31 de agosto de 2015

[Resenha] Perigos Continentais

Título: Perigos Continentais (O Reino de Vários Nomes #1)
Autor: WanGo's Lain
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 330
Sinopse: A primeira coisa é que você não pode censurá-lo. Ollyver tem mais de treze anos e menos de quinze. Está sentado e lendo. Ao seu redor a névoa lhe sussurra as palavras de fantasmas esquecidos, dançando entre as árvores como fumaça branca-cinza-alaranjada saindo de uma chaminé inexistente. A Sombra do Fogo lhe observa. O livro que tem em mãos descreve, através de palavras conhecidas, um mundo cercado por terras escuras e vastas florestas; grandes desertos e mares fumegantes; criaturas semi-imaginadas que vagam por uma terra ignorada e morta... Homens que lutam uns contra os outros, decepando membros e cantando canções. Assim é o Reino de Vários Nomes. E assim são todas as verdades que ele conhece. Todas as verdades que o assustam... Tudo que por ele é esperado. Ele carregará tudo consigo. Não o peso do mundo, pois não há profecias lhe esperando. Não há vontade de fazer tal sacrifício... Ele carregará somente verdades. Isso é tudo. A Sombra do Fogo lhe observa. Seus olhos são mortos e cheios de sombras dançantes... Abominável. Abençoada... Desgraçada! Sorridente.

29 de agosto de 2015

[Resenha] Estações de Caça

Título: Estações de Caça (Haakon #1, Alvores)
Autor: Lauro Kociuba
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 95
Sinopse: Quatro experiências. Quatro episódios. Quatro estações.
“Estações de Caça” conta a história de Haakon, um menino de linhagem nórdica no antigo Reino Unido do século X, em quatro fases distintas de sua infância. Ambientada no universo Alvor, com toques e requintes das mitologias nórdica e celta, o autor traz nesta novela uma nova experiência narrativa, diversificada em seus quatro episódios distintos.

24 de agosto de 2015

[Resenha] Mestre

Título: Mestre (A Saga do Mago #2)
Autor: Raymond E. Feist
Ano de publicação: 2014
Editora: Saída de Emergência
Número de páginas: 432
Sinopse: Passaram-se três anos desde o terrível cerco a Crydee. Os três rapazes que eram os melhores amigos do mundo encontram-se agora a quilômetros de distância. Pug, um escravo dos Tsurani, está prestes a se tornar um dos maiores magos que já existiram. Tomas, um grande guerreiro entre os elfos, arrisca-se a perder sua humanidade para a armadura encantada que veste. Arutha, príncipe de Crydee, luta desesperadamente contra invasores e traidores para salvar seu reino.Mago Mestre é recheado de aventura, emoção e ameaças tão antigas quanto o próprio tempo. Com o segundo volume de A Saga do Mago, Raymond E. Feist volta a provar que é um dos maiores nomes da literatura fantástica na atualidade.

20 de agosto de 2015

Escritor parceiro: Gabriel Cianeto

Anuncio hoje mais uma parceria do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia, com o escritor Gabriel Cianeto. Abaixo vocês poderão conhecer o autor e seu livro, Imaginário.


Gabriel Cianeto nasceu em Osório e cresceu praticamente na beira da praia. Atualmente, mora em Porto Alegre, onde escreve novas histórias. Também gosta de criar receitas de bombons e de trufas e estuda piano, além de adorar receber visitas da família e dos amigos.

Título: Imaginário
Ilustrações: Guilhermo Gil
Editora: Vivilendo
Ano de publicação: 2013
Número de páginas: 231
Adicione: Skoob
Sinopse: Após ocorrerem sumiços de pessoas em seu vilarejo, Watermade, Whisper’eath, Aradia e outras pessoas dotadas de poderes especiais começam uma jornada para descobrir qual é a fonte de tais acontecimentos e assim resgatar os desaparecidos. O que surgirá no caminho deles, no entanto, irá além do inesperado e colocará suas habilidades à prova.

