25 de fevereiro de 2014

Resenha | A Aprendiz

Título: A Aprendiz (Trilogia do Mago Negro #2)
Autora: Trudi Canavan
Ano de publicação: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 544
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse (Skoob): Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

OBS: ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR, O CLÃ DOS MAGOS.

A Aprendiz começa pouco tempo após o término de O Clã dos Magos. Agora que aceitou fazer parte do Clã e treinar sua magia, Sonea deve se tornar uma aprendiz, fazendo juramentos e participando de uma cerimônia.

18 de fevereiro de 2014

Resenha | O Clã dos Magos

Título: O Clã dos Magos (Trilogia do Mago Negro #1)
Autora: Trudi Canavan
Ano de publicação: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 434
Compre: Saraiva | Submarino | Amazon
Sinopse: Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

A cidade de Imardin todos os anos passa pela Purificação, onde os pobres são expulsos da cidade para viverem nas favelas, fora da Muralha Exterior da cidade. Sonea e seus tios, Jonna e Ranel, estão dentre aqueles que foram expulsos da cidade. Sonea se separa dos tios e reencontra seus antigos amigos, da época em que morou na favela pela primeira vez. Harrin e Cery a convencem a se juntar aos jovens que atiram pedras contra a proteção mágica dos magos, responsáveis por organizar a Purificação. Atirar as pedras é inútil, pois elas não ultrapassam a barreira, no entanto, Sonea consegue fazer com que uma das pedras ultrapasse a barreira e atinja um dos magos. E isso só pode significar que ela é, também, uma maga.

16 de fevereiro de 2014

[Escrita] Descrição do ambiente e dos personagens


Em algum momento em nossas histórias, teremos de descrever algo, seja um objeto, um ambiente ou um personagem. Cada autor possui sua maneira de descrever: alguns preferem, com algumas poucas palavras, dar ao leitor uma ideia de como se parece a pessoa ou o objeto, outros o descrevem mais detalhadamente, ressaltando todos os pormenores.

11 de fevereiro de 2014

Opinião | Os Heróis do Olimpo

Esta não será uma resenha propriamente, mas minha opinião sobre essa série (uma das minhas favoritas). Irei compará-la com a anterior, Percy Jackson e os Olimpianos, ressaltando as inovações e os pontos positivos, além de falar um pouco sobre o que achei de cada um dos livros.

A série Os Heróis do Olimpo é sequência de Percy Jackson e os Olimpianos, começando poucos meses após o término da primeira série. Composta por 5 livros, dos quais 4 já foram lançados sendo que o quinto volume, Sangue do Olimpo, foi lançado em 2014, sua trama gira em torno da Profecia dos Sete, revelada ao final do livro O Último Olimpiano:

Sete meios-sangues responderão ao chamado.
Em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
E inimigos com armas às Portas da Morte afinal.

Na imagem, da esquerda para a direita, aparecem os personagens Octavian, Reyna, Leo, Piper, Jason, Percy, Annabeth, Hazel, Frank, Nico e Thalia. Créditos: Viria 13 no Deviantart.

A série Os Heróis do Olimpo:
  • O Herói Perdido;
  • O Filho de Netuno;
  • A Marca de Atena;
  • A Casa de Hades;
  • O Sangue do Olimpo.

O que melhorou da série anterior para essa foi a escrita. As cenas se desenvolvem mais lentamente, porém, são mais detalhadas, o que em minha opinião as torna mais interessantes, sem que elas se tornem monótonas. Acredito ser importante um detalhamento do ambiente e das emoções dos personagens em uma cena de ação: isso a torna menos artificial.

5 de fevereiro de 2014

[Diário de Escrita #1] Janeiro de 2014

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências de escrita, bem como o processo de escrita do primeiro volume de O Ciclo do Caos, Uma Viagem a Outro Mundo, juntamente do andamento de outros projetos meus.


Como este é o primeiro, compreenderá tudo o que escrevi em janeiro de 2014 (do dia primeiro ao dia 31), que foi quando recomecei a escrever Uma Viagem a Outro Mundo. Saiba mais sobre a saga aqui.

