26 de janeiro de 2015

Minhas resoluções de ano novo


O ano novo chega e, junto com as já conhecidas festas e tradições, vêm as metas de ano novo, fadadas a não serem cumpridas. Mas, pensando em minha carreira como escritora, tracei algumas metas que pretendo, sim, cumprir; vamos a elas:

[1] Concluir A Irmandade do Caos

A Irmandade do Caos é o segundo volume de O Segredo de Todos os Mundos e, como escrevi o primeiro em cerca de 6 meses, espero concluir este ainda em 2015. Minha ideia inicial era ter seu planejamento concluído até o final de julho de 2014, mas enrolei muito, me dediquei a outros projetos e tive uma série de imprevistos, o que me levou a arrastar esse planejamento até as primeiras semanas de janeiro. Mas, agora que o planejamento está concluído, espero conseguir me dedicar ao projeto.

[2] Escrever pelo menos outros 2 livros

Tive ao longo de 2014 duas ideias para livros e estou muito empolgada para desenvolvê-los. Ainda não têm títulos, mas um é um volume único e outro faz parte de uma série cujo número de volumes ainda não foi definido. Espero concluí-los ainda esse ano, um deles a tempo de participar do Prêmio Bang! 2015, se ele acontecer.

[3] Escrever mais contos

Uma das coisas que tenho percebido é que a maioria de minhas ideias são para romances, mas como suspeito que não terei tempo de desenvolver todas elas, acabo escrevendo contos. Como acabam rendendo tramas complexas demais, porém, não tenho espaço suficiente para desenvolvê-las devidamente dentro de um conto, e estes ficam com a qualidade aquém da esperada. Por isso espero, neste ano, escrever mais contos (quem sabe o suficiente para montar uma antologia), assim como minha habilidade de desenvolver histórias mais concisas.

[4] Pesquisar mais sobre a escrita

Quem acompanha o blog viu que dei início a uma série de posts chamada Como Escrever um Livro de Fantasia. Pretendo continuá-la neste ano, mas também escreverei sobre temas que valem para todos os gêneros, como personagens, diálogos, descrição de cenários, etc. Com isso, pretendo melhorar minhas técnicas.

[5] Procrastinar menos

Esse item deve estar nas listas de ano novo de muitos outros escritores; é aquele tipo de meta que costuma falhar, assim como todas as outras metas de ano novo. Não preciso falar muito sobre o assunto, pois todos os escritores conhecem o demônio da procrastinação.

[6] Trabalhar mais minha escrita

Como já mencionado, pesquisarei um pouco sobre diversos temas relacionados à escrita. Mas também desejo pôr em prática aquilo que descobrir, especialmente alguns detalhes sobre descrição de cenários que, embora já tenha falado sobre por aqui, gostaria de melhorar.

[7] Trabalhar melhor os personagens

Também já falei sobre a caracterização de personagens, apesar de ter abordado mais o meu processo do que o assunto em si. Porém, se vocês leram o artigo, perceberam que eu levei anos para concluir a caracterização dos personagens de meu projeto principal, e que este foi um dos motivos que me levou a reescrever e reescrever. O ideal é que eu já tivesse uma ideia melhor de cada um antes de começar uma história.

Outro problema que tenho com a caracterização dos personagens é que, quando vou escrever um novo projeto, acabo tendo bloqueio criativo devido aos novos personagens. Às vezes sinto que esse é um problema causado pelo meu apego aos personagens do projeto principal (é como se eles quisessem atenção exclusiva), e sabendo disso tenho de resolver o problema. Assim, pesquisarei sobre o assunto e desenvolverei técnicas e truques para aprimorar (e agilizar) a caracterização de novos personagens.

[8] Participar de uma das edições do NaNoWriMo

Neste ano não sei se poderei participar da edição de novembro, mas há outras edições em outros meses e tentarei participar da de julho. Desta vez, tenho um projeto mais curto em mente, de um livro só (nenhum dos que citei no item 2) e, como já aprendi algumas coisas no ano passado, pretendo começar o planejamento e a caracterização dos personagens bem antes.

[9] Concluir o planejamento de O Portal da Morte ainda em 2015

Não quero que o planejamento do terceiro volume de O Segredo de Todos os Mundos me tome seis meses, então dessa vez vou pegar firme e tentar concluí-lo em no máximo um mês. Minha ideia é concluir essa saga até 2017, para que possa dar início a outro projeto, tão grande quanto.

[10] Publicar mais no Wattpad/Widbook

Esse é outro motivo que me leva a querer escrever mais contos. Minha ideia é publicar alguns deles (talvez também um de meus projetos menores) nessas redes sociais e divulgá-los melhor, para ganhar alguns leitores.

Aproveitando, aqui vão os links de meus perfis em ambos os sites:

Enfim, é uma meta bem grande, mas plausível se eu conseguir cumprir o item 5. E quanto a vocês, escritores, quais as suas metas?

Um comentário :

  1. Olá,
    Espero que você consiga concluir suas metas, sei que metas não são fáceis, e o planejado as vezes vai para outro caminho... eu sei disso.
    Bom a sua meta que mais me surpreendeu foi a segunda, preciso dizer, escrever dois livros isso é UAU, isso que é força de vontade, mas eu gostei dela.
    A minha meta entre todas as minhas metas e a maior de todas é: Estudar, quero estudar muito, principalmente a nossa linda e amada linguá brasileira, o nosso português e nossa gramatica reforçar o que já e aprender o que já esqueci ou o que não sei.
    Obrigada por compartilhar suas metas espero que você consiga realizar todas elas nesse ano de 2015.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...