2 de março de 2016

Resenha | Tempestade

Título: Tempestade
Autor: Thais Lopes
Ano de publicação: 2015
Editora: Senhor da Lenda
Número de páginas: 26
Sinopse: Já faz tempo demais desde a última chuva. Tempo demais desde que o rio secou. Novos Anjos está condenada – uma cidade livre no meio do que se tornou um deserto, eles não têm a menor chance de sobreviver.
A última esperança da cidade é Alanna, a bibliotecária humana que passa seus dias entre livros antigos em busca de uma solução... Um milagre, na verdade. Mas essa solução pode estar mais próxima do que ela imagina – e pode ser algo que ela não está pronta para encarar.

Tempestade é um conto pós-apocalíptico, ambientado em Novos Anjos uma cidade dominada por vampiros e que sofre com a escassez de água. Nesta cidade vive Alanna, uma bibliotecária humana que aproveita seu fácil acesso aos livros para pesquisar um meio de resolver o problema com a água. Em meio à narrativa, se intercalam alguns flashbacks contando a vida da protagonista antes de ela chegar à cidade, importantes para o desenvolvimento da personagem e a compreensão do conto como um todo.

O conto começou com um prólogo que me desanimou um pouco: alguns parágrafos contando como o mundo chegou a essa situação e as criaturas sobrenaturais — vampiros, bruxos, feiticeiros, metamorfos — se revelaram para o mundo. Mas a partir do primeiro capítulo a narrativa se torna satisfatória, mostrando ao leitor os acontecimentos, a cidade, fazendo-o sentir a garganta seca pela falta de água. Afora algumas vírgulas fora de lugar, a revisão está muito boa.

A trama é simples, mas foi bem desenvolvida e os flashbacks bem utilizados, dando as pistas aos poucos conforme Alanna avança em suas pesquisas no presente. Os personagens são bons, bem explorados dentro das possibilidades da extensão do conto. Alanna, especialmente, foi muito bem construída, mas também temos Edom, que tem sua importância na história e também foi bem trabalhado.

O final não é do tipo que faz você pensar “como eu não percebi isso?”, mas, ao mesmo tempo, não decepciona: fecha a história de maneira satisfatória, sem deixar pontas soltas. No geral, Tempestade me agradou bastante: com boa narrativa e revisão, conciso mas sem se tornar apressado.

Avaliação:

Trama: 5
Narrativa: 4
Personagens: 5
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 4
Revisão: 4

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...