27 de julho de 2015

[Resenha] A Viajante dos Sonhos Dourados

Título: A Viajante dos Sonhos Dourados
Autor: Little Lain
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 42
Sinopse: Quando Halpt viu que a hora havia chegado, ela deixou para trás sua amada Ilha Pervina, onde ficava sua pequena casa quadrada feita de barro e de desenhos de mãos nas paredes.
Foi em busca do misterioso e distante Mundo e de seus Habitantes. Seus pais subiram pela escada amarela em cima do telhado... E Halpt saiu em busca de seus mais belos e brilhantes Sonhos Dourados.


Voltado ao público infantil, A Viajante dos Sonhos Dourados narra a história de Halpt, uma garota que, ao ter o chamado sonho dourado, entende que chegou sua hora de viajar para conhecer o mundo.

Confesso que esperava um pouco mais do enredo. Para uma história voltada a crianças, achei que faltaram aventuras. Em vez disso, a história foca principalmente na viagem de Halpt pelo mar (que foi interessante) e em diálogos com os chamados Habitantes do Mundo, sem nos mostrar muito desse mundo, propriamente.

A narrativa é boa, adequada ao público a que se destina, ainda que o excesso de repetições a tenha deixado um pouco redundante. Como exemplo, Halpt sempre que fala dos pais menciona que eles subiram pela escada amarela em cima do telhado. Além disso, alguns erros de revisão acabaram escapando, embora não sejam muitos e nem atrapalhem o andamento da história.

Quanto à personagem, achei sua caracterização adequada ao público, ainda que tenha sentido falta de uma transformação ao final da viagem. Os demais personagens são apenas Habitantes do Mundo, com quem Halpt conversa, e gostei da maneira como foram apresentados: apenas alguns detalhes de suas vidas em diálogos trocados com a protagonista.

Em resumo, A Viajante dos Sonhos Dourados tem uma boa escrita (desconsiderando os problemas de revisão), com algumas construções bonitas e interessantes, embora estas tenham se tornando repetitivas, mas acabou faltando algo que tornasse a história mais marcante.

Avaliação:

 Trama: 2
Narrativa: 3
Personagens: 3
Caracterização: 3
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 3


WanGo’s Lain é escritor parceiro do blog. Conheça aqui suas outras obras e confira o conto O MeninoVisível, que está participando do concurso Brasil em Prosa.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...