17 de julho de 2015

Resenhando contos #1 | Contos lidos no 1º semestre de 2015

No primeiro semestre de 2015 li 4 contos (menos do que pretendia, mas ainda assim está valendo), e hoje trago para você minhas impressões.


Título: A Revelação (O Ciclo da Morte #0)
Autora: Thais Lopes
Ano de publicação: 2014
Número de páginas: 31
Sinopse: E se o que você pensa ser fantasia fosse real?
Por muito tempo, os seres sobrenaturais esconderam sua existência. O avanço da tecnologia destruiu o segredo, e eles foram obrigados a revelar que não eram apenas fruto da imaginação. Mas o Outro Mundo não estava preparado para a reação da humanidade – e para o que logo se transformou em uma verdadeira caçada.

A Revelação é um spin-off da série O Ciclo da Morte, cujo primeiro volume eu já li e, apesar de não tê-lo resenhado, fiz um breve resumo de minha opinião neste post.

Narrado em primeira pessoa sob os pontos de vista de três personagens (Luiz, Camila e Felipe), é um conto interessante e criativo, que me prendeu do início ao fim. Apesar disso, ele apresenta alguns problemas, como pobre descrição de cenário e narrativa um tanto apressada nas cenas de luta. Ademais, as criaturas fantásticas poderiam ter sido melhor exploradas. A trama, porém, foi muito bem trabalhada.

★ ★ ★ ☆ ☆




Título: Ninguém
Autora: Karen Alvares
Ano de publicação: 2015
Editora: Draco
Número de páginas: 9
Compre: Amazon
Sinopse: Um jovem hacker passa seus dias à procura de horrores na Deep Web, até que o próprio Horror finalmente o encontra. E as consequências são piores que a morte.

Ninguém é um conto de Karen Alvares, distribuído gratuitamente na Amazon, que narra as consequências da curiosidade que levou um garoto a se aventurar na deep web. É um conto curto, mas impactante, já jogando o leitor dentro da história e atiçando sua curiosidade. Só achei que um pouco mais de descrição em um ponto ou outro da história a teria tornado ainda mais impactante.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: O Senhor do Vento
Autor: Gabriel Réquiem
Ano de publicação: 2014
Editora: Draco
Número de páginas: 22
Compre: Amazon
Sinopse: Conto de terror de Gabriel Réquiem, elogiado autor com um texto visceral que participou de “Terra Morta: relatos de sobrevivência a um apocalipse zumbi”. Um menino encontra um cachimbo mágico no sótão de sua casa. Ao investigar o objeto, ele descobre a verdade aterrorizante por trás de uma das mais famosas lendas do folclore brasileiro.

Zezinho era apenas mais uma criança curiosa, que quando ganhou acesso a um antigo baú, em um quarto proibido de sua casa, não hesitou em vasculhá-lo. Ali, encontrou o diário de Sinésio, com um relato muito vívido do que lhe aconteceu na mata durante a guerra do Paraguai.

Exceto por alguns esparsos erros de revisão e algumas descrições que poderiam ser mais vívidas, o conto vai construindo um clima de mistério e tensão que imerge o leitor na história, deixando-o à espera da conclusão. Os personagens foram muito bem caracterizados e o contexto histórico bem explicado: nada que tornasse a leitura enfadonha, apenas o suficiente para situar o leitor. No final, temos uma pequena surpresa, que tornou o conto ainda mais interessante.

★ ★ ★ ★ ☆




Título: O Príncipe
Autor: Francélia Pereira
Ano de publicação: 2015
Editora: Buriti
Compre: Editora Buriti

Esse conto da escritora parceira Francélia Pereira faz parte da antologia Buriti 100º, publicada em comemoração ao centésimo lançamento da editora.

Com um ar de conto de fadas, esse conto fala sobre a perda, o amor e o orgulho. É um conto bem curto, mas ainda assim marcante, com personagens que, apesar de apresentados de maneira sucinta, foram bem trabalhados.

★ ★ ★ ★ ★



Foram esses os contos lidos neste primeiro semestre (além daqueles publicados na Revista Trasgo e na antologia Um Dia das Bruxas Nem Um Pouco Épico), mas espero que no segundo semestre eu possa ler muito mais contos e trazer mais recomendações para vocês.

Confira também:
Duologia do Espelho, de Karen Alvares:

Alameda dos pesadelos, de Karen Alvares.

Livros de Francélia Pereira:

Livros de Thais Lopes:
Crônicas de Táiran:


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...