Resumo:


Média de capítulos por dia: 1,61
Média de palavras por dia: 30801

1Em 23 dias de escrita, uma vez que reiniciei a escrita do livro no dia 9 de janeiro.

Andamento do livro



A porcentagem está baseada na quantidade de capítulos escritos em relação à quantidade de capítulos planejados. Seria mais preciso se eu usasse a quantidade de palavras, uma vez que cada capítulo tem um tamanho diferente e sua quantidade se altera conforme vou avançando pela história e percebendo que determinados capítulos são desnecessários ou outros precisam ser acrescentados. Contudo, não tenho como prever com quantas palavras ficará o livro, desse modo, a porcentagem é só para dar uma ideia do quanto foi feito.

Outras informações


Capítulos escritos em janeiro: 37
Número de palavras: 70807
Número de páginas: 111


Infelizmente, não escrevi nenhum conto e tampouco dei andamento a outros projetos meus. Como escrevi muitos capítulos, não vou descrever a experiência de escrevê-los individualmente, para o post não ficar muito longo, mas prometo fazer um relato mais detalhado na próxima edição, que abrangerá o período de apenas uma semana.

Leituras de 2014

Neste post farei um resumo de todos os livros que mais tenho vontade de ler (e que por isso serão lidos o mais cedo possível, ou seja, esse ano).

Séries que pretendo começar


Aqui listo algumas das sagas que tenho interesse em conhecer, algumas porque li a resenha e me interessei pela premissa, outras porque o gênero me interessa e portanto acredito que irei gostar. Não sei se vou continuar todas, vou conferir por curiosidade. Se eu gostar, vou adicionar as continuações à minha lista de leitura.









Recentemente, comecei a Saga do Mago, de Raymond E. Feist. Ainda estou no primeiro volume, Mago Aprendiz.




4 de fevereiro de 2014

[Meus Livros] O Ciclo do Caos

O Ciclo do Caos não é um novo projeto, mas um projeto em que tenho trabalhado há anos. É uma saga cujos livros foram escritos pela primeira vez quando eu tinha entre 13 e 14 anos. Escrevi e reescrevi os livros várias vezes, mudei os títulos outras incontáveis vezes… Agora, no final 2013, fiz alterações radicais na trama (embora tenha mantido a essência do enredo), aproveitando algumas ideias que tive ao longo de todos esses anos mas que nunca antes cogitei utilizar.

Finalmente, vejo que tenho uma trama interessante e bem estruturada para todos os seus atuais volumes. Muitas partes dos livros já escritos serão reaproveitadas, mas terei que basicamente reescrever tudo. Porém, agora creio que finalmente ficarei satisfeita com o resultado final dos livros, e se precisar fazer alguma alteração, será apenas para melhorar uma cena ou uma descrição, nada que exigirá a reescrita de todos os volume seguintes.

Resenha | Feita de Fumaça e Osso


Título: Feita de fumaça e osso (Feita de fumaça e osso #1)
Autora: Laini Taylor
Ano de publicação: 2012
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 384
Compre: Saraiva | Amazon  
Sinopse (Skoob): Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu.Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo.O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Feita de Fumaça e Osso foi um livro que me surpreendeu. Eu o li pois sua sinopse havia me atraído; ainda assim, não esperava muito do livro.

Conta a história de Karou, uma garota de dezessete anos que tem uma vida um tanto incomum. Para seus amigos humanos, é uma garota que estuda artes em Praga, foge de seu ex-namorado e ocasionalmente sai com seus amigos. Isso, contudo, é apenas um disfarce. Ela na realidade foi criada por criaturas que se assemelham a monstros — os quimeras, como eles mesmos se chamam. Utiliza um portal para alcançar a loja de Brimstone, seu tutor, que é um quimera que vende desejos. E realiza pequenas tarefas para eles — trazer-lhes dentes (de animais, humanos). Em troca, ela ganha pequenos desejos.