22 de agosto de 2014

[Diário de Escrita #2] Fevereiro a Junho

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.


Esta edição, porém, será uma exceção. Como passei meses sem postar no blog, ocupada com meu projeto para o concurso Prêmio Bang, não escrevi para nenhum de meus outros projetos, assim, falarei apenas sobre As Joias do Caos, o livro (finalmente) concluído em junho de 2014, primeiro volume de O Segredo de Todos os Mundos. Confiram o diário de janeiro.

Fevereiro

Resumo


Média de capítulos por dia: 1,25 capítulos.
Média de palavras por dia: 2214 palavras.

Andamento do livro1




Outras informações


Capítulos escritos em fevereiro: 35 capítulos.
Número de palavras: 62000 palavras.

Sobre o processo


A princípio, pareço ter escrito muito menos em fevereiro que em janeiro, porém, considerando que fevereiro tem apenas 28 dias e os primeiros dias de faculdade tenham me atrapalhado, creio que mantive um bom ritmo. Produzi menos palavras por dia e também menos capítulos, de fato, entretanto, não tanto quanto imaginava antes de fazer as contas. Mas foi um mês interessante, pois obtive exatamente 62 mil palavras.

Março

Resumo


Média de capítulos por dia: 1,5 capítulos.
Média de palavras por dia: 3180 palavras.

Andamento do livro1



Outras informações


Capítulos escritos em março: 47 capítulos.
Número de palavras: 98590 palavras.

Sobre o processo


Em março esperava ter ao menos 75% de meu livro pronto, entretanto, dividi um capítulo em vários, de modo a explorar todos os pontos de vista, e aumentei muito a quantidade de capítulos para escrever. Ademais, a porcentagem baseada em capítulos não é muito exata, uma vez que no final de março eu tinha 231397 palavras escritas, o que representava na realidade 55% do livro.

Abril

Resumo


Média de capítulos por dia: 1,6 capítulos.
Média de palavras por dia: 3719 palavras.

Andamento do livro1



Outras informações


Capítulos escritos em abril: 48 capítulos.
Número de palavras: 111310 palavras.

Sobre o processo


Minha ideia original, quando fiquei sabendo do concurso, era ter o livro pronto em abril e revisá-lo em maio; isso não foi possível, infelizmente, mas estava quase.

Maio

Resumo


Média de capítulos por dia: 0,7 capítulos.
Média de palavras por dia: 1534 palavras.

Andamento do livro1



Outras informações


Capítulos escritos em maio: 23 capítulos.
Número de palavras: 47555 palavras.

Sobre o processo


Em maio tive uma diminuição na média de capítulos e palavras escritos pois tive muitos problemas para escrever os capítulos finais; diversos deles comecei a escrever e descartei o que tinha sido escrito mais de uma vez. Além disso, um dos personagens me deu bastante trabalho (a maioria dos capítulos que reescrevi após a conclusão do livro precisou de revisão por causa dele). E começou o desespero: será que conseguirei terminar a tempo?

Junho

Resumo


Média de capítulos por dia: 0,6 capítulos.
Média de palavras por dia: 1239 palavras.
Em junho dediquei apenas 5 dias à escrita dos dois capítulos finais e do epílogo. O restante do mês foi dedicado à revisão.

Andamento do livro1


[barra de porcentagem]

Outras informações


Capítulos escritos em junho: 3 capítulos.
Número de palavras: 6195 palavras.

Sobre o processo

Minha ideia era concluir o livro em abril, pois eu pensei que o prazo era dia 6 de juNHo, mas após conferir, verifiquei que era dia 06 de juLHo e fiquei mais sossegada (mas, ainda assim, era um prazo apertado). Após a conclusão do livro, no dia cinco de junho, corrigi alguns capítulos que não tinham ficado bons (e acabei removendo 3 capítulos, de forma que, de 195 capítulos, a história passou a ter 192), depois escrevi aqueles que precisavam ser acrescentados (em sua maioria flashbacks) e, por fim, realizei a revisão, concluída no dia 04/07.

