27 de abril de 2015

[Resenha] O Sangue do Olimpo

Título: O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 430
Sinopse: Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

Em O Sangue do Olimpo, os sete semideuses da profecia seguem para Atenas a fim de impedir que Gaia desperte — o que ela pretende fazer no dia primeiro de agosto. Enquanto isso, Nico, Reyna e Hedge seguem para o Acampamento Meio-Sangue com a Atena Partenos. A história segue em etapas que devem ser cumpridas antes que cada grupo chegue ao seu destino, alternando-se entre os pontos de vista de vários semideuses, que neste livro foram Jason, Leo, Nico, Piper e Reyna.

A escrita, como sempre, é leve e divertida, cheia de piadas e ironias por parte dos personagens. Em comparação com os livros anteriores, não nos foi apresentada muita mitologia nova, mas houve coisas interessantes que renderam boas oportunidades para explorar um pouco mais os personagens. Passamos também por cenários interessantes, como Pompéia e diversas cidades gregas.

Quanto aos personagens, o enfoque está, é claro, nos semideuses com ponto de vista, e desta vez a que se destacou foi Reyna. Esta, embora tenha aparecido na história desde o segundo volume, nunca tinha sido muito explorada, mas neste livro ganhou bastante importância e teve sua história de vida revelada, o que foi muito interessante.

Os outros personagens antigos estavam como sempre, apenas esperava um pouco mais de participação de Percy e Annabeth; dentre os sete da profecia, eram eles quem tinham mais tempo de acampamento, porém foram os que menos contribuíram para a história. Até mesmo Frank pareceu um pouco apagado, depois de todo o crescimento que teve em A Casa de Hades.

O final foi um pouco apressado e não tão emocionante quanto poderia, além de ter deixado algumas pontas soltas, mas não me decepcionou completamente. Pelos comentários que tinha ouvido pela internet, imaginava que fosse ser muito pior. Ainda assim, senti que a trama poderia ter sido melhor trabalhada para abrir espaço para um final mais detalhado, e também para que personagens como Percy, Annabeth e Frank tivessem feito alguma diferença, ainda que não fossem ser o foco.

Entretanto, apesar do final rápido e relativamente fácil, e da pouca participação de Percy e Annabeth, o livro, como todos os demais, prende do início ao fim e tem diversos momentos ótimos (alguns extremamente engraçados) que acabaram por compensar esses pontos negativos. Eu não posso dizer que não me diverti com o livro e que não tive ótimos momentos enquanto o lia.

Avaliação

Trama: 3
Narrativa: 4
Personagens: 2
Caracterização: 3
Coerência: 3
Criatividade: 4
Revisão: 5



Outros livros de Rick Riordan:

Percy Jackson & os Olimpianos
  1. O Ladrão de Raios
  2. O Mar de Monstros
  3. A Maldição do Titã
  4. A Batalha do Labirinto
  5. O Último Olimpiano

Os Heróis do Olimpo
  1. O Herói Perdido
  2. O Filho de Netuno
  3. A Marca de Atena
  4. A Casa de Hades
  5. O Sangue do Olimpo
  6. Os Diários do Semideus
Confira as resenhas dos primeiros 4 volumes de Os Heróis do Olimpo

As Crônicas dos Kane
  1. A Pirâmide Vermelha
  2. O Trono de Fogo
  3. A Sombra da Serpente

Cross Over
  1. O Filho de Sobek
  2. O Cajado de Serápis
  3. The Crown of Ptolemy
Confira a resenha conjunta de O Filho de Sobek e O Cajado de Serápis.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...