22 de agosto de 2013

Top 10: Sagas Favoritas

Muitas vezes nos deparamos, especialmente em grupos onde os livros são foco, com perguntas como “qual o seu livro favorito” ou “cite cinco sagas de que gosta”. E, embora pareçam simples, muitos leitores têm dificuldade em determinar qual seu livro/saga favorito. Cada livro encanta de uma maneira, seja por sua história, sua narrativa ou o mundo a que nos leva (às vezes os três juntos), e no final não conseguimos nos decidir.

Comigo não é diferente, ainda assim, tentei colocar minhas sagas favoritas em ordem de preferência (a lista tem apenas sagas, livros avulsos não foram levados em consideração). A lista não é definitiva, e estará sujeita a alterações caso eu venha a ler um livro muito bom, o que pode acontecer daqui a muito tempo ou amanhã.


[1] Harry Potter (J. K. Rowling)


A saga: Harry Potter e a Pedra Filosofal, Harry Potter e a Câmara Secreta, Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban, Harry Potter e o Cálice de Fogo, Harry Potter e a Ordem da Fênix, Harry Potter e O Enigma do Príncipe e Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Livro favorito: Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Por que está na lista: não é somente pela história (que é muito boa e me encantou de diversas maneiras, tanto pelos personagens quanto pelo mundo construído pela autora). Harry Potter foi a primeira saga que eu conclui (e Harry Potter e a Pedra Filosofal foi o primeiro livro que li). Ademais, foi por causa dessa saga que me inspirei em escrever minhas próprias histórias. Eu ainda sinto saudades da época em que terminava um dos livros da saga e ficava ansiosa para ler o próximo, ou para assistir ao filme. Ainda me lembro de quando ganhei Harry Potter e as Relíquias da Morte, no natal de 2007, e que não larguei o livro até concluí-lo.

Leia a resenha de Harry Potter e a Pedra Filosofal.

[2] A Crônica do Matador de Rei (Patrick Rothfuss)



A saga: O Nome do Vento e O Temor do Sábio. O terceiro volume, intitulado The Doors of Stone, será publicado em 2014 no exterior.

Livro favorito (até o momento): O Temor do Sábio.

Por que está na lista: O Nome do Vento é um daqueles livros que você tem vontade de ficar lendo e largar somente quando a história termina (só não fiz isso porque o livro é longo e eu preciso comer, dormir, estudar, etc.). O Temor do Sábio é ainda melhor. Ficava pensando na história quando não estava lendo, e pensei nela durante alguns dias após concluir a leitura de O Temor do Sábio. Kvothe se tornou um dos meus personagens favoritos (e tem muitos motivos para tal), e o próprio cenário onde se passa a história também contribuiu para se tornar uma de minhas sagas favoritas. O autor detalhou toda a cultura e a história, além de lendas e histórias, que tornam tudo mais real para o leitor. Sem falar nas criaturas míticas que encontramos ao longo dos livros e da própria magia, que nesta trilogia tem sua própria lógica. Também nos deparamos com a jornada de Kvothe, contando de suas perdas, mas também de suas aventuras e de como tenta sobreviver em sua condição desfavorável (e, como é muito inteligente, consegue impressionar o leitor com a maneira como o faz, e este é um dos motivos porque é meu personagem favorito).

[3] Ciclo da Herança (Christopher Paolini)


A saga: Eragon, Eldest, Brisingr e Herança.

Livro favorito: Brisingr.

Por que está na lista: eu gosto bastante de dragões, e também de histórias de fantasia, magia e aventura. O que mais me atraiu nessa história foi a maneira como os dragões foram apresentados: como seres pensantes e dotados de inteligência, e não apenas feras cuspidoras de fogo. Também achei interessante a forma como o protagonista, Eragon, evoluiu ao longo dos livros, aprendendo magia e treinando para ser um guerreiro. Também gostei do final. Embora já tenha visto gente reclamar, gostei de como ele nos mostrou que não se pode ter tudo, e achei bastante realista (não comentarei mais para não revelar spoilers).



[4] As Crônicas de Gelo e Fogo (George. R. R. Martin)



A saga: é composta por sete livros, dos quais cinco já foram publicados: A Guerra dos Tronos, A Fúria dos Reis, A Tormenta de Espadas, O Festim dos Corvos e A Dança dos Dragões.

Livro favorito (até o momento): A Tormenta de Espadas.

