28 de julho de 2015

[Diário de Escrita #7] A terceira semana

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.



A Vingança é uma Arte


A Vingança é uma Arte é o projeto com o qual estou participando no NaNoWriMo. Nos primeiros dias de julho fui muito mal, mas na segunda semana consegui recuperar, tendo outra queda nesta última semana, embora ela não tenha sido tão ruim quanto a primeira.

Resumo:

Média de capítulos por dia: 0,8
Média de palavras por dia: 1031

Andamento do livro1:


O Diário


19/07/2015: comecei a escrever o flashback 13 à 1h30. Fluiu melhor do que eu esperava, e ficou, também, mais interessante do que eu esperava. Foi escrito em 50 min e ficou com 913 palavras. Em seguida passei ao flashback 17; concluí-o em 20 minutos, mas não fluiu muito bem, além de não ter ficado muito importante para a trama; provavelmente será reformulado mais tarde ou descartado. Ficou com 305 palavras. Pretendia escrever mais depois disso, mas não escrevi, pois está faltando o flashback 12 e sinto que precisarei definir algumas coisas e planejar a reestruturação dos flashbacks antes de prosseguir, pois as novas ideias mudaram algumas coisas. Fecho o dia com 1218 palavras. De qualquer forma, estou com o livro quase em dia, o que me deu ânimo renovado para prosseguir.

20/07/2015: Não escrevi para o livro, apesar de ter trabalhado, no final da noite, em alguns ajustes, para que eu pudesse trabalhar na trama principal. Pretendia ter escrito os capítulos 1, 2 e 3, mas passei a tarde toda realizando tarefas para o blog e pessoais, e à noite procrastinei muito enquanto trabalhava nessas ideias.

21/07/2015: Comecei a escrever por volta de 23h30, trabalhei em um conto (que ficou com 1993 palavras) até 1h30. A escrita fluiu muito bem e gostei do conto. Em seguida escrevi o novo prólogo para o livro (já que, com as novas ideias que tive e a reformulação em que trabalhei na segunda-feira, o prólogo original acabou virando o capítulo 1, sendo que eu precisei escrever um novo prólogo). Ele foi escrito em cerca de 20 minutos e ficou com 510 palavras. Como procrastinei muito, acabei não escrevendo mais (deveria estar já no capítulo 6). Então terminei o dia tendo escrito 2503 palavras, embora pouquíssimas delas tenham sido para o livro.

23/07/2015: Comecei a escrever o capítulo 2 por volta de 2h, depois de enrolar muito devido ao funeral que eu tinha que descrever. No fim, ele fluiu bem e gostei das ideias que me surgiram. Precisei de 4 ciclos de 25 min para concluir o capítulo, que ficou com 1828 palavras. Gostei do resultado e das ideias que coloquei nele, apesar de saber que elas talvez precisem de ajustes na hora da revisão, para tornar o capítulo mais fluído e passar melhor a emoção.

24/07/2015: Comecei a escrever já muito tarde, dando início ao capítulo 3. Algumas partes fluíram bem, outras não, e eu acabei não colocando algumas das ideias que queria; provavelmente será um capítulo que dará um pouco de trabalho na hora da revisão. Sem considerar o trecho que seria o capítulo 1 original, escrevi 1378 palavras.

25/07/2015: Quase não consegui escrever hoje. Dediquei-me a escrever o conto para o blog entre 23h e 1h, e depois retomei a escrita às 2h. Precisei de 4 ciclos de 25 min para concluir o capítulo 3 (que ficou maior do que eu imaginava e, devido à estrutura, tive de dividi-lo e deixar a parte que seria seu final para o 4, mas espero que esta parte, que será escrita no domingo, não me tome mais de 2 ciclos para ser escrita). Fiz 1633 palavras para esse capítulo hoje. Depois escrevi o início do capítulo 4 (244 palavras) pois as ideias estavam fluindo e eu fiquei com medo de perdê-las, mas acabei deixando para terminar amanhã pois vi que eram quase 5h. Assim, encerrei o dia com 1877 palavras.

Conclusão


Considerando a semana inteira (incluindo a segunda-feira, em que trabalhei no livro mas não escrevi nada, e a terça, em que também não escrevi), fiz um total de 6811 palavras para o livro. Ele agora conta com um total de 25774 palavras, o que representa 43% do livro. Considerando que um mês tem 4 semanas, era para eu já ter escrito pelo menos uns 60% do livro (idealmente, 75%). Agora restam apenas 6 dias, e eu ainda tenho 24 capítulos e 34226 palavras. É um desafio difícil, mas possível se eu considerar que são 4 capítulos por dia.

1A porcentagem está baseada na quantidade de palavras escritas em relação à meta de 60 mil palavras para o Camp NaNoWriMo, portanto não é muito precisa, uma vez que não tenho como prever a quantidade exata de palavras que o livro terá.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...