15 de maio de 2015

Livros de Fantasia | A Roda do Tempo

A coluna Livros de Fantasia tem por objetivo divulgar livros e sagas (completas ou incompletas) que se encaixam no gênero da fantasia, levando aos leitores informações sobre essas histórias e, quem sabe, despertando a curiosidade destes.

O intuito desta coluna é mais informativo que opinativo, pois muitas vezes trarei informações sobre uma história que ainda não tenha lido, mas procurarei redirecionar o leitor para a resenha caso já a tenha lido. Clicando aqui você encontra todos os demais livros e sagas descritos nesta coluna.

Se quiser ler sobre alguma saga ou livro aqui no blog ou simplesmente me recomendar um livro (sempre tem espaço para mais um na lista!), basta enviar um e-mail para o blog através da página contato.


Nesta edição da coluna falarei um pouco sobre a série A Roda do Tempo, de Robert Jordan, que se inicia com O Olho do Mundo.


Título: O Olho do Mundo
Título original: The Eye of the World
Ano de publicação: 2013 (Brasil), 1990 (EUA)
Adicione no Skoob.
Adicione no Goodreads.
Leia a resenha

Sinopse do primeiro volume


Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará.
Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al'Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno - o mais rigoroso das últimas décadas -, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira.
Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand e seus amigos a escapar dali, como os apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas. A desconhecida é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido, aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

No exterior, os livros começaram a ser publicados a partir de 1990 e o último dos 14 volumes, A Memory of Light, foi publicado em 2013 nos EUA. Robert Jordan morreu em 2007 sem concluir a série, cujos três últimos volumes foram escritos por Brandon Sanderson a partir de anotações sobre o enredo deixadas por Jordan.

Confiram todos os títulos da série:
  1. O Olho do Mundo
  2. A Grande Caçada
  3. O Dragão Renascido
  4. The Shadow Rising
  5. The Fires of Heaven
  6. Lord of Chaos
  7. A Crown of Swords
  8. The Path of Daggers
  9. Winter’s Heart
  10. Crossroads of Twilight
  11. Knife of Dreams
  12. The Gathering Storm
  13. Towers of Midnight
  14. A Memory of Light

Em O Olho do Mundo nos são apresentados diversos personagens, dentre eles Rand al’Thor, o protagonista, e seus dois amigos, Perrin Aybara e Matrim Cauthon, além de Nynaeve, Egwene, Moiraine (a Aes Sedai) e seu guardião Lan e o menestrel Thom Merrilin.

A magia deste universo vem da Roda do Tempo, que tece o padrão das eras e é movida pela Fonte Verdadeira, de onde é retirado o Poder Único. Este possui uma parte masculina, saidin, e uma parte feminina, o saidar, e esse poder só pode ser canalizado por feiticeiros, os Aes Sedai. A parte masculina do Poder Único, porém, foi maculada, o que acaba levando seus usuários à loucura.


O mundo apresentado já se mostra rico e complexo no primeiro volume, com intrigas políticas, cidades obscuras e abandonadas e diversas criaturas de imaginação do autor, como trollocs e myrddraal.

Links interessantes


Um comentário :

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...