Conclusão

Com o acréscimo dos flashbacks (muitos deles estavam inseridos no meio de capítulos, mas resolvi colocá-los em capítulos separados por acreditar que assim ficassem melhor) e contando com o prólogo e o epílogo, o livro ficou com um total de 214 capítulos e 424376 palavras. Após o término da revisão, ficou com 407637 (foram removidas quase 17 mil palavras entre “ques” e “entãos”). Isso dá uma média de 1905 palavras por capítulo (o que provavelmente me ajudará a mensurar o tamanho aproximado de meus próximos livros). A versão que enviei para registro na Biblioteca Nacional, com formatação Times New Roman 12, espaçamento simples e margens de 2 cm, ficou com 786 páginas.

Esse concurso foi muito importante para mim. Além de ter me aberto uma possível possibilidade de publicação, mostrou-me que, se eu quiser, sou capaz de escrever às vezes até mais de 2000 palavras por dia, e, acima disso, evitar as distrações (leia-se Facebook) que acabam com a produtividade.

Curiosidades

Esta foi a quinta versão do livro que por muito tempo foi o segundo volume da saga O Segredo de Todos os Mundos (que já se chamou A Batalha das Fraternidades e O Ciclo do Caos). A primeira foi escrita à mão em 2008 (faz tempo!), e a segunda é na realidade a primeira versão digitada (embora seja impossível não mudar algumas coisas ao passar o livro a limpo, ainda que não tenham sido feitas mudanças significativas no enredo). Em 2010 revisei o livro e mudei alguns capítulos, acrescentando novos.

Em 2012 fiz uma versão melhor desses capítulos, sem mudar muita coisa, até que, no final de 2013, decidi que o primeiro livro da saga, intitulado Desaparecimento ou Assassinato, estava muito ruim, então reaproveitei alguns de seus capítulos e decidi começar a história a partir do segundo volume, inserindo apenas alguns elementos de DA (como a vilã, que na realidade também era a vilã de todos os demais volumes, e alguns colegas de escola de Sophia, a protagonista, que são importantes para a trama de toda a saga) neste que se tornou o primeiro volume.

Comecei o novo planejamento em outubro, concluí-o em novembro e escrevi os primeiros 17 capítulos, até decidir que muitos deles poderiam ser removidos sem prejuízo para a trama. Nos primeiros dias de janeiro deste ano descartei cerca de 40 capítulos do planejamento original (que tinha quase 250 capítulos) e o refiz inteiramente. Descartei diversos capítulos já escritos, mas muitos puderam ser reaproveitados sem muitas mudanças.

Seu título original era Uma Missão em Outro Mundo, em 2013 alterei para Uma Viagem a Outro Mundo, até que, já na metade do desenvolvimento da quinta versão encontrei o título perfeito: As Joias do Caos (que não faz muito sentido para quem não leu, mas faz alusão a algo muito importante discutido ao longo da trama).

Estou no processo de planejamento do segundo volume da saga, intitulado (por enquanto) A Irmandade do Caos. Espero concluí-lo até o final de agosto, para então dar início à sua escrita. não tenho a pretensão de concluir este livro em cinco meses, como fiz com As Joias do Caos, pois gostaria de voltar a escrever contos, dedicar-me aos meus livros de internet e, claro, ao blog. Tentarei publicar semanalmente o Diário de Escrita para que os demais escritores (e também leitores) possam acompanhar o processo de escrita.

1A porcentagem está baseada na quantidade de capítulos escritos em relação à quantidade de capítulos planejados. Seria mais preciso se eu usasse a quantidade de palavras, uma vez que cada capítulo tem um tamanho diferente e sua quantidade se altera conforme vou avançando pela história e percebendo que determinados capítulos são desnecessários ou outros precisam ser acrescentados. Contudo, não tenho como prever com quantas palavras ficará o livro, desse modo, a porcentagem é só para dar uma ideia do quanto foi feito.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...