30 de novembro de 2015

[Resenha] A Ilha dos Dissidentes

Título: A Ilha dos Dissidentes (Trilogia Anômalos #1)
Autor: Bárbara Morais
Ano de publicação: 2013
Editora: Gutenberg
Número de páginas: 304
Sinopse: SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

23 de novembro de 2015

[Resenha] O Reino Mágico de Mystic

Título: O Reino Mágico de Mystic
Autor: Raquel Alves
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 67
Sinopse: Num antigo reino mágico, uma batalha pelo poder põe fim à vida de duas irmãs: Zilmec e Bruxelis Kim. Para proteger o reino das loucuras e ganâncias de sua irmã Bruxelis, Zilmec se sacrifica, aprisionando o espírito da irmã em uma pedra mágica.
Os anos passam e Mystic goza de profunda paz. Bela e Pahares são eleitos os novos monarcas daquele reino e estão felizes com o nascimento da futura princesa, sua filha Saíres. Porém, Kayska, irmã de Bela, nutre uma profunda raiva e inveja pela irmã, e movida por tais sentimentos liberta o espírito da antiga bruxa e cede seu corpo de tabernáculo para os planos terríveis de Bruxelis.O universo mágico se encontra ameaçado, os reinos escravizados e a única esperança é a princesa Saíres, que fora transportada para o planeta Terra, para ficar a salvo das maldades de Bruxelis. Juntamente com seus amigos, Makato, Aiada, Hélis, o mascote mágico chamado Kiminjo e sua mentora Luci, embarcarão em aventuras e descobertas.A última guerra pelo poder está próxima. Que o amor vença no final de tudo!

16 de novembro de 2015

Resenha | O Príncipe de Westeros e Outras Histórias

Título: O Príncipe de Westeros e Outras Histórias
Organizadores: George R. R. Martin e Gardner Dozois
Autores: Neil Gaiman, David W. Ball, Gillian Flynn, Paul Cornell, Scott Lynch, Phyllis Eisenstein, Joe R. Lansdale, Patrick Rothfuss, Connie Willis, George R. R. Matin.
Ano de publicação: 2015
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 480
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse: Com histórias de Joe Abercrombie, Gillian Flynn, Matthew Hughes, Joe R. Lansdale, Michael Swanwick, David Ball, Carrie Vaughn, Scott Lynch, Bradley Denton, Cherie Priest, Daniel Abraham, Paul Cornell, Steven Saylor, Garth Nix, Walter Jon Williams, Phyllis Eisenstein, Lisa Tuttle, Neil Gaiman, Connie Willis, Patrick Rothfuss e George R.R. Martin o livro traz contos que não são preto e nem branco, contos com todos os tons de cinza. 21 histórias com reviravoltas astutas e deslumbrantes nessa galeria de histórias de vilões que vão saquear seu coração e ainda deixá-lo mais rico a cada história.

O livro O Príncipe de Westeros e Outras Histórias possui 10 contos de autores diversos e, apesar de levar o nome do conto de George R. R. Martin e a capa remeter à fantasia, de gêneros diversos. Porém, todos têm um tema em comum: personagens de caráter dúbio, ou os personagens cinza, tão populares ultimamente (e também não nego que eles são interessantes). Os dez contos pertencem originalmente à antologia Rogues, que foi publicada no exterior em 2014 e possui 21 contos (aqui a editora Saída de Emergência resolveu dividi-lo em dois volumes, e em 2016 a edição brasileira foi republicada pela Arqueiro, com os mesmos contos).

Confesso que comprei o livro principalmente por causa dos contos do Scott Lynch e do Patrick Rothfuss (que não me decepcionaram!), mas também gostei de conhecer outros autores, apesar de não ter gostado de um conto ou outro (o que é esperado em uma antologia).

Abaixo falarei um pouco sobre cada um dos dez contos:

9 de novembro de 2015

Resenha | Tykhe

Título: Tykhe (Trilogia Tykhe #1)
Autora: Thais Rocha
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 180
Compre na Amazon
Sinopse: Diana esteve sozinha toda sua vida. Ela não era uma criatura sobrenatural comum, mas sim uma híbrida de duas espécies que sempre estiveram em guerra, e por isso o local onde passou sua infância foi cercado e seus pais assassinados. O que aconteceria caso encontrasse um local seguro para ficar? E se as pessoas que encontrassem lá fossem, na verdade, mais importantes em sua história do que estava disposta a admitir? Diana logo descobriria que sua vida não era exatamente como sempre supusera que fosse.

