteira entre a realidade e a fantasia no livro.
Veja o mundo com outros olhos!

Resenhas:


***


E, com isso, temos 5 recomendações de séries de fantasia — o suficiente para vocês se manterem ocupados e se divertirem por um bom tempo. Além disso, gostaria de frisar que avaliar suas leituras é muito importante, especialmente para os escritores nacionais. Dessa forma, quando concluir uma leitura, procure deixar uma resenha ou uma avaliação na internet. Não precisa ser nada muito elaborado (um parágrafo já é capaz de deixar um autor feliz), mas o importante é que seja sincera e destaque os principais pontos positivos e negativos (as críticas são muito importantes para os autores). Se você não tem um blog, você pode deixar sua resenha ou avaliação no Skoob, no Goodreads, nas redes sociais ou até mesmo na Amazon. Você pode também conversar diretamente com os autores (uma das vantagens de ler autores nacionais é esta: eles são disponíveis!)

Outra forma de ajudá-los é compartilhando este post, conferindo as recomendações dos demais participantes do projeto e também (por que não?) contribuindo com suas próprias recomendações. Você pode ficar pobre conferir as recomendações dos demais procurando pelas hashtags #EspalheFantasia no Facebook ou no Twitter.

15 comentários :

  1. Esse filhos da lua... tem lobisomens? :3

    ResponderExcluir
  2. Boas indicações, especialmente a série do Lauro!

    ResponderExcluir
  3. Li só Nobres Vigaristas e Alvores, e comecei a ler Brasiliana Steampunk, mas tenho de terminar. Os outros estão na lista infinita que meu bolso não me deixa comprar kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. Só li Alvores e Nobres Vigaristas e comecei Brasiliana Steampunk. Os outros... Queria tanto que amazon contribuísse adcionando formas de pagamento e que meu bolso também contribuísse ç.ç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também me sinto muito prejudicada por não ter cartão de crédito, porque enquanto muitos livros podem ser encontrados no Submarino, por exemplo, alguns só estão disponíveis na Amazon. Mas quem sabe um dia?

      Excluir
  5. Li As Mentiras de Locke Lamora por esses dias e tb me arrebatou! Achei incrível a mistura de uma versão da República de Veneza com o mundo da máfia, tudo pontuado por uma humor bem cínico e personagens bem carismáticos. É excelente!

    A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison é um que fiquei curioso agora, entrou na lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Nobres Vigaristas" é excelente mesmo! Quanto a "Lição de Anatomia", vou até soar repetitiva, já que recomendei no post, mas leia o quanto antes!

      Excluir
  6. Merece um prêmio só por ter citado o grande Lauro Kociuba.

    Desses tenho o Enéias na estante. Até comecei a ler, mas não tava na vibe de steampunk naquele momento, e acabei lendo algo de fantasia épica (como em 99% do tempo...hehehe)

    http://intocados.com/

    ResponderExcluir
  7. Fico feliz de ver nosso querido Lauro Kociuba em uma lista de melhores séries de fantasia. Achei muito criativa a maneira como ele deu personalidade para o seu livro. Ele reinterpretou muitos estilos de personagens típicos de Tolkien e os inseriu em um cenário curitibano. E Estações de Caça então nem se fala.

    ResponderExcluir
  8. Oi oi,

    adorei o post! Não leio muita fantasia, mas queria começar, por isso amei as indicações! Fiquei especialmente curiosa por A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison!

    Beijos!
    Visite o Mademoiselle Loves Books
    http://www.mademoisellelovesbooks.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Luiza! Que bom que meu post a deixou interessada em experimentar a fantasia!
      Abraços!

      Excluir
  9. Desses eu estou doido para começar a ler Os Nobres Vigaristas, preciso me programar para essa série. As Cronicas de Tairan eu achei bem interessante esse lance de misturar fantasia com ficção científica. Parabéns pelo enfoque na literatura brasileira, bem que eu gostaria de ter essa carga... Vou ver se consigo ler mais literatura brasileira assim que esse ano de pré-vestibular acabar, haha :D

    ResponderExcluir
  10. Já tinha ouvido boas críticas à A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison, mas peraí, em Porto Alegre? Preciso demais desse livro então. Vai se passar aqui no pátio de casa! Hahaha
    To devendo nacionais mesmo, acho que aos poucos vou incluindo-os na minha lista de leituras. Adorei as dicas, talvez comece por elas ^^

    ResponderExcluir
  11. Oii, Lais! Adorei o seu post. Recomendações lindas. Sou louca para ler algo da Thais e A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison está na minha lista há eras. Nobres Vigaristas, pretendo concluir a leitura assim que possível.

    Beijos, Celly - Me Livrando.

    ResponderExcluir
  12. Nobres Vigaristas é bom demais, me mijava dando risada com as aventuras do grupo.

    E Alvores na veia também, já apoiei lá no Catarse e tô torcendo pro projeto ser financiado. o/

    desbravandolivros.blogspot.com.br/2016/06/campanha-espalhefantasia.html

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...