30 de março de 2015

[Resenha] O Poder da Espada

Título: A Primeira Lei #1 – O Poder da Espada
Autor: Joe Abercrombie
Ano de publicação: 2013
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 480
Sinopse: Sand dan Glokta é um carrasco implacável a serviço da Inquisição de Sua Majestade. Nas mãos dele, os supostos traidores da Coroa admitem crimes, apontam comparsas e assinam confissões – sejam eles culpados ou não. Por ironia, Glokta é um ex-prisioneiro de guerra que passou dois anos sob tortura.
Mas isso nunca teria acontecido se dependesse de Logen Nove Dedos. Ele jamais deixaria um inimigo viver tanto tempo. Só que isso foi antes. Agora ele está decidido a mudar. Não quer ser lembrado apenas por seus feitos cruéis e pelos muitos inimigos que se alegrarão com sua morte.Já a felicidade do jovem e mulherengo Jezal dan Luthar seria alcançar fama e glória vencendo o Campeonato de esgrima, para depois ser recompensado com um alto cargo no governo que lhe permitisse jamais ter um dia de trabalho pesado na vida. Mas há uma guerra iminente e ele pode ser convocado a qualquer momento. Luthar sabe que, nos campos do Norte gelado, o embate segue regras muito menos civilizadas que as do esporte.Enquanto a União mobiliza seus exércitos para combater os inimigos externos, internamente se formam conspirações sanguinárias e um homem se apresenta como o lendário Bayaz, o Primeiro dos Magos, retornando do exílio depois de séculos. Quem quer que ele seja, sua presença tornará as vidas de Glokta, Jezal e Logen muito mais difíceis. Agora a linha que separa o herói do vilão pode ficar tênue demais.

23 de março de 2015

[Resenha] A Coroa da Meia-Noite

Título: Coroa da Meia-Noite (Trono de Vidro #2)
Autor: Sarah J Maas
Ano de publicação: 2014
Editora: Galera Record
Número de páginas: 406
Sinopse: Celaena Sardothien, a melhor assassina de Adarlan, tornou-se a assassina real depois de vencer a competição do rei e se livrar da escravidão das Minas de Sal de Endovier. Mas sua lealdade nunca esteve com a coroa. Tudo o que deseja é ser livre — e fazer justiça. Nos arredores do castelo, surgem rumores a respeito de uma conspiração contra misteriosos planos do rei, mas antes de cuidar dos traidores, Celaena quer descobrir exatamente que planos são esses. O que ela não imaginava é que acabaria em meio a uma perigosa trama de segredos e traições tecida ao redor da coroa. Enquanto a amizade entre ela e o capitão Westfall cresce cada vez mais, o príncipe Dorian se afasta, imerso em seus próprios dilemas e descobertas. A princesa Nehemia acaba se tornando uma conselheira e confidente, mas sua atenção está mais voltada para outros assuntos. Em Adarlan, um segredo parece se esconder por trás de cada porta trancada, e Celaena está determinada a desvendar todos eles para proteger aqueles que aprendeu a amar. Mas o tempo é curto, e as ameaças ao redor castelo de vidro estão cada vez mais próximas. Quando menos se espera, uma trágica noite mudará a vida de todos no reino, e mais do que nunca Celaena quer descobrir a verdade para fazer justiça.

21 de março de 2015

Projeto | As 100 melhores viagens


Um bom livro nos faz ler uma história. Um livro excelente nos faz viver uma história. São aqueles que nos sugam para seu interior, fazendo com que esqueçamos que estamos lendo. Com eles, perdemos a noção do tempo, ignoramos o que está ao redor. Pois, quando estamos lendo um livro excelente, nos sentimos como se estivéssemos ao lado dos personagens, vivendo a história junto deles.

São esses os livros que terão lugar neste projeto, que consiste em listar os 100 melhores livros sobre os quais porei minhas mãos.

Esta página será construída aos poucos, conforme eu for lendo novos livros e me encantando com novas histórias. Misturarei gêneros, faixa etária, tudo.

Se possível, procurarei fazer um post para cada um, explicando o porquê de o livro merecer estar na lista, contando minha história com essas leituras, falando sobre o que gostei e até mesmo (por que não?), ressaltando pontos negativos.

Atentem ao fato de esta lista ser baseada em meu gosto pessoal, assim não se sintam ofendidos caso seu livro preferido não esteja aqui (talvez eu sequer o tenha lido; que tal recomendá-lo?) ou se encontrar aqui um livro que odeie. Meu objetivo com essa lista é compartilhar as melhores experiências que tive, levar outros leitores a se arriscarem com esses livros e, quem sabe, também os apreciarem. Ela não tem a pretensão de ser, em nenhum momento, absoluta.

Ademais, não lista os livros em ordem de preferência (todo leitor sabe o quanto é difícil decidir de qual livro mais gosta), mas sim em ordem alfabética. Caso eu um dia chegue a ultrapassar a marca de 100 livros ótimos lidos, mudarei a lista para 200, 300, em diante… (espero ser uma leitora assim tão sortuda!). Os links para cada post de recomendação ou resenha serão colocados aqui tão logo sejam publicados.

E, sem mais delongas, vamos às melhores viagens!
  1. O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin);
  2. A Crônica do Matador de Rei (Patrick Rotfuss);
  3. Anjos & Demônios (Dan Brown);
  4. As Crônicas de Gelo e Fogo (George R. R. Martin);
  5. Desventuras em Série (Lemony Snicket);
  6. Dragões de Éter (Raphael Draccon);
  7. Elantris (Brandon Sanderson): leia a resenha;
  8. Fronteiras do Universo (Phillip Pullman);
  9. Harry Potter (J. K. Rowling);
  10. Inferno (Dan Brown);
  11. Mistborn: Nascidos da Bruma #01 – O Império Final (Brandon Sanderson): leia a resenha;
  12. A Música do Silêncio (Patrick Rothfuss);
  13. Nobres Vigaristas #01 - As Mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch): leia a resenha;
  14. Nobres Vigaristas #02 - Mares de Sangue (Scott Lynch);
  15. Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien);

PS: Caso queiram recomendar livros, basta enviar uma mensagem para o blog na página contato, no Facebook do blog ou comentar neste ou em qualquer outro post deixando sua indicação (e, se puder, o que o/a levou a recomendar este livro).

20 de março de 2015

Projeto | Como escrever um livro de fantasia

O projeto Como Escrever um Livro de Fantasia tem como objetivo ressaltar alguns pontos que julgo importantes durante a escrita de um livro de fantasia. É uma série de posts, cada um discutindo um aspecto; você poderá acessar cada post a partir da lista abaixo:

É importante salientar que este projeto não tem a pretensão de impor regras aos demais escritores. São apenas dicas, tópicos que acredito que devem ser alcançados durante a escrita de um livro de fantasia. Outros escritores podem ler a série e guardar para si aquilo que é condizente com seu próprio processo de escrita.

Sintam-se à vontade para complementarem os posts com suas próprias opiniões sobre o assunto.

19 de março de 2015

Projeto | 642 coisas sobre as quais escrever


642 coisas sobre as quais escrever é um desafio que foi criado em 24h por 35 escritores, que se juntaram para formar o grupo The Grotto em São Francisco. A intenção era juntar mais e mais escritores, formando uma conexão de inspiração.

Para participar basta entrar para o grupo no FacebookAqui há uma lista já com vários itens traduzidos.

Para realizar o projeto você pode seguir a ordem dos temas ou desenvolvê-los na ordem que preferir. Eu optei por seguir a ordem.

Nesta página você poderá encontrar os links todos os desafios já feitos até então; assim que cumprir todos os desafios aqui listados, colocarei mais.
  1. Descreva sua aparência física (na terceira pessoa) como se você fosse um personagem de livro.
  2. Você é uma super-heroína. Quais os seus superpoderes e como pretende usá-los?
  3. O que você costumava fazer, porém agora não faz mais?
  4. Coisas que você deveria jogar fora, mas não consegue.
  5. Você tem alguma superstição? Com o quê? Por que você a tem? E como você lida com isso?
  6. Cinco coisas que você vê do lado de fora da janela mais próxima.
  7. Descreva uma pessoa excêntrica em ação.
  8. Onde você se esconde (da vida, dos pais, dos problemas, etc.)?
  9. Complete a sequência e continue escrevendo: “meu primeiro _____” ou “minha primeira _____”.
  10. O que você comeu no café da manhã?

