29 de agosto de 2015

[Resenha] Estações de Caça

Título: Estações de Caça (Haakon #1, Alvores)
Autor: Lauro Kociuba
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 95
Sinopse: Quatro experiências. Quatro episódios. Quatro estações.
“Estações de Caça” conta a história de Haakon, um menino de linhagem nórdica no antigo Reino Unido do século X, em quatro fases distintas de sua infância. Ambientada no universo Alvor, com toques e requintes das mitologias nórdica e celta, o autor traz nesta novela uma nova experiência narrativa, diversificada em seus quatro episódios distintos.

Dividido em quatro partes, Estações de Caça conta a história de Haakon em quatro momentos de sua vida, desde o nascimento até a adolescência. Aqui o universo Alvores é expandido, e temos elfos, deuses, profecias, paredes de escudos e diversos outros elementos da mitologia nórdica. E, embora seja o segundo volume da série Alvores, pode ser lido sem problemas por quem não leu A Liga dos Artesãos (mas quem leu irá se deparar com alguns easter eggs).

Sendo o segundo livro do autor, este apresentou algumas melhorias em relação ao primeiro. Uma delas é a narrativa. Aqui temos todos os acontecimentos mostrados, em vez de contados. O autor nos deu aqueles detalhes que fazem com que o leitor se sinta dentro da história, junto dos personagens; deixou-me envolvida na história do início ao fim. O único ponto negativo foram alguns pequenos problemas na revisão, mas nada além de algumas vírgulas fora de lugar.

A trama aqui, por se tratar de uma novela, é mais simples, mas nem um pouco desinteressante. O autor nos apresenta quatro aventuras pontuais (e que aventuras!), que apesar de separadas no tempo, formam uma relação interessante entre si, compondo um todo que se constitui no que parece um prelúdio para muito mais histórias (que, espero, apareçam muito em breve!).

Mas o ponto alto foi a ambientação. Diversos elementos da mitologia nórdica estão presentes, relacionados de forma muito interessante com os elementos já conhecidos da mitologia Alvores, mas não é só isso que há no livro: o cotidiano dos vikings, suas crenças e batalhas também são trabalhados, construindo o ar de um vilarejo nórdico de uma maneira bastante crível e envolvente. Porém, algumas descrições poderiam ser um pouquinho mais detalhadas: senti que em alguns momentos o autor não conseguiu passar toda a grandiosidade que desejava.

Entretanto, Estações de Caça foi, no todo, muito satisfatório, proporcionando uma leitura divertida e ainda em um formato interessante (inovação na forma é algo muito bem vindo!).

Avaliação:

Trama: 5
Narrativa: 4
Personagens: 3
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 4


Outros livros de Lauro Kociuba:
A Liga dos Artesãos

O lançamento do livro Estações de Caça aconteceu hoje, dia 29 de agosto, e o e-book já está disponível para compra na Amazon; não deixe de conferir!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...