22 de junho de 2015

Resenha | Revista Trasgo - Edição 1

Título: Revista Trasgo (Edição 1)
Autores: Claudia Dugim, Hális Alves, Karen Alvares, Marcelo Porto, Melissa de Sá, Felipe Pagliuso (ilustrador), Rodrigo van Kampen (organizador)
Ano de publicação: 2013
Editora: Independente
Número de páginas: 100
Faça o download gratuito.

A Revista Trasgo tem publicação trimestral e reúne contos de diversos autores, com temas voltados para fantasia e ficção científica. Hoje trago a resenha dos contos da primeira edição, que foi uma edição piloto com contos de escritores convidados.

Nesta resenha, falarei um pouco sobre cada um dos 5 contos:

Ventania (Hális Alves)

Ventania nos apresenta um mundo futurista e pós-apocalíptico, em que os pouquíssimos sobreviventes lutam para conter os bandos, grupos formados por humanos afetados pela radioatividade e que devido a isso perderam qualquer tipo de empatia.

Foi o meu favorito da coletânea. O autor apresenta uma narrativa interessante e envolvente, introduzindo o leitor aos poucos neste mundo que ele criou, que foi muito bem estruturado. As reviravoltas são interessantes, com cenas bem escritas que não decepcionam o leitor, e a alternância de pontos de vista só acrescenta mais tensão. O único ponto negativo é que há muitos personagens e ,exceto pelos principais, fica fácil esquecer quem é quem.

Azul (Karen Alvares)

Nora bebeu demais na festa e, ao encontrar um homem azul no ônibus, acredita que é sua mente alcoolizada pregando peças.

Esse conto, apesar de curto, é muito interessante. Gostei muito de como a autora mostrou as mudanças de Nora e como conseguiu passar para o leitor o clima de medo e tensão, deixando um final em aberto.

Náufrago (Marcelo Porto)

Narrado em primeira pessoa por Diogo, um professor de história a caminho para sua palestra, este conto se passa, em sua maior parte, em um ferry boat que sofreu uma pane e está à deriva. Em meio a isso, surge uma tempestade repentina.

Trabalhando com viagem no tempo, esse conto foi muito interessante, embora eu tenha sentido falta de uma dose a mais de tensão nas cenas em que a ação começa a aparecer. Porém, o protagonista nos apresenta ao contexto histórico do local (a Bahia), e isso adicionou um toque a mais ao conto.

Gente é tão Bom (Cláudia Dugim)

Esse conto nos apresenta uma protagonista não tão convencional, que odeia pessoas e seu emprego e não hesita em deixar isso claro. Naquela manhã isto não é diferente, até que um estranho acidente ocorre a caminho do trabalho: pessoas estão se metamorfoseando em frangos. Apesar de eu ter gostado da narrativa, o acontecimento não me convenceu muito. A ideia era, provavelmente, chocar, mas de alguma forma isso não pareceu convincente no ambiente criado pela autora.

A Torre e o Dragão (Melissa de Sá)

Esse foi também um dos que mais gostei. Uma princesa está presa na torre, protegida por um dragão, e isso há tanto tempo que ela sequer se lembra da vida que teve antes. Há o príncipe que veio para salvá-la, mas essa história não segue o caminho convencional.

O que mais gostei nesse conto foi a maneira como o mundo em que a Princesa vive, que se resume à Torre, foi construído. Interessante também é a maneira como o relacionamento com Tristam, o Príncipe, foi desenvolvido: no início havia apenas fascínio, que aos poucos se transformou em afeto. O final apresenta os fatos de maneira bem sutil, deixando para o leitor algumas pistas do que realmente aconteceu à Princesa.



Como a revista traz contos de vários autores, não darei uma nota nesta resenha. Além dos contos, há também entrevistas com os escritores participantes e o ilustrador da capa, que são muito interessantes e vale conferir. As quatro primeiras edições da revista são gratuitas e você pode fazer o download no site.

Confira também:
Duologia do Espelho, de Karen Alvares:

Alameda dos pesadelos, de Karen Alvares.

Duologia Metrópole, de Melissa de Sá:

Outras edições da Trasgo:

Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...