25 de novembro de 2014

[Resenha] Almakia - A Vilashi e os Dragões

Título: Almakia #1 – A Vilashi e os Dragões
Autor: Lhaisa Andria
Ano de publicação: 2012
Editora: Modo Editora
Número de páginas: 364
Sinopse: Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias, vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin. Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça e tem por único objetivo terminar sua educação e voltar à sua vila. Porém, devido a um incidente ela se vê presa pelas circunstâncias, e dali em diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia.

Garo-lin Colinpis é a primeira vilashi a frequentar o instituto Dul’Maojin, onde todos os jovens com almaki são ensinados a controlar seus poderes. Porém, nem tudo era como ela esperava, e agora, depois de cinco anos estudando no instituto, ela aprendeu a se manter em silêncio e a não chamar a atenção de outros almakins, que a menosprezam pelo fato de ela ser uma vilashi, descendente de um povo que veio de fora de Almakia.

Entretanto, ela muda de atitude quando os Dragões (denominação para almakis muito importantes que guardam Segredos de Família) maltratam o gato de sua única amiga, Kidari Chanboni. Garo-lin os enfrenta e sofre uma retaliação, e a partir daí a história se desenvolve.

E a maneira como a história se desenrolou a partir desse acontecimento me impressionou. Devido a uma atitude tão simples quanto defender uma amiga, Garo-lin se meteu em uma grande conspiração, que foi muito bem planejada pela autora, apesar de em alguns momentos ela ter explicado as coisas de uma maneira um tanto confusa. O início do livro, apesar de trazer um bom ritmo e uma escrita fluída, não impressiona muito, mas a partir de determinado ponto prende o leitor e o leva rapidamente até o fim.

A escrita é bem simples e, como já dito, bastante fluída. Ainda assim, achei que faltou um pouco de detalhamento nos trechos descritivos e um pouco de amadurecimento na elaboração das cenas. Em alguns momentos uma cena chegava ao fim deixando a sensação de que algo estava faltando; provavelmente alguns detalhes a mais as teriam deixado mais interessantes.

Um ponto negativo do livro foi a revisão. Como li a versão Kindle, não sei como está a edição impressa, mas em diversos momentos me deparei com a falta de espaços entre palavras e com alguns erros de gramática, como “há” no lugar de “a”.

Quanto aos personagens, de início eles pareceram um tanto estereotipados, em especial os Dragões, retratados como valentões. Porém, aos poucos a autora foi trabalhando suas personalidades e desfazendo a impressão inicial de Garo-lin sobre eles, ainda que em alguns momentos eles tenham parecido incoerentes.

O final trouxe algumas reviravoltas, revelações e muita ação. Terminou de uma forma um tanto brusca, deixando diversos conflitos para serem resolvidos no segundo volume, e por isso me deixou muito curiosa para sua continuação.


Outros livros da saga Almakia:
  • Almakia #2 – Além dos Segredos

Visite o site da saga Almakia.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...