8 de agosto de 2015

Resenhando contos #3 | Lidos em julho - Parte 2

Nesta semana, apresentei a resenha de 8 dos contos participantes do Brasil em Prosa que li em julho. Hoje, vou apresentar as resenhas de mais 8 deles, confira:


Título: Agulha
Autor: Carine Raposo
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Seria apenas uma ida ao teatro. Daquelas bem normais, só para matar o tédio de um domingo ou para evitar as recorrentes brigas de casal no sofá rasgado da sala. Seria... Porque quem viu, comentou. Ninguém imaginava presenciar uma como essa em pleno Leblon.

Esse conto foi muito interessante: a autora soube construir o clima de suspense necessário para me fazer avançar pelo conto, curiosa em saber o que iria acontecer, entregando-me um final que eu não esperada. Embora eu não goste muito de narrativa no tempo verbal presente, ela é envolvente e manteve a coerência durante todo o conto. Não reparei em nenhum erro de revisão.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Amores Perfeitos
Autor: T. Pelosi
Número de páginas: 6
Compre: Amazon
Sinopse: Anabela sabe que está lendo o capítulo final da história de sua vida. Seu único desejo é rever os amigos queridos, mas, para consumá-lo, deve escapar à vigilância de um implacável carcereiro.

Gostei desse conto: ele é muito bem escrito, exceto por algumas vírgulas fora de lugar (mas foi em apenas um trecho que reparei nisso). O enredo é muito bom: o autor vai apresentando a personagem e o clima do conto aos poucos, com uma reviravolta no final que foi muito criativa e muito bem construída.

★ ★ ★ ★ ★




Título: As Medusas de Astrid
Autor: J. Costa
Número de páginas: 7
Compre: Amazon
Sinopse: Astrid, pesquisadora, está obcecada pela Turritopsis nutricula, uma espécie de água-viva virtualmente imortal. Sob a áurea das composições de Bach, intercaladas pelo gélido zunido dos computadores do seu laboratório subterrâneo na Riviera Italiana, Astrid apressa-se para extrair de seus estudos a fórmula secreta para sua Pedra Filosofal : a vida eterna.

O conto me chamou a atenção por tratar de uma cientista que visa descobrir o mecanismo por trás da suposta imortalidade dos cnidários (mais especificamente, da "Turritopsis nutricula", uma espécie de água-viva). Com essa premissa, eu esperava uma discussão sobre o tema busca pela imortalidade e medo da morte (dois temas que me atraem muito na literatura), e não me decepcionei. Com uma boa escrita, o autor mostra que fez uma pesquisa muito boa sobre o tema que se propôs a escrever. A narrativa é no tempo verbal presente, contrastando com algumas informações do passado da personagem, mas há alguns deslizes para o passado quando a narrativa deveria estar no presente. Afora isso e o fato de o nome científico não aparecer destacado em todas as vezes em que é citado, não há outros problemas na revisão.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: O Estranho
Autor: Karen Alvares
Número de páginas: 7
Compre: Amazon
Sinopse: O fim tem várias formas. As luzes se apagam, o som cessa. Todos possuem o mesmo rosto. A solidão pousa no coração. Um clarão toma a mente, mas o coração... Ele não esquece.

Sobre esse conto não há muito o que dizer: ele atendeu a todas as minhas expectativas. Com a excelente escrita que já se espera da autora, ela constrói aos poucos o suspense, envolvendo totalmente o leitor e apenas dando pistas para que este deduza os acontecimentos.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Hora de Dormir
Autor: Karine Ribeiro
Compre: Amazon
Sinopse: No futuro, dormir parece perda de tempo. Para inibir o sono, uma droga poderosa foi criada.

Gostei do conto; com uma boa escrita e revisão impecável, a autora me levou rapidamente ao seu final. Em poucas palavras, conseguiu mostrar um mundo interessante, onde dormir se tornou algo completamente diferente, e, em cima disso, conseguiu explorar bem sua personagem e dar um final muito interessante ao seu conto.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Princesa de Papel
Autor: Elysanna Louzada
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: Princesa de Papel é uma narrativa curta que nos tira da zona de conforto expondo as entranhas da sociedade pós-moderna. Visceral, crítico e irônico.

Este foi um conto marcante, apesar de curto. Devido à escrita excelente e à revisão impecável, foi possível imergir totalmente em uma mente perturbada e conhecer uma garota traumatizada, que nunca conseguiu se encaixar no mundo em que vive.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Tobias
Autor: Francine Porfirio
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: “Para mim, Tobias era a personificação da injustiça.” Um conto sobre a obcecada busca por identidade.

Quando vi esse conto disponível na Amazon, logo baixei, pois acompanho o blog My Queen Side (embora nesses últimos tempos não tenha visitado muitos dos blogs que costumava acompanhar, algo que espero sanar em breve), e sempre soube que ele era de Francine Porfirio. Eu nem sabia que ela era escritora, por isso fiquei curiosa. E me surpreendi.

O conto é ótimo, com um final surpreendente. A autora soube muito bem como conduzir a narrativa, construindo muito bem a relação entre sua protagonista e Tobias, que fugiu muito do óbvio. Não tenho como falar muito sobre isso sem dar spoilers, mas há diversas pistas pequenas na narrativa que eu só peguei em uma segunda leitura, e que são muito importantes para se deduzir o final. A escrita é excelente, assim como a revisão.

★ ★ ★ ★ ★




Título: Um Passo em Falso
Autor: Helena Dias
Número de páginas: 5
Compre: Amazon
Sinopse: Acordar, se arrumar, tomar café e ir para o colégio. Era apenas mais um dia comum na vida de Gisele. Ao som de Pitty, ela caminhava pelas ruas em clima de outono, sua estação preferida. Mesmo pensando que iria chegar atrasada, sete minutos a separam do começo das aulas. Mas, apenas um passo pode provar que nem tudo é o que parece.

Baixei e comecei a ler esse conto sem muitas expectativas, mas ele no fim me impressionou. Com escrita envolvente e poucos erros de revisão, mostrou-me de forma interessante um dia normal de uma simples estudante, que devido a um acontecimento inesperado, mudou totalmente. O final me surpreendeu positivamente.

★ ★ ★ ★ ★



E com isso encerro as resenhas de contos lidos em julho. Li diversos outros, alguns optei por não resenhar, para outros acabei rascunhando minha opinião nas notas do Kindle, mas como não eram tão bons assim, resolvi não divulgar minha opinião sobre eles, pelo menos não por enquanto. Depois que sair o resultado do Brasil em Prosa, talvez eu traga mais resenhas a fim de deixar um feedback para os autores.

Confira também:
O dia em que eu decidi morrer, de Francine Porfírio.

Duologia do Espelho, de Karen Alvares:

Alameda dos pesadelos, de Karen Alvares.


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

2 comentários :

  1. Laís-flor,
    Que alegria ver meu conto sendo avaliado positivamente por você. Por acaso, encontrei sua resenha e me senti honrada por estar sendo citada em seu blog. Gosto muito do modo como se expressa e, por isso, ter Tobias em alta estima na sua percepção literária me leva a crer que acertei (rs). Obrigada, flor! Comprei seu conto ontem e pretendo lê-lo em breve. É claro que não perderia a chance de prestigiar a sua narrativa. Sempre que tiver contos ou outras obras publicadas, me avise. Será um prazer divulgar!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Francine!
      Bom saber que você gostou da minha resenha; parabéns pela sua escrita! Obrigada por comprar meu conto, espero que goste!
      Beijos!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...