28 de agosto de 2014

5 motivos para os leitores se alegrarem

Sei que praticamente a lista inteira trata de livros de fantasia e que outros leitores provavelmente se alegrarão com outras coisas, mas, para os amantes de fantasia, aqui vão bons motivos para vocês ficarem felizes.

[5] Novo selo da editora Rocco


Em agosto a Editora Rocco lançou um novo selo: Fantástica, dedicado ao gênero da fantasia. Leia mais no próprio site da editora. Apesar de não ter me interessado muito pelos dois lançamentos já anunciados, gostei da iniciativa, pois mostra que há pelo menos mais uma editora interessada no gênero. Em minhas experiências na internet, percebi que há muitos livros do gênero (e provavelmente bons livros) que não são publicados por aqui, e muitos fãs acabam lendo-os em inglês.

27 de agosto de 2014

[Escrita] Planejamento de livros

Recentemente concluí meu primeiro livro: As Joias do Caos, o primeiro volume de uma saga intitulada O Segredo de Todos os Mundos. Clique aqui para ler todo o processo de escrita desse livro.

Agora, minha missão é escrever o segundo volume da saga, A Irmandade do Caos. Porém, antes disso, preciso planejá-lo.


26 de agosto de 2014

Resenha | A Batalha do Apocalipse

Título: A Batalha do Apocalipse
Autor: Eduardo Spohr
Ano de publicação: 2010
Editora: Verus
Número de páginas: 586
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon  
Sinopse: Há muitos e muitos anos, há tantos anos quanto o número de estrelas no céu, o Paraíso Celeste foi palco de um terrível levante. Um grupo de anjos guerreiros, amantes da justiça e da liberdade, desafiou a tirania dos poderosos arcanjos, levantando armas contra seus opressores. Expulsos, os renegados foram forçados ao exílio, e condenados a vagar pelo mundo dos homens até o dia do Juízo Final. Mas eis que chega o momento do Apocalipse, o tempo do ajuste de contas, o dia do despertar do Altíssimo. Único sobrevivente do expurgo, o líder dos renegados é convidado por Lúcifer, o Arcanjo Negro, a se juntar às suas legiões na batalha do Armagedon, o embate final entre o Céu e o Inferno, a guerra que decidirá não só o destino do mundo, mas o futuro do universo. Das ruínas da Babilônia ao esplendor do Império Romano; das vastas planícies da China aos gelados castelos da Inglaterra medieval. A Batalha do Apocalipse não é apenas uma viagem pela história humana, mas é também uma jornada de conhecimento, um épico empolgante, cheio de lutas heróicas, magia, romance e suspense.

Há muitos anos Yaweh, o deus da luz, derrotou Tehom, a deusa da escuridão, e deu início à criação do mundo, incluindo os seres humanos. Findada a criação, Yaweh concedeu aos humanos o livre-arbítrio e se retirou para um descanso, deixando para os cinco Arcanjos a responsabilidade de cuidar de sua criação. O Arcanjo Miguel, porém, ficou enciumado com o livre-arbítrio dado aos humanos e por isso decidiu destruí-los.

23 de agosto de 2014

[Meus Projetos] O Segredo de Todos os Mundos

A Saga



A saga intitulada O Segredo de Todos os Mundos divide-se, atualmente, em quatro volumes, em que seus personagens buscam compreender esse segredo e usufruir de todos os benefícios que esses podem lhe trazer. Não direi que segredo é esse pois esse seria um grande spoiler do final do primeiro volume.

Sinopse de As Joias do Caos

Sophia era apenas uma garota prestes a fazer 14 anos cuja única preocupação era enfrentar o segundo semestre letivo e passar nas provas de final de ano. Quando percebe que sua colega Taís está reunindo um grupo de jovens selecionados de maneira aparentemente aleatória, seu orgulho não a deixa se conformar com o fato de permanecer ignorante quanto ao que acontece ao seu redor, por isso decide averiguar. Contudo, aos poucos descobre que o que está acontecendo vai muito além de um grupo misterioso de adolescentes.
Cristina e Claudio, pai de Taís, há muito almejam possuir os Artefatos do Poder, por isso a menina concordou em ajudá-los e os roubou. Como era de se esperar, Sophia estava a par de tudo (ou quase tudo) o que Taís andava fazendo, e, assim como suas amigas, sente que precisa descobrir o motivo de Taís ter roubado os Artefatos do Poder. Porém, Sophia descobrirá que ser tão curiosa talvez não seja uma boa coisa.