Confira também mais informações sobre o livro:

Sumiços começam a ocorrer em um vilarejo medieval. Animais, árvores, pessoas e até nuvens desaparecem sem deixar rastros. Watermade pressente uma força ao norte como a causadora desses distúrbios e, junto de Whisper‘eath, Aradia e outros jovens dotados de poderes especiais, embarca numa jornada para restabelecer a paz no vilarejo e salvar os desaparecidos.
Em sua longa caminhada, os motivos egoístas pelos quais cada um entrou nessa missão começam a aparecer. As diferenças entre Watermade, que manipula a água, Aradia, que controla os animais, o obscuro Whisper‘eath e os demais não deixam de provocar discussões e rompimentos no grupo à medida em que cada um deles é posto cara a cara com seus piores medos.
Uma jornada repleta de ambientes insólitos que colocam os heróis em batalhas sangrentas e psicológicas rumo ao desconhecido.

“As nuvens se foram e ele pôde ver novamente as estrelas. Ele estava observando uma constelação que ele mesmo imaginara quando era criança. Fazia tempo que não olhava para ela e, agora, ela trazia lembranças. Até que, então, uma estrela se apagou.”


Saiba mais sobre o livro em sua página do Facebook. Quem tiver se interessado pode adquirir o livro aqui.

19 de agosto de 2015

Maratona literária #celebreoqueénosso: meta de leitura

O blog Me Livrando vive organizando maratonas literárias, porém, nesta quinta edição, que terá lugar nos dias 22 e 23 de agosto, as regras serão diferentes: apenas livros de autores nacionais são permitidos. Serão 48h de leituras, e para participar basta escolher um ou mais livros de autores brasileiros e participar dos pequenos desafios que serão postados no grupo Maratona Literária – Me Livrando. Quem participar desses desafios poderá concorrer aos sorteios de diversos livros de autores nacionais.


Bem, serão 48h onde tentarei ler o máximo possível, então, em minha meta, coloquei dois livros, um de 400 páginas e um de 200; a meta parece plausível, mas veremos como me sairei na maratona. Conheçam os livros que pretendo ler:

18 de agosto de 2015

Resenhando contos #4 | Destroços do Passado e Quatro Heróis e um Bardo

O autor Rodrigo Assis Mesquita, assim como muitos outros, está participando do concurso Brasil em Prosa, e cedeu dois de seus e-books para serem divulgados e resenhados aqui no blog. Confiram abaixo as resenhas e os links para compra:

Título: Destroços do Passado
Número de páginas: 8
Sinopse: No ano de 1969, Ana visita o apartamento de Eusébio pela última vez e se lembra daquele dia longínquo, em 1932, em que decidiram fazer uma expedição em busca do tesouro perdido do "Príncipe das Astúrias", transatlântico que afundara em circunstâncias misteriosas no litoral de São Paulo.

O conto é interessante e bem escrito e já me prendeu desde o início, sem nenhum problema na revisão. Contudo, o autor se estendeu muito na introdução, deixando muito pouco espaço para trabalhar o mistério do tesouro perdido, e o final em aberto, em vez de deixar no leitor aquele gostinho de “quero mais”, passou a sensação de inacabado.

★ ★ ★ ☆ ☆



Título: Quatro Heróis e um Bardo Contra a Realidade Medieval
Número de páginas: 6
Sinopse: O que têm em comum um cavaleiro, um bárbaro, um mago, uma valquíria e um bardo? Acompanhe Derick, Roderick, Broderick, Brigitte e Macedo tentando começar uma típica aventura de resgate da Princesa, regada, se possível, a cerveja, não hidromel.

Também bem escrito e sem problemas na revisão, esse conto foi mais interessante que o outro. Aqui, mais uma vez, a introdução tomou algumas linhas a mais do que deveria, entretanto, o autor nos apresentou um mundo interessante com bons personagens, ainda que estes tenham sido apresentados apenas brevemente. O final foi muito interessante e, apesar de um tanto apressado, satisfatório.

