25 de novembro de 2014

[Resenha] Almakia - A Vilashi e os Dragões

Título: Almakia #1 – A Vilashi e os Dragões
Autor: Lhaisa Andria
Ano de publicação: 2012
Editora: Modo Editora
Número de páginas: 364
Sinopse: Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias, vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin. Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça e tem por único objetivo terminar sua educação e voltar à sua vila. Porém, devido a um incidente ela se vê presa pelas circunstâncias, e dali em diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia.

20 de novembro de 2014

Os 9 maiores medos de um leitor

Muitos leitores têm fortes relações com seus livros, muitas vezes preocupando-se em deixá-los em bom estado e em não perdê-los. Assim, decidi listar aquelas coisas que mais aterrorizam os diversos leitores que encontramos por aí.

18 de novembro de 2014

[Resenha] O Olho do Mundo

Título: A Roda do Tempo #1 – O Olho do Mundo
Autor: Robert Jordan
Ano de publicação: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 800
Sinopse: Um dia houve uma guerra tão definitiva que rompeu o mundo, e no girar da Roda do Tempo o que ficou na memória dos homens virou esteio das lendas. Como a que diz que, quando as forças tenebrosas se reerguerem, o poder de combatê-las renascerá em um único homem, o Dragão, que trará de volta a guerra e, de novo, tudo se fragmentará. Nesse cenário em que trevas e redenção são igualmente temidas, vive Rand al’Thor, um jovem de uma vila pacata na região dos Dois Rios. É a época dos festejos de final de inverno — o mais rigoroso das últimas décadas —, e mesmo na agitação que antecipa o festival, chama a atenção a chegada de uma misteriosa forasteira. Quando a vila é invadida por Trollocs, bestas que para a maioria dos homens pertenciam apenas ao universo das lendas, a mulher não só ajuda Rand a escapar, como o apresenta àquela que será a maior de todas as jornadas: ela é uma Aes Sedai, artífice do poder que move a Roda do Tempo, e acredita que Rand seja o profético Dragão Renascido. Aquele que poderá salvar ou destruir o mundo.

17 de novembro de 2014

[Diário de Escrita #3] Primeiras semanas de novembro

Na série Diários de Escrita compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Mas hoje falarei somente sobre A Pedra Dourada, o projeto escolhido para o NaNoWriMo, uma vez que todos os outros estão parados temporariamente.


13 de novembro de 2014

16 coisas que me fazem desgostar de um livro

Semana passada, listei as 15 coisas que me fazem gostar de um livro. Hoje, venho citar os elementos que, apesar de não serem definitivos na minha decisão de desgostar de uma história, ao menos me farão considerá-la razoável ou boa e não excelente.


12 de novembro de 2014

Escrevendo Fantasia | Escolha do Tema

Mês passado dei início a uma série de posts onde pretendo discutir o processo de escrita de um livro de fantasia, gênero que escrevo e sobre o qual mais leio. No primeiro post fiz uma introdução geral sobre cada tópico que iria discutir, sendo que os próximos posts discutiriam cada tópico separadamente, em mais detalhes.


Hoje irei falar sobre a escolha do tema.

11 de novembro de 2014

[Resenha] Fahrenheit 451

Título: Fahrenheit 451
Autor: Ray Bradbury
Ano de publicação: 1953
Editora: Globo
Número de páginas: 216
Sinopse: A obra de Bradbury descreve um governo totalitário, num futuro incerto mas próximo, que proíbe qualquer livro ou tipo de leitura, prevendo que o povo possa ficar instruído e se rebelar contra o status quo. Tudo é controlado e as pessoas só têm conhecimento dos fatos por aparelhos de TVs instaladas em suas casas ou em praças ao ar livre. O livro conta a história de Guy Montag, que no início tem prazer com sua profissão de bombeiro, cuja função nessa sociedade imune a incêndios é queimar livros e tudo que diga respeito à leitura. Quando Montag conhece Clarisse McClellan, uma menina de dezesseis anos que reflete sobre o mundo à sua volta e que o instiga a fazer o mesmo, ele percebe o quanto tem sido infeliz no seu relacionamento com a esposa, Mildred. Ele passa a se sentir incomodado com sua profissão e descontente com a autoridade e com os cidadãos. A partir daí, o protagonista tenta mudar a sociedade e encontrar sua felicidade.

8 de novembro de 2014

642 coisas sobre as quais escrever | Desafio #1

642 coisas sobre as quais escrever é um desafio que foi criado em 24h por 35 escritores, que se juntaram para formar o grupo The Grotto em São Francisco. A intenção era juntar mais e mais escritores, formando uma conexão de inspiração.


Os desafios podem ser feitos na ordem, ou escolhidos aleatoriamente. Eu decidi fazê-los na ordem, e hoje trago o resultado do primeiro desafio.