Os demais volumes (o segundo na fase de planejamento de sua quarta versão) têm os seguintes títulos (provisórios): A Irmandade do Caos, O Portal da Morte e O Palácio do Caos.


22 de agosto de 2014

[Diário de Escrita #2] Fevereiro a Junho

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.


Esta edição, porém, será uma exceção. Como passei meses sem postar no blog, ocupada com meu projeto para o concurso Prêmio Bang, não escrevi para nenhum de meus outros projetos, assim, falarei apenas sobre As Joias do Caos, o livro (finalmente) concluído em junho de 2014, primeiro volume de O Segredo de Todos os Mundos. Confiram o diário de janeiro.

20 de agosto de 2014

[Últimas Viagens] Primeiro semestre de 2014


Apresento-lhes a seguir o que li neste primeiro semestre de 2014 — e também de julho. Li cerca de 15 livros e alguns contos, alguns muito bons, outros nem tanto.

Contos


Li esse conto no intuito de conhecer o trabalho de Carolina Munhoz, escritora brasileira de livros juvenis. Não sei se o mesmo se aplica aos seus livros, mas não gostei do estilo de escrita do conto, tampouco do conteúdo. Parte do livro é contado em primeira pessoa como um relato de uma garota ao seu diário, outra parte em terceira pessoa com narrador onisciente (embora nesta parte a autora tenha se confundido e escrito algumas frases em primeira pessoa).

Como é um conto de Natal, conta o drama de uma garota que faz parte da família Claus e, como os pais, tem o dever de garantir que todas as crianças ganhem seus presentes de Natal na data. É proposto um conflito familiar, que apesar de complexo é resolvido facilmente, demandando apenas algumas linhas. Além disso, alguns trechos ficaram um tanto vagos e não passaram tanta emoção quanto deveriam.

O Guarda é um conto extra da trilogia A Seleção que conta alguns eventos específicos do segundo volume, A Elite, sob o ponto de vista de Aspen. A história não traz nada de novo, exceto por um dos ataques rebeldes, que ficam em segundo plano nos livros por estes serem narrados por America, e pelos pensamentos de Aspen em relação à protagonista e à Seleção.

Este conto de George R. R. Martin se passa em um cenário futurista onde a tecnologia permite que os humanos viajem de um planeta a outro, colonizando-os e acompanhando os conflitos existentes nesses planetas. O foco é um planeta fictício, denominado Planeta Espectro, onde todas as noites uma misteriosa neblina se ergue, suscitando lendas a respeito de ataques de espectros. Enquanto um grupo de cientistas procura analisar o planeta em busca de comprovar a existência ou a não existência desses espectros, são discutidos temas como o desejo do ser humano de buscar respostas para tudo em contraposição com o ar de mistério que uma boa pergunta pode nos proporcionar.

18 de agosto de 2014

O Retorno do Blog

Os leitores devem ter notado que, mais uma vez, as postagens do blog foram diminuindo até parar, e desde o final de março não há nenhuma atualização. Isso aconteceu por dois motivos: falta de tempo e de organização.

A falta de tempo se deu em parte devido às tarefas de faculdade, que sempre aparecem nos momentos inconvenientes (sem contar as paralizações ¬¬), em parte porque eu resolvi participar do Prêmio Bang! da editora Saída de Emergência. O prazo para participação era até julho de 2014, e eu não queria perder essa oportunidade, por isso peguei firme na escrita e revisão do meu livro de modo a concluí-lo a tempo. Para isso tive de dedicar meu tempo livre exclusivamente a ele, deixando de produzir contos e posts para o blog; apenas não parei de ler.

A ausência de posts também se deu em parte pela falta de organização; provavelmente teria conseguido um post ou outro se tivesse administrado melhor meu tempo.

Mas agora o blog retornará, com um novo layout (mais limpo e ao mesmo tempo mais bonito) e mais organizado. As novas colunas finalmente serão estreadas (leia mais sobre elas aqui) e novas resenhas serão postadas. O blog não mais deixará de ser atualizado, mas terá menos posts do que costumava; no máximo um por dia. Por isso, muitas das colunas não serão semanais, e os contos serão postados apenas no Widbook e no Wattpad, de forma que no blog apenas os divulgarei. Clique aqui para ler mais sobre meus projetos.

Confiram também o novo projeto do blog: As 100 melhores viagens, uma lista em construção dos melhores livros que já li.