★ ★ ★ ★ ☆

Confira também:


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

17 de agosto de 2015

[Resenha] República de Ladrões

Título: República de Ladrões (Nobres Vigaristas #3)
Autor: Scott Lynch
Ano de publicação: 2015
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 544
Sinopse: Envenenado e à beira da morte, Locke Lamora segue para o norte com seu parceiro, Jean Tannen, em busca de refúgio e de um alquimista para curá-lo. Porém, a verdade é que ninguém pode salvá-lo. Com a sorte, o dinheiro e a esperança esgotados, os Nobres Vigaristas recebem uma oferta de seus arquirrivais, os Magos-Servidores.
As eleições do conselho dos magos se aproximam e as facções precisam de alguém para fazer o trabalho sujo, manipulando votos. Se Locke aceitar, o veneno será purgado de seu corpo com o uso de magia – mas o processo será tão excruciante que ele vai desejar morrer.Locke acaba cedendo ao saber que o partido da oposição contará com uma mulher do seu passado: Sabeta Belacoros, a única pessoa capaz de se igualar a ele nas habilidades criminosas e mandar em seu coração. Novamente em uma disputa para ver quem é o mais inteligente, Locke precisa se decidir entre enfrentar Sabeta ou cortejá-la, e a vida dos dois pode depender dessa decisão.República de ladrões leva o leitor ao início da vida de Locke enquanto flerta com o seu fim, revelando todos os matizes de Sabeta e de seu relacionamento com o líder dos Nobres Vigaristas. Misturando momentos tensos e cômicos do passado e do presente, esta obra é, até agora, a melhor de Scott Lynch.

15 de agosto de 2015

Selecionados para a primeira antologia do SI&F!

Um pouco mais tarde do que eu esperava, mas ainda a tempo, venho lhes trazer os dez selecionados para a primeira antologia do blog Sonhos, Imaginação & Fantasia, a qual foram submetidos, entre os dias 20/07 e 10/08, nada menos que 79 contos!


Em primeiro lugar, peço desculpas aos participantes devido à demora, mas tive um problema com o computador (Windows sendo Windows), o que acabou atrasando todo o cronograma. Ademais, tivemos alguns empates, e tivemos de fazer leituras de última hora para tomar a decisão final.

Dentre os contos enviados, diversos foram desclassificados por falta de adequação ao tema (alguns deles muito bons, o que é uma pena), e alguns não apresentaram qualidade, mas muitos deles estavam realmente muito bons (o que justificou a dificuldade de escolha).

Mas finalmente conseguimos chegar a um resultado, e aqui lhes apresento os dez selecionados:

10 de agosto de 2015

[Resenha] O Duelo dos Reis

Título: O Duelo dos Reis (A Primeira Lei #3)
Autor: Joe Abercrombie
Ano de publicação: 2015
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 576
Sinopse: A União está em guerra. Ao norte, o coronel West e suas tropas recuperaram a fortaleza de Dunbrec, mas a batalha pode se arrastar por anos, porque o rei dos nórdicos não irá se render. É hora de Nove Dedos voltar e enfrentar seu pior inimigo. O problema é que, no calor da batalha, nunca se sabe quando o Nove Sangrento surgirá de dentro dele – e o Nove Sangrento não escolhe lado, só quer matar. Na Terra do Meio, uma revolução camponesa por direitos igualitários e participação política desestabiliza os governos locais. Caberá a Jezal dan Luthar negociar a paz e, se preciso, combater o próprio povo.
Na capital, com o rei doente e sem herdeiros, os membros do Conselho Fechado começam a comprar apoio dos nobres, numa corrida oculta ao trono. Depois de ter escapado por pouco de Dagoska, Sand dan Glokta precisa sobreviver ao jogo político. Para isso, vai usar os recursos em que é mestre: chantagem, ameaça e tortura. Além disso, tropas gurkenses se movem no sul em direção a Adua, dispostas a travar uma guerra santa e levar Bayaz a julgamento. Para salvar o mundo, o Primeiro dos Magos precisa salvar a si mesmo, porém há riscos enormes quando se mexe com magia. E nada pode ser mais arriscado do que quebrar a Primeira Lei. O duelo dos reis é um épico sombrio e brilhante, um final de tirar o fôlego para a trilogia que redefiniu a literatura fantástica.

9 de agosto de 2015

[Diário de Escrita #8] A última semana de julho

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.


A Vingança é uma Arte


A Vingança é uma Arte é o projeto com o qual participei da edição de julho do Camp NaNoWriMo (leiam brevemente sobre ele aqui). Quem acompanhou as três edições anteriores da coluna viu que tive uma primeira semana péssima, uma em que consegui recuperar o atraso e outra semana não muito boa, o que resultou em 24 capítulos para apenas 6 dias. Como eu disse no post anterior, era uma meta plausível (4 capítulos por dia), entretanto…

8 de agosto de 2015

Resenhando contos #3 | Lidos em julho - Parte 2

Nesta semana, apresentei a resenha de 8 dos contos participantes do Brasil em Prosa que li em julho. Hoje, vou apresentar as resenhas de mais 8 deles, confira:


Título: Agulha
Autor: Carine Raposo
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Seria apenas uma ida ao teatro. Daquelas bem normais, só para matar o tédio de um domingo ou para evitar as recorrentes brigas de casal no sofá rasgado da sala. Seria... Porque quem viu, comentou. Ninguém imaginava presenciar uma como essa em pleno Leblon.

Esse conto foi muito interessante: a autora soube construir o clima de suspense necessário para me fazer avançar pelo conto, curiosa em saber o que iria acontecer, entregando-me um final que eu não esperada. Embora eu não goste muito de narrativa no tempo verbal presente, ela é envolvente e manteve a coerência durante todo o conto. Não reparei em nenhum erro de revisão.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Amores Perfeitos
Autor: T. Pelosi
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Anabela sabe que está lendo o capítulo final da história de sua vida. Seu único desejo é rever os amigos queridos, mas, para consumá-lo, deve escapar à vigilância de um implacável carcereiro.

Gostei desse conto: ele é muito bem escrito, exceto por algumas vírgulas fora de lugar (mas foi em apenas um trecho que reparei nisso). O enredo é muito bom: o autor vai apresentando a personagem e o clima do conto aos poucos, com uma reviravolta no final que foi muito criativa e muito bem construída.

★ ★ ★ ★ ★




Título: As Medusas de Astrid
Autor: J. Costa
Número de páginas: 7
Compre: Amazon
Sinopse: Astrid, pesquisadora, está obcecada pela Turritopsis nutricula, uma espécie de água-viva virtualmente imortal. Sob a áurea das composições de Bach, intercaladas pelo gélido zunido dos computadores do seu laboratório subterrâneo na Riviera Italiana, Astrid apressa-se para extrair de seus estudos a fórmula secreta para sua Pedra Filosofal : a vida eterna.

O conto me chamou a atenção por tratar de uma cientista que visa descobrir o mecanismo por trás da suposta imortalidade dos cnidários (mais especificamente, da "Turritopsis nutricula", uma espécie de água-viva). Com essa premissa, eu esperava uma discussão sobre o tema busca pela imortalidade e medo da morte (dois temas que me atraem muito na literatura), e não me decepcionei. Com uma boa escrita, o autor mostra que fez uma pesquisa muito boa sobre o tema que se propôs a escrever. A narrativa é no tempo verbal presente, contrastando com algumas informações do passado da personagem, mas há alguns deslizes para o passado quando a narrativa deveria estar no presente. Afora isso e o fato de o nome científico não aparecer destacado em todas as vezes em que é citado, não há outros problemas na revisão.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: O Estranho
Autor: Karen Alvares
Número de páginas: 7
Compre: Amazon
Sinopse: O fim tem várias formas. As luzes se apagam, o som cessa. Todos possuem o mesmo rosto. A solidão pousa no coração. Um clarão toma a mente, mas o coração... Ele não esquece.

Sobre esse conto não há muito o que dizer: ele atendeu a todas as minhas expectativas. Com a excelente escrita que já se espera da autora, ela constrói aos poucos o suspense, envolvendo totalmente o leitor e apenas dando pistas para que este deduza os acontecimentos.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Hora de Dormir
Autor: Karine Ribeiro
Compre: Amazon
Sinopse: No futuro, dormir parece perda de tempo. Para inibir o sono, uma droga poderosa foi criada.

Gostei do conto; com uma boa escrita e revisão impecável, a autora me levou rapidamente ao seu final. Em poucas palavras, conseguiu mostrar um mundo interessante, onde dormir se tornou algo completamente diferente, e, em cima disso, conseguiu explorar bem sua personagem e dar um final muito interessante ao seu conto.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Princesa de Papel
Autor: Elysanna Louzada
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: Princesa de Papel é uma narrativa curta que nos tira da zona de conforto expondo as entranhas da sociedade pós-moderna. Visceral, crítico e irônico.