7 de novembro de 2014

Livros de Fantasia | Trilogia do Mago Negro

A coluna Livros de Fantasia tem por objetivo divulgar livros e sagas (completas ou incompletas) que se encaixam no gênero da fantasia, levando aos leitores informações sobre essas histórias e, quem sabe, despertando a curiosidade destes.

O intuito desta coluna é mais informativo que opinativo, pois muitas vezes trarei informações sobre uma história que ainda não tenha lido, mas procurarei redirecionar o leitor para a resenha caso já tenha lido o livro em questão. Clicando aqui você encontra todos os demais livros e sagas descritos nesta coluna.

Se quiser ler sobre alguma saga ou livro aqui no blog ou simplesmente me recomendar um livro (sempre tem espaço para mais um na lista!), basta enviar um e-mail para o blog através da página contato.

6 de novembro de 2014

15 coisas que me fazem gostar de um livro

Outro dia fiz uma postagem enumerando dez tipos de leitores que podemos encontrar por aí. Porém, a lista não passa de um post divertido, pois na realidade não existem “tipos de leitores”; cada um tem seus gostos e suas maneiras de ser.


Desse modo, um livro que falhou para mim pode vir a agradar outros leitores, e vice-versa. Assim, decidi listar os principais pontos que me levam a gostar de um livro.

4 de novembro de 2014

Resenha | O Império Final

Título: O Império Final (Mistborn: Nascidos da Bruma #1)
Autor: Brandon Sanderson
Ano de publicação: 2014
Editora: Leya
Número de páginas: 608
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse (Skoob): O que acontece se o herói da profecia falhar? Certa vez, um herói apareceu para salvar o mundo. Um jovem com uma herança misteriosa, que desafiou corajosamente a escuridão que sufocava a Terra. Ele falhou. Desde então, há mil anos, o mundo é um deserto de cinzas e brumas, governado por um imperador imortal conhecido como Senhor Soberano. Todas as revoltas contra ele falharam miseravelmente. Nessa sociedade onde as pessoas são divididas em nobres e skaa – classe social inferior –, Kelsier, um ladrão bastardo, se torna a única pessoa a sobreviver e escapar da prisão brutal do Senhor Soberano, onde ele descobriu ter os poderes alomânticos de um Nascido da Bruma – uma magia misteriosa e proibida. Agora, Kelsier planeja o seu ataque mais ousado: invadir o centro do palácio para descobrir o segredo do poder do Senhor Soberano e destruí-lo. Para ter sucesso, Kell vai depender também da determinação de uma heroína improvável, uma menina de rua que precisa aprender a confiar em novos amigos e dominar seus poderes.

Depois de ler Elantris no ano passado e ter adorado, fiquei animada ao descobrir que mais um livro de Brandon Sanderson seria publicado no Brasil e, tão logo pude, investi mais de R$50 em Mistborn sem nem ler a sinopse. Apesar de isso não ser uma desculpa para uma livraria cobrar tal preço de um livro, valeu cada centavo. Assim como Elantris, é ainda melhor do que eu esperava, e decerto estará no meu top 5 de melhores livros de 2014 junto com As Mentiras de Locke Lamora.

Kelsier é o líder de uma gangue de ladrões que almeja derrubar o Senhor Soberano, que há mil anos governa o Império Final após supostamente derrotar o que se chama de Profundezas, algo que uma vez ameaçou destruir o mundo. Vin é membro de outra gangue de ladrões e tem os ensinamentos de seu desaparecido irmão fortemente gravados na mente: não deve confiar em ninguém e deve esperar a traição de todos.

2 de novembro de 2014

Conheça a iniciativa Indiecando Livros

A coluna Indicações de Sites tem como objetivo compartilhar com os leitores aqueles sites e blogs que acho interessantes ou úteis, e que, acredito, o serão também para outras pessoas. Serão muitas vezes relacionados à literatura, algumas vezes não. Qualquer site pode ser indicado por aqui, desde aqueles que me são muito úteis até aqueles que me entretém nas horas vagas.

Atenção: não estou sendo paga para falar sobre os sites e blogs aqui referidos, e o fato de eu os indicar tampouco implica que tenham parceria com o meu blog. Estão sendo citados pelo simples fato de serem úteis a mim ou simplesmente me agradarem.

1 de novembro de 2014

Viagens de Agosto, Setembro e Outubro de 2014


Contos

O conto narra eventos ocorridos antes do início de Herdeiros de Atlântida, primeiro volume da saga Filhos do Éden. Apresenta-nos alguns dos personagens da trilogia e um esboço de sua trama. É um conto curto e, a meu ver, tem um ritmo acelerado demais, deixando de passar a emoção da aventura.






Leia também: