6 de agosto de 2015

Resenhando contos #2 | Lidos em julho - Parte 1

Como já anunciei em outro post, estou participando do concurso Brasil em Prosa com o conto A Ladra que Roubava Ladrões, mas li muitos dos contos de outros autores (embora nem de perto a metade dos contos que baixei). Hoje, trago as resenhas dos que mais gostei, e ainda essa semana trarei mais resenhas (muitas das quais já foram divulgadas na página do Facebook).


Título: Ninjas, Robôs e Dinossauros
Autor: Thiago d’Eveque
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Alicia e seu robô estão na cola do Ninja Ciborgue Vermelho, mas para chegar até ele precisam enfrentar um tiranossauro rex. Ninjas, Robôs e Dinossauros é um miniconto em homenagem a esses três famosos elementos que frequentemente povoam a cultura fantástica.

O conto é interessante, misturando elementos diferentes de uma maneira criativa. Entretanto, a trama não coube no limite de caracteres, o que acabou prejudicando-a. Tudo ficou meio apressado, um dos personagens deu a impressão de que poderia ter sido cortado e as cenas de ação perderam um pouco de emoção e impacto.

★ ★ ★ ☆ ☆




Título: Noir Rarefeito
Autor: Thiago d’Eveque
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: Marta e Carlos investigam pistas sobre um assassino em série. Se ao menos... Se ao menos os dois não fossem tão idiotas. Uma paródia detetivesca de proporções misteriosamente esdrúxulas.

Gostei do conto. Ele é bem escrito e envolvente, com alguns detalhes que contribuíram para a caracterização dos personagens sem quebrar o ritmo da narrativa. O final em aberto foi interessante, adicionando um toque exclusivo. Desta vez, não terminei o conto com a sensação de que ele não cabia no limite de caracteres.

★ ★ ★ ★ ★




Título: A Dama a Vapor
Autor: Graci Rocha
Número de páginas: 4
Compre: Amazon
Sinopse: Viajar em uma caravela pode ser muito difícil para um capitão respeitado e amado por seus marujos, para ela, é uma questão de mostrar quem manda. A dama a vapor não dá espaço para medo e por isso acaba descobrindo uma terra surpreendente. Conheça a assustadora e temida dama a vapor.

O conto me chamou a atenção pelo título e se mostrou interessante, com uma revelação no final que deu um toque a mais. A protagonista é interessante, ainda que sua personalidade e seu lado aventureiro pudessem ter sido melhor trabalhados; senti que a autora, ao tentar caracterizar sua personagem, acabou adicionando algumas informações desnecessárias. A escrita é envolvente, apesar de alguns erros terem escapado à revisão. A parte inicial toda do conto é dedicada a contar quem é a Dama a Vapor e dar detalhes sobre a rotina no navio, e senti que o conto teria ficado melhor caso tivesse se dedicado desde o início a narrar a principal aventura, adicionando essas informações aos poucos.

★ ★ ★ ☆ ☆




Título: Fora da Luz
Autor: Melissa de Sá
Número de páginas: 7
Compre: Amazon
Sinopse: "Não, fica aí. Eu conto o que aconteceu. Só apague a luz. É. Assim." Esse é João e essa é sua história: vai parar para ouvir?

Gostei muito desse. Com uma narrativa envolvente, a autora nos leva com muita facilidade ao final do conto, que tem um desfecho interessante e que foge um pouco do comum. A escrita é excelente e a revisão foi impecável: é aquele tipo de narrativa que por si só já nos mostra a personalidade do personagem.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Princesas, Escolhas e um Dragão
Autor: Marcelo Amaral
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Um rei sem rainha ou príncipes herdeiros pretende casar as filhas para salvar o reino da decadência. As princesas, contudo, têm outros planos. Enquanto a corte debate o destino de ambas, uma criatura alada rapta a mais jovem. A tragédia subitamente altera as regras do jogo, pois o trono será dado ao cavaleiro que resgatá-la com vida. Restarão interessados dispostos a enfrentar esta campanha mortal?

Gostei muito do conto, apesar de ter achado o final um tanto apressado. A escrita é muito boa, e o autor conseguiu passar, em poucas palavras, uma boa mensagem, que fala, principalmente, do direito de escolha. Apenas gostaria de saber um pouco mais sobre o dragão, cuja função na trama ficou um pouco prejudicada pelo final apressado. A capa, entretanto, não deixa nada a desejar: ela é linda e demonstra todo o cuidado que o autor teve com a edição de seu conto.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: O Vento
Autor: Karen Alvares
Número de páginas: 8
Compre: Amazon
Sinopse: Uma menina observa a estrada das janelas do automóvel da família. Há dois caminhos a seguir e uma decisão à sua frente que pode mudar tudo. E o único que conhece a direção para Casa é o próprio Vento.

Gostei muito do conto: com uma escrita excelente e revisão impecável, foi muito marcante, narrando, sob o ponto de vista de uma criança, os pequenos acontecimentos da vida que, se fossem de outro jeito, poderiam nos levar a caminhos totalmente diferentes. É necessário destacar que a autora conseguiu encaixar muito bem todos esses elementos em um limite tão apertado, e sem deixar a narrativa apressada em nenhum momento.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Vidente Moderna
Autor: Lilian Condeixa
Número de páginas: 9
Compre: Amazon
Sinopse: Depois do supermercado todo mundo pensa que tem um destino certo. Geralmente, a casa. Mas o futuro pode revelar uma surpresa no meio do caminho.

A premissa do conto me chamou a atenção, e ele me surpreendeu, entregando-me um final diferente do que eu esperava. Acompanhamos uma vidente moderna, que lê sacolas em vez de mãos, e vemos todo o processo de "leitura de sacolas" de maneira bastante leve e divertida, com uma boa surpresa ao final. Exceto por uma incoerência no tempo verbal (que apareceu uma única vez) não vi nenhum outro problema na revisão.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: A3VTR
Autor: Manuela Carvalho
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Um robô com sobrecarga se vê vagando no vazio absoluto. E isso gera consequências.

O conto foi interessante no começo, com uma boa escrita que, apesar de alguns esparsos erros de revisão, atiçou minha curiosidade e me levou rapidamente ao fim. Nos últimos parágrafos, notei uma queda na qualidade da escrita e os diálogos soaram um tanto desajeitados, todavia, o desfecho foi interessante.

★ ★ ★ ☆ ☆



E são essas as resenhas por enquanto. Como já prometi, trarei mais ainda essa semana, e tentarei ler mais contos esse mês, tentando atingir pelo menos a maioria dos contos baixados. Infelizmente não tenho como colocar as avaliações na Amazon, mas espero que estas resenhas estimulem outros leitores a lerem e resenharem seus contos.

Confira também:

Livros de Karen Alvares:
Duologia do Espelho, de Karen Alvares:

Alameda dos pesadelos, de Karen Alvares.

Duologia Metrópole, de Melissa de Sá:


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Um comentário :

  1. Oi Laís!

    Vi seu post lá no grupo do Face e vim conferir! Também li alguns destes contos e gostei, adorei a quantidade de novas histórias que surgiram nesse concurso. Já havia lido o seu conto e deixado uma review, gostei muito, parabéns! =)

    Bjs!
    CarinaPilar.com | ...e a paixão pelos livros!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...