18 de março de 2015

Serviço para escritores: leitura crítica

Uma das novidades para 2015 é que eu passaria a oferecer um novo serviço aos escritores: a de leitora beta. Isso nada mais é do que uma leitura crítica, em que a prioridade é analisar o livro como um todo, desde os pequenos detalhes em uma cena até a caracterização dos personagens e a trama como um todo.


Muitas vezes, ao escrevermos um texto, não somos capazes de nos distanciarmos dele de maneira a detectar determinados erros. A leitura crítica é uma maneira de ajudar os escritores a identificarem esses erros, analisando o texto e ressaltando seus problemas, com foco em sugerir formas de consertá-los.

Será um serviço pago, porém, quero que seja acessível aos escritores. Caso tenha interesse em uma leitura crítica, basta conferir as regras descritas nesta página e entrar em contato comigo.

Espero que muitos escritores se interessem, e desejo boa sorte a todos!

17 de março de 2015

Nova coluna | Livros Nacionais e Independentes

A coluna Livros Nacionais e Independentes visa divulgar os livros de novos escritores brasileiros, sejam publicados por editoras ou independentes, sejam contos, novelas, antologias ou romances.

A coluna virá ao ar uma vez ao mês, de sexta-feira, e trará informações sobre o livro, como sinopse, quantidade de volumes, gênero, etc. Será mais ou menos da mesma maneira que a coluna Livros de Fantasia, porém voltada livros de escritores nacionais (de qualquer gênero).

Os interessados em ter seu trabalho divulgado na coluna devem preencher as informações no formulário abaixo E enviar uma mensagem ao blog através da página contato.

No momento, as inscrições para a coluna Livros Nacionais e Independentes estão FECHADAS. A previsão de reabertura é para o segundo semestre de 2017, quando terei terminado de divulgar os pedidos pendentes.


O formulário é bem detalhado, porém, quanto mais informações você passar (sem, é claro, dar spoilers), mais chances o leitor terá de se interessar por seu livro. Desse modo, fique à vontade para enviar ainda mais informações se achar necessário. Caso o escritor se interesse, disponibilizarei um e-mail para que ele envie imagens e ilustrações referentes aos seus livros.

Quem preferir pode solicitar parceria com o blog (saiba como proceder aqui), mas nada impede que um autor parceiro também tenha seus trabalhos divulgados nesta coluna. A diferença é que aqui divulgarei apenas um livro ou saga por vez e mais detalhadamente que em um post de parceria (neste falarei um pouco sobre o autor e listarei todos os seus trabalhos, porém em menos detalhes, muitas vezes me restringindo à sinopse e aos links de compra).

Leitores também estão, é claro, convidados a sugerir um livro ou saga que por acaso conheça, e podem também fazer contribuições para a coluna Livros de Fantasia.

Os livros serão divulgados por ordem de solicitação, por isso, caso tenha muitos escritores na fila, pode demorar um pouco para seu post ir ao ar. De qualquer forma, responderei aos e-mails confirmando seu recebimento assim que puder, com uma previsão de quando o post poderá ser publicado.

Todos os títulos já divulgados no blog serão listados nesta página, que vocês também podem encontrar no gadget Serviços para escritores.

Quaisquer dúvidas podem ser deixadas nos comentários, e aguardo solicitações!

Livros Nacionais e Independentes

Habitantes do Cosmos: Artemísia (Francélia Pereira)
Os Mistérios de Whartia (Denise Flaibam)
O Príncipe (Marcus Vinícius Ferreira Silvério)
O Homem de Azul e Púrpura (V. M. Gonçalves)
Antes do Princípio (Rafael Lima)

16 de março de 2015

Novidades para 2015

Não publiquei nada aqui no blog em fevereiro, mas não se preocupem, pois não pretendo abandoná-lo mais uma vez. Na realidade eu não pretendia deixá-lo sem atualizações neste mês, mas minha rotina este ano sofreu algumas mudanças, além de meus livros estarem dando mais trabalho do que eu esperava, e como eu gostaria de repensar algumas coisas aqui no blog, acabei não tendo tempo para postar.


Mas é justamente sobre essas mudanças que irei falar, algumas serão bem interessantes: