6 de abril de 2015

Resenha | O Filho de Sobek e O Cajado de Serápis

O Filho de Sobek e O Cajado de Serápis são dois contos que misturam os mundos de duas séries do escritor Rick Riordan: Percy Jackson & os Olimpianos, de mitologia grega, e As Crônicas dos Kane, que fala de mitologia egípcia. Os contos formam uma trilogia, sendo que o último conto, The Crown of Ptolemy, será lançado neste ano nos EUA, sem previsão no Brasil, A Coroa de Ptolomeu, foi lançado no Brasil em 2015.

Confira abaixo as resenhas de ambos os contos:


Título: O Filho de Sobek
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 32
Compre: Amazon
Sinopse: Percy Jackson encontra Carter Kane em mais uma eletrizante aventura do autor best-seller Rick Riordan. Ao investigar os ataques de um crocodilo imenso contra pégasos em Long Island, o grande herói do Olimpo conhece o líder da casa do Brooklyn, que também está no rastro da fera. Os dois se juntam para combater o terrível filho de Sobek, mas as dúvidas são muitas: por que há um monstro egípcio atacando mitos gregos? Será que a união de forças dos dois heróis será suficiente para derrotar a fera? E a mais importante: quem estaria por trás desse terrível evento?

O conto O Filho de Sobek é narrado em primeira pessoa por Carter Kane, protagonista da trilogia As Crônicas dos Kane. Inicia-se com uma breve apresentação sobre o mundo e o personagem; nada muito detalhado, por isso acredito que quem não leu a trilogia talvez fique um pouco perdido.

Carter estava caçando um grande crocodilo que há dias vinha causando problema quando se depara com Percy Jackson, e então temos ambos os mundos misturados. A relação entre os dois personagens no início não é muito amigável, mas em seguida se unem para deter o crocodilo.

A narrativa é interessante e prende o leitor. O conto, com sua premissa simples, logo chega a uma resolução, mas deixa alguns pontos em aberto, prevendo a sequência. O mais interessante de observar, porém, são os conflitos entre Percy Jackson e Carter Kane; o atrativo do conto era o crossover entre os dois mundos e isto foi entregue de maneira satisfatória ao leitor.

Avaliação:

Trama: 3
Narrativa: 3
Personagens: 4
Caracterização: 3
Coerência: 5
Criatividade: 4
Revisão: 5
★ ★ ★ ★ ☆


Título: O Cajado de Serápis
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2014
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 70
Compre: Amazon
Sinopse: Annabeth Chase e Sadie Kane encontram-se nesta aventura inédita. A semideusa filha de Atena e a jovem mágica da Casa do Brooklyn precisam enfrentar um inimigo terrível do mundo antigo. No entanto, ainda mais perturbador do que o deus faminto que elas encontram no metrô é a revelação de quem o controla alguém que Sadie conhece bem.

O conto O Cajado de Serápis é continuação de O Filho de Sobek e, narrado em terceira pessoa sob o ponto de vista de Annabeth, conta como ela e Sadie Kane lutam contra um misterioso monstro composto por três partes, que não parece nem grego e nem egípcio.

Temos novamente o crossover entre os dois mundos, grego e egípcio, e algumas pontas soltas deixadas no primeiro conto são esclarecidas, dando ao leitor uma ideia melhor de por que ambos os mundos acabaram por se encontrar e deixando-o em expectativa para o último conto.

Mais uma vez, o ponto alto é a interação entre Annabeth e Sadie, que ao contrário de Percy e Carter colaboraram uma com a outra desde o início. Estava ansiosa para ler esse conto justamente para saber como seria a interação entre as duas, e fiquei muito satisfeita.

Neste conto há mais mitologia do que no anterior, e isso, também, foi muito interessante. Além disso, é citado um personagem que apareceu n’As Crônicas dos Kane, e como a apresentação de ambos os mundos é sucinta, recomendo a leitura de ambas as séries antes dos contos.

Todos esses motivos me levaram a gostar mais desse conto do que o anterior. O Filho de Sobek, apesar de divertido, teve cenas de ação mais leves. O Cajado de Serápis é mais longo e tem mais cenas de ação, todas muito legais, além da já citada mitologia, que foi explorada de um jeito interessante.

Avaliação:

Trama: 4
Narrativa: 4
Personagens: 4
Caracterização: 4
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 5
★ ★ ★ ★ ✭

Outros livros de Rick Riordan:

Percy Jackson & os Olimpianos:
  • O Ladrão de Raios;
  • O Mar de Monstros;
  • A Maldição do Titã;
  • A Batalha do Labirinto;
  • O Último Olimpiano.

Os Heróis do Olimpo:
Confira as resenhas dos primeiros 4 volumes de Os Heróis do Olimpo.

As Crônicas dos Kane:
  • A Pirâmide Vermelha;
  • O Trono de Fogo;
  • A Sombra da Serpente.

Cross Over:

Post atualizado em 11/02/2017.


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...