Este foi um conto marcante, apesar de curto. Devido à escrita excelente e à revisão impecável, foi possível imergir totalmente em uma mente perturbada e conhecer uma garota traumatizada, que nunca conseguiu se encaixar no mundo em que vive.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Tobias
Autor: Francine Porfirio
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: “Para mim, Tobias era a personificação da injustiça.” Um conto sobre a obcecada busca por identidade.

Quando vi esse conto disponível na Amazon, logo baixei, pois acompanho o blog My Queen Side (embora nesses últimos tempos não tenha visitado muitos dos blogs que costumava acompanhar, algo que espero sanar em breve), e sempre soube que ele era de Francine Porfirio. Eu nem sabia que ela era escritora, por isso fiquei curiosa. E me surpreendi.

O conto é ótimo, com um final surpreendente. A autora soube muito bem como conduzir a narrativa, construindo muito bem a relação entre sua protagonista e Tobias, que fugiu muito do óbvio. Não tenho como falar muito sobre isso sem dar spoilers, mas há diversas pistas pequenas na narrativa que eu só peguei em uma segunda leitura, e que são muito importantes para se deduzir o final. A escrita é excelente, assim como a revisão.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Um Passo em Falso
Autor: Helena Dias
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: Acordar, se arrumar, tomar café e ir para o colégio. Era apenas mais um dia comum na vida de Gisele. Ao som de Pitty, ela caminhava pelas ruas em clima de outono, sua estação preferida. Mesmo pensando que iria chegar atrasada, sete minutos a separam do começo das aulas. Mas, apenas um passo pode provar que nem tudo é o que parece.

Baixei e comecei a ler esse conto sem muitas expectativas, mas ele no fim me impressionou. Com escrita envolvente e poucos erros de revisão, mostrou-me de forma interessante um dia normal de uma simples estudante, que devido a um acontecimento inesperado, mudou totalmente. O final me surpreendeu positivamente.

★ ★ ★ ★ ★



E com isso encerro as resenhas de contos lidos em julho. Li diversos outros, alguns optei por não resenhar, para outros acabei rascunhando minha opinião nas notas do Kindle, mas como não eram tão bons assim, resolvi não divulgar minha opinião sobre eles, pelo menos não por enquanto. Depois que sair o resultado do Brasil em Prosa, talvez eu traga mais resenhas a fim de deixar um feedback para os autores.

Confira também:
O dia em que eu decidi morrer, de Francine Porfírio.

Duologia do Espelho, de Karen Alvares:

Alameda dos pesadelos, de Karen Alvares.


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

6 de agosto de 2015

Resenhando contos #2 | Lidos em julho - Parte 1

Como já anunciei em outro post, estou participando do concurso Brasil em Prosa com o conto A Ladra que Roubava Ladrões, mas li muitos dos contos de outros autores (embora nem de perto a metade dos contos que baixei). Hoje, trago as resenhas dos que mais gostei, e ainda essa semana trarei mais resenhas (muitas das quais já foram divulgadas na página do Facebook).


Título: Ninjas, Robôs e Dinossauros
Autor: Thiago d’Eveque
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Alicia e seu robô estão na cola do Ninja Ciborgue Vermelho, mas para chegar até ele precisam enfrentar um tiranossauro rex. Ninjas, Robôs e Dinossauros é um miniconto em homenagem a esses três famosos elementos que frequentemente povoam a cultura fantástica.

O conto é interessante, misturando elementos diferentes de uma maneira criativa. Entretanto, a trama não coube no limite de caracteres, o que acabou prejudicando-a. Tudo ficou meio apressado, um dos personagens deu a impressão de que poderia ter sido cortado e as cenas de ação perderam um pouco de emoção e impacto.

★ ★ ★ ☆ ☆

3 de agosto de 2015

[Resenha] Antes da Forca

Título: Antes da Forca (A Primeira Lei #2)
Autor: Joe Abercrombie
Ano de publicação: 2014
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 496
Sinopse: Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.
Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele.Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte.Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte.Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.