24 de maio de 2016

Resenha | A Última Chave

Título: A Última Chave: Realidade em um Mundo Paralelo
Autor: Camila M. Guerra
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 174
Sinopse: Sofia mantém sua vida nas rédeas e está muito feliz sozinha. Até o dia em que encontra um livro intrigante que muda completamente a sua vida, envolvendo-a em uma série de sonhos estranhos.
Sem querer, ela passa a viver experiências muito intensas fora do corpo. Essas experiências trazem para sua vida um tufão, que bagunça seu auto-controle e, de quebra, traz-lhe uma indesejada e arrebatadora paixão e uma batalha incansável contra um inimigo feroz.
Sonho ou realidade?
A realidade nos sonhos pode ser implacável e verdadeira…

Sofia é aparentemente uma pessoa comum: faz faculdade, estágio, levanta cedo todos os dias. Entretanto, ela tem sonhos lúcidos e, como é uma jovem curiosa, logo encontra um livro sobre o assunto e se vê mergulhada na leitura. Com isso, acaba tendo sua atenção chamada por um panfleto que anuncia um curso de projeção astral e, curiosa, decide fazê-lo. Já na primeira aula, descobre que tem facilidade para realizar a projeção astral, além de sentir atração pelo professor do curso, Marcus.

A Última Chave é um livro bem curto e envolvente, que li inteiramente em algumas horas. Os temas abordados são muito interessantes: sonhos lúcidos e projeção astral, e a autora soube trabalhar muito bem esses elementos ao longo da trama. Trama essa que é cheia de mistérios e foi bem estruturada (ainda que algumas revelações tenham sido um tanto óbvias), sendo a responsável por me manter presa ao livro até o final.

A escrita é boa, sem problemas de revisão, e envolvente, embora eu tenha sentido falta de um maior detalhamento. Em alguns trechos, ela foi apressada demais, o que acabou me tirando um pouco da história. Também foi fraca na construção de cenário: eu conseguia imaginar o local descrito, mas não conseguia senti-lo, não conseguia saber qual era a sensação de estar nele. Por causa disso, algumas cenas não passaram toda a tensão desejada, o que, consequentemente, não me fez temer pelos personagens. Usa terceira pessoa onisciente, se passando em grande parte na mente de Sofia, mas também visitando os pontos de vista de outros personagens (o que, considerando o final, talvez não tenha sido a melhor escolha).

E os personagens são outro ponto que merecia mais atenção: precisavam de uma caracterização melhor. Sofia, sendo a protagonista, foi a que teve a melhor caracterização, entretanto, senti falta de uma motivação mais forte: ela se arrisca para ajudar com o objetivo de outros (pessoas que conhece há muito pouco tempo) e mergulha fundo na jornada, o que para mim soou um pouco forçado (algo que não teria acontecido se, no início do livro, a autora tivesse focado em mostrar um pouco mais quem era a personagem). Além disso, sua relação com Marcus também merecia um melhor desenvolvimento: tudo acontece de forma muito repentina (o famoso amor à primeira vista).

O final não é do tipo que surpreende, mas fechou todas as pontas soltas e solucionou todos os mistérios. Mas a revelação que foi feita no último capítulo me decepcionou um pouco. Não que eu veja como um erro concluir o livro dessa forma, só não é o tipo de revelação que me agrada (não tenho como falar muito mais sem revelar spoilers).

Em resumo, A Última Chave é um livro com uma boa trama e que aborda assuntos interessantíssimos, e me agradou muito apesar dos pontos negativos destacados.

Avaliação:

Trama: 4
Narrativa: 3
Personagens: 3
Caracterização: 3
Coerência: 4
Criatividade: 4
Revisão: 5


Camila Guerra é escritora parceira do blog. Para saber mais sobre ela e suas publicações, clique aqui. Confira também a resenha de O Filtro dos Sonhos.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...