21 de julho de 2015

[Diário de Escrita #6] 2ª semana de julho

Na série Diários de Escrita compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.


A Vingança é uma Arte


A Vingança é uma Arte é o projeto com o qual estou participando no NaNoWriMo (leiam brevemente sobre ele aqui). Nos primeiros dias de julho, fui muito mal (como vocês puderam conferir neste post), mas nesta semana consegui recuperar e agora estou apenas alguns capítulos atrás do planejado.

Resumo

Média de capítulos por dia: 0,8 (considerando os dias que fiquei sem escrever ou aqueles em que escrevi, mas não cheguei a concluir capítulos).
Média de palavras por dia: 1053

Andamento do livro1:


O Diário


12/07/2015: Reescrevi alguns trechos do capítulo 1 e não cheguei a terminá-lo, apesar de ter chegado a um ponto mais adiantado do que o que foi escrito ontem; pretendia fazer mais (ao menos terminar o primeiro capítulo e o terceiro flashback), mas procrastinei muito. Finalizei o dia com 1726 palavras.

15/07/2015: pretendia colocar bastante coisa em dia, mas procrastinei muito durante a tarde, e durante a primeira metade da noite me dediquei a escrever um conto para um concurso (o qual ainda não finalizei). Dediquei cerca de uma hora ao livro, apenas, e consegui 811 palavras para o terceiro flashback.

16/07/2015: consegui finalmente concluir o flashback 3 e escrevi o 4. Procrastinei um pouco mais do que deveria, mas consegui me dedicar bastante nas últimas horas da noite e a escrita fluiu bem (ainda que ambos os capítulos talvez precisem de alguns ajustes na revisão). Fiz um total de 2779 palavras. Amanhã espero dedicar pelo menos toda a tarde e toda a noite à escrita, para até domingo finalizar todos os 20 flashbacks.

17/07/2015: iniciei o flashback 5 por volta de 20h e concluí-o às 22h30. No começo não estava fluindo muito, mas logo peguei o ritmo. Ele ficou com 1747 palavras. Mesmo assim, mais tarde terei de fazer alguns acertos e, por motivos de ritmo e suspense, terá de ser mesclado com partes de outros flashbacks. Como da maneira que acabei escrevendo o 5 o 6 acabou se tornando desnecessário, e fiquei com um total de 19 flashbacks. A partir do flashback seguinte (que era o 7 e se tornou o 6), decidi que iria testar a técnica pomodoro (25min de atividade ininterrupta intercalados com 5min de descanso), e deu certo. Escrevi o flashback 6 em três ciclos de 25 minutos (como estava para terminar o capítulo, acabei extrapolando o último em 10 minutos, sendo que fiz um total de 1957 palavras em 85 minutos). Precisei de 2 ciclos (50 minutos) para concluir o flashback 7. Esperava concluí-lo em um único ciclo, mas ele ficou maior que eu esperava (1252 palavras), apesar de eu ter gostado do resultado. Como eu previ, o flashback 8 ficou mais curto e foi concluído em apenas um ciclo, com um total de 640 palavras. Pretendia escrever ainda os flashbacks 9 e 10, mas como são quase 4h, resolvi deixar para amanhã. Pretendo começar a escrita antes das 20h, a fim de ter um dia mais produtivo. Ainda assim, estou satisfeita com os resultados que tive com a técnica testada. Fiz um total de 5596 palavras em 4 capítulos.

18/07/2015: comecei a escrita por volta das 20h, dedicando-me ao flashback 9. A escrita não começou fluindo bem, mas aos poucos foi melhorando. Precisei de 1 ciclo inteiro e mais 10 minutos de outro para concluí-lo. Ficou com 678 palavras e não me agradou muito; creio que eu deveria ter planejado acontecimento por acontecimento, em vez de simplesmente ter feito um pequeno resumo. Durante os 15 minutos restantes, dei início ao flashback 10, que fluiu melhor. Precisei ainda de mais 2 ciclos para concluir o flashback 10 (que uni com o 11 ao perceber que seria desnecessário descrever toda a situação em 2 capítulos). Ele ficou com 1248 palavras. Retomei a escrita às 0h30 dando início ao flashback 11, que fluiu bem; não pretendia dar o caminho que dei a ele, mas acabei gostando do resultado. Foi escrito em dois ciclos de 25min e ficou com 995 palavras. Depois disso, pulei para o flashback 14, o qual também fluiu bem, apesar de eu acreditar que precisará de alguns ajustes mais tarde, para torná-lo mais interessante e impactante. Foi escrito em 2 ciclos e ficou com 647 palavras. Como os 25 minutos não tinham se esgotado, emendei o flashback 16, mas não fluiu muito bem. Fiz o que faço nos casos assim: coloquei uma palavra à frente da outra, deixando para corrigir os problemas na revisão. Precisei ainda de 15 minutos do ciclo seguinte para conseguir finalizá-lo, embora ele tenha ficado com apenas 290 palavras (mas a ideia era que fosse mais curto mesmo). Escrevi o flashback 15 em cerca de 30 minutos. Mais uma vez, não fluiu muito bem, e acho que ele precisa de alguns ajustes para ficar impactante. Ainda assim, tive uma ideia interessante para o seu final. Ficou com 311 palavras. Decidi encerrar o dia de escrita às 4h, totalizando 6 capítulos escritos e 4169 palavras.

Conclusão


Encerrei a segunda semana de julho tendo escrito 15081 palavras, o que me deixou satisfeita e renovou meus ânimos (afinal, agora eu tenho esperanças de terminar o livro a tempo!). Testei a técnica pomodoro, como comentei acima, e gostei bastante; ao contrário do que eu esperava, as pausas de 5 min a cada ciclo de 25 min não prejudicaram o meu processo de escrita e ainda me ajudaram a me manter focada por muito mais tempo. Pretendo adotar a técnica em todo o meu processo de escrita daqui para a frente, e não só no NaNoWriMo.

1A porcentagem está baseada na quantidade de palavras escritas em relação à meta de 60 mil palavras para o Camp NaNoWriMo, portanto não é muito precisa, uma vez que não tenho como prever a quantidade exata de palavras que o livro terá.

Projeção para essa semana


Como já concluí todos os flashbacks que tinha de escrever, dei início ao capítulo 1 nessa semana, e por isso espero ter escrito dezesseis capítulos da trama principal até o final dela.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...