Duas coisas me deixaram com o pé atrás em relação a esse livro. Em primeiro lugar, as poucas páginas me fizeram esperar uma narrativa apressada, que mais conta do que mostra. Em segundo, eu temia que a trama fosse esquecida em favor de uma história de amor, como geralmente acontece em livros rotulados como fantasia urbana. Para a minha felicidade, porém, nenhuma das duas coisas aconteceu.

A trama é interessante e ao mesmo tempo concisa: gira em torno do mistério em relação ao passado de Diana, aparentemente uma garota órfã que, perseguida constantemente, chega a um colégio protegido magicamente no interior do Brasil, esperando ter ao menos alguns meses de paz. Ali não esperava se apegar a ninguém, porém, quatro jovens lobisomens se aproximam dela, e sua relação com a alcateia é desenvolvida (e desvendada) ao longo do livro. Entretanto, a paz dura pouco, e ataques constantes ao colégio indicam que Diana foi encontrada. Os mistérios são desfeitos conforme a situação se aperta e Diana aprende, aos poucos, a se apegar aos lobos. Ao final, o enredo se revela como uma introdução ao que está por vir, ao mesmo tempo em que fecha o principal conflito deste livro.

5 de novembro de 2015

Mudanças para 2016

Quem acompanha o blog deve ter percebido que ele ficou um tempo sem atualizações. Como sempre, isso aconteceu devido a diversos problemas, muitos dos quais envolviam falta de tempo (como sempre, os problemas parecem aparecer todos ao mesmo tempo, e aparentemente os professores sempre marcam provas nos momentos mais inconvenientes).

Isso atrasou diversos dos meus projetos de escrita, incluindo a antologia que organizei recentemente (espero que em breve eu possa ter novidades sobre ela) e, obviamente, me impediu de produzir para o blog.

Outro problema foi que, com a quantidade de parcerias sendo solicitadas, acabei com um grande volume de postagens para preparar, e tive de parar um pouco para organizar as coisas (inclusive estou devendo algumas resenhas). Por isso, neste post vim anunciar algumas das mudanças, que vão valer a partir de 2016.


A primeira delas é que as parcerias com escritores permanecerão fechadas até março de 2016. Tenho 2 resenhas prontas para postar e mais 3 livros ainda não lidos (mas espero poder entregar todas as três resenhas até o final dezembro). Além disso, haverá mudanças no volume de parcerias que aceitarei a cada mês, e também passarei a ler uma amostra do livro antes de aceitá-lo para fazer a resenha (vocês podem saber mais sobre as novas regras aqui).

A outra mudança é que não vou fazer mais do que três posts por semana, por isso dificilmente alguma coluna aqui do blog será semanal (na verdade, creio que a maioria delas será mensal). A única coluna que permanecerá semanal é a de resenhas, que serão postadas às segundas, intercalando uma de parceria com uma de outro livro.

Outra coluna que foi reformulada foi a Livros Nacionais & Independentes. A partir de agora, os autores interessados em divulgar seus livros nela deverão preencher o formulário disponível na página após enviar e-mail ao blog solicitando a divulgação. Isso serve tanto para agilizar a escrita do post quanto para controlar as informações dadas pelo autor. Muitos deles estavam passando apenas as informações básicas, como sinopse e ficha técnica, o que tornou as postagens da coluna pouco interessantes.

Além disso, para escritores interessados em leitura crítica, fiz algumas atualizações na página com base nas dúvidas que recebi nos últimos meses, além de ter mudado para um sistema de pagamento que espero ser mais justo.

Neste mês de novembro, como vocês sabem, acontece o NaNoWriMo e eu vou, mais uma vez, participar (em breve falarei do meu projeto). Por isso o blog será atualizado apenas com algumas resenhas que já estão prontas e com o diário de escrita, que espero poder atualizar semanalmente.

Enfim, espero retornar em dezembro com o ritmo normal de postagens (e que isso inclua uma postagem em que eu anuncio ter me saído bem sucedida no NaNoWriMo). Enquanto isso, desejo a vocês boas leituras (e boa escrita para quem também está participando do NaNoWriMo).