30 de junho de 2015

Minha participação no NaNoWriMo 2015

O Camp NaNoWriMo (National Novel Writing Month) é uma edição mais light do NaNoWriMo (evento que acontece em novembro, leia mais aqui). Há duas edições por ano do Camp NaNoWriMo, uma em abril e outra agora em julho (começando amanhã), da qual pretendo participar.


Como participar


Como já mencionado, o Camp NaNoWriMo tem regras menos rígidas: também com o objetivo de fazer você escrever um livro em um mês, aceita metas entre 10 mil e 1 milhão de palavras, e nesta edição você também tem a possibilidade de escrever outras coisas que não romances (romances no sentido de narrativa de ficção longa), como contos e novelas.

Como no NaNoWriMo, não existem restrições de nacionalidade e idioma. Qualquer pessoa no mundo pode participar. Além disso, não é uma competição entre escritores, mas com você mesmo. Você ganha se tiver concluído seu projeto de escrita e se tiver alcançado a meta que estabeleceu para si mesmo.

Lembrando que, durante o mês que dura o evento, você precisa se preocupar apenas em concluir o primeiro rascunho de seu livro: o planejamento (se você é o tipo de escritor que planeja) pode ser feito antes, e a revisão pode ser deixada para depois. O objetivo não é terminar o mês com um livro pronto para a publicação, mas com um rascunho que terá sua segunda versão, talvez a terceira ou a quarta, ou quantas você achar necessárias. A ideia é estimular os escritores a vencer a procrastinação e a finalmente colocar no papel aquela ideia que vinha rondando sua mente.

Para participar, basta se cadastrar no site do Camp NaNoWriMo (se você já tiver cadastro no site do NaNoWriMo, a senha e o login são os mesmos) e, em camper profile > my writing projects, cadastrar o seu livro e definir sua meta de palavras. O site está todo em inglês, mas as configurações são bem simples de fazer.

O meu projeto


O livro com o qual eu vou participar é um romance spin-off e de volume único de O Segredo de Todos os Mundos, passado cerca de 4 anos antes dos acontecimentos de As Joias do Caos. Seu título provisório é A Vingança é uma Arte, e ele fala justamente sobre o que vocês estão pensando: vingança.

Capa provisória. Fonte da imagem.

A protagonista, Yanse, é uma personagem que aparece algumas vezes em O Segredo de Todos os Mundos, mas que, apesar de ser amiga de um dos protagonistas, não tem muita influência na trama. Porém, como é uma personagem interessante, decidi aproveitar essa ideia, mesmo porque ela me dará a possibilidade de explorar algumas coisas interessantes de meu mundo, como o submundo do crime de Dyaton e parte da história de Myhtrz, um país interessante, mas que será pouco explorado na saga principal.

O livro está planejado para ter 46 capítulos (26 capítulos se passando no presente e 20 flashbacks), e, considerando uma média de 1500 palavras por capítulo, terá cerca de 70 mil palavras (apesar de eu ter colocado como meta no site do NaNoWriMo 60 mil palavras). Durante o mês de julho, atualizarei meu progresso semanalmente através da coluna Diário de Escrita, e também deixarei uma barra de porcentagem na sidebar.

Em breve, farei um post detalhando melhor a trama do livro, em que falarei sobre o mundo, os personagens e darei, além de um título provisório, uma sinopse provisória.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...