Por que está na lista: se eu precisasse descrever esses livros em uma palavra, escolheria “imprevisível”. Antes de ler As Crônicas de Gelo e Fogo, não acreditava que uma história pudesse ser tão imprevisível. Ademais, a história, a cultura e os cenários foram cuidadosamente construídos. Assim como os próprios personagens. Nesta história, ninguém é totalmente bom ou totalmente mau, e ninguém está seguro, nem mesmo os protagonistas. O autor nos mostra que todos podem morrer. Além disso, a trama é bastante complexa, e os livros devem ser lidos com bastante atenção, a fim de não perdermos nenhum detalhe. Eu inclusive estou pretendendo reler, a fim de captar aquelas pistas que nos escapam na primeira leitura, quando estamos ansiosos para saber o que virá a seguir. A fantasia é inserida de modo bem sutil (os homens não têm controle sobre a magia), diferentemente do que acontece em outros livros.

[5] Heróis do Olimpo (Rick Riordan)



A saga: três de cinco livros já foram publicados: O Herói Perdido, O Filho de Netuno e A Marca de Atena. O quarto volume, A Casa de Hades, será publicado no Brasil e no exterior em outubro.

Livro favorito (até o momento): O Filho de Netuno.

Por que está na lista: acredito que houve um amadurecimento em relação a Percy Jackson e os Olimpianos. Outro ponto positivo é que os livros não são narrados em primeira pessoa, mas se alternam entre os pontos de vista de alguns personagens, de forma que há a possibilidade de serem aprofundados.

[6] Percy Jackson e os Olimpianos (Rick Riordan)



A saga: O Ladrão de Raios, O Mar de Monstros, A Maldição do Titã, A Batalha do Labirinto e O Último Olimpiano.

Livro favorito: A Maldição do Titã.

Por que está na lista: sempre me interessei em mitologia, e estava curiosa para ler os livros porque de repente vi muitos colegas de minha classe lendo essa saga. Além disso, a história e os personagens me envolveram de uma maneira que eu não esperava, deixando-me ansiosa para saber o que aconteceria a seguir.

[7] Trilogia Fronteiras do Universo (Philip Pullman)



A saga: A Bússola de Ouro, A Faca Sutil, A Luneta Âmbar.

Livro favorito: é difícil me decidir entre os três, mas gostei bastante de A Luneta Âmbar.

Por que está na lista: acho difícil explicar, eu simplesmente adoro essa história. Até hoje nunca encontrei nenhuma história parecida com essa, e talvez seja esse o motivo de eu gostar tanto: por ser tão diferente e ao mesmo tempo tão encantadora. E o final foi excelente, em minha opinião, apesar de também muito triste.

[8] Desventuras em Série (Lemony Snicket)



A saga: Mau Começo, A Sala dos Répteis, O Lago das Sanguessugas, Serraria Baixo-Astral, Inferno no Colégio Interno, O Elevador Ersatz, A Cidade Sinistra dos Corvos, O Hospital Hostil, O Espetáculo Carnívoro, O Escorregador de Gelo, A Gruta Gorgônea, O Penúltimo Perigo, O Fim.

Livro favorito (até o momento): Mau Começo.

Por que está na lista: quando mais nova, adorava ler essa série. Acabava com os livros em um dia, e ficava louca para ler o próximo. A história fala dos percalços por quais os personagens passam de maneira leve, e além disso o autor tem uma maneira muito curiosa de escrever, geralmente falando com o leitor.

[9] Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien)



A saga: A Sociedade do Anel, As Duas Torres, O Retorno do Rei.

Livro favorito: é difícil dizer. Acho que gostei dos três livros igualmente, e como os li em sequência, vejo-os como um volume só. Mas acho que O Retorno do Rei me deixou mais tensa para saber como tudo terminaria.

Por que está na lista: a Terra Média provavelmente foi o mundo de fantasia mais bem construído. A história, as paisagens, os seres míticos que a habitam, a própria magia. O autor transformou uma trama simples (destruir o Um Anel) em algo infinitamente complexo e detalhado, o que em minha opinião tornou tudo ainda mais impressionante. A única coisa que me incomodou foram as caracterizações de ambiente extremamente detalhadas; quanto mais ele descrevia, mais difícil ficava de visualizar a cena, minha mente simplesmente imaginava o que queria.

[10] As Crônicas dos Kane (Rick Riordan)



A saga: A Pirâmide Vermelha, O Trono de Fogo e A Sombra da Serpente.

Livro favorito: A Sombra da Serpente.

Por que está na lista: até conhecer essa série, nunca havia lido nada sobre mitologia egípcia, e a saga me deixou interessada no assunto. Não conhecer muita coisa sobre essa mitologia deixou a história ainda mais instigante. Ademais, todos os livros, especialmente o último, estão repletos de ação e mistério, e os personagens, como sempre, são muito interessