26 de junho de 2015

Entrevista: Tatiane Durães

Hoje você pode conferir uma entrevista com Tatiane Durães, parceira do blog e autora dos livros As Faces da Luz, Kaelium e Desejo e Honra.


Sonhos, Imaginação & Fantasia: Primeiramente, fale um pouco sobre você. O que despertou seu desejo de escrever?
Tatiane Durães: Eu sou uma garota/mulher apaixonada por livros de fantasia, pelo filho, pelo marido e que adora mexer com plantas. 
Sempre tive vontade de escrever um livro. Passar a alegria que sentimos ao ler uma boa história a outras pessoas. Faltava a história, foi quando As Faces da Luz surgiu. 

SI&F: Fale um pouco sobre seu processo de escrita.
Tatiane: Eu fiz processos bem diferentes nas histórias que escrevi. As Faces da Luz, na verdade toda a trilogia Arcantatys, eu tinha em mente, mas não em detalhes. Kaelium eu já sabia detalhe de tudo o que aconteceria. O mesmo com Desejo e Honra. Eu pensei muito bem na história antes de escrevê-la e quando a coloquei no papel segui exatamente aquilo que tinha pensado. Já com o As Faces não consegui fazer assim. Muitas coisas surgiram durante a escrita. 


SI&F: Quais são seus planos para o futuro? Já tem ideias para novas histórias?
Tatiane: Bem, eu estou trabalhando no segundo da trilogia Arcantatys, tenho uma continuação em mente para o Kaelium e tenho um projeto inspirado no jogo de vídeo game DMC. 

SI&F: Fale um pouco sobre sua jornada para a publicação. Que dificuldades enfrentou?
Tatiane: Talvez a falta de experiência, isso faz com que a gente tropece muito. Revisões mal feitas, ser enganada por editoras que só querem tirar vantagem... Isso poderia ser "evitado", porém tudo faz parte da aprendizagem. 
Ainda existem dificuldades, acabei de reincidir o contrato com a editora que publicava o As Faces da Luz, então estou novamente independente. 

SI&F: As Faces da Luz e Kaelium são livros de fantasia, e Desejo & Honra é um romance. Você sente facilidade para transitar entre os diferentes gêneros literários? Tem planos para, no futuro, escrever em outros gêneros?
Tatiane: Eu quase coloquei fantasia em Desejo e Honra... rsrsrs... Mas me controlei. O gênero que mais gosto é fantasia, porém a história, o romance, surgiu e tive a oportunidade de escrevê-lo. Não acho que isso vá acontecer de novo, apesar de várias histórias surgirem em minha mente. Acho que a única coisa que eu não conseguiria escrever, seria terror. Sou muito medrosa. 

  
SI&F: O que você aprendeu com os três livros que já publicou? O que mudaria, seja no processo de escrita ou de publicação, em seus próximos trabalhos?
Tatiane: O desespero por uma editora. Acho que isso faz com que fiquemos, de certa forma, cegos para outras possibilidades e oportunidades. Existem vantagens em se ficar independente, pelo menos do ponto de vista do autor. É que a impressão que eu tenho, é que o leitor dá mais valor ao livro quando ele tem um selo editorial na capa, e sabemos, por tudo o que vem acontecendo com editoras, que isso não é sinal de qualidade. 

SI&F: Que dicas você daria aos novos escritores?
Tatiane: Primeiro, tenham paciência. O mercado editoral brasileiro não é fácil, não achem que vocês vão ficar famosos e ricos da noite para o dia. Invistam em suas histórias, façam uma boa revisão, mandem para betas readers, se possível paguem uma crítica profissional para ler e apontar possíveis falhas. 
Tenham calma ao escolher a editora para publicar sua história, saiba que muitas cobram para isso. Conversem com outros autores dessa editora para saber como está sendo para ele. É possível que se com ele esteja acontecendo algo ruim, aconteça com você também. 
Saibam ouvir críticas. Alguém não vai gostar da sua história, e ele tem todo direito. Você tem que saber respeitar. 

Um comentário :

  1. ah!! obrigada pela entrevista e pelo carinho!!!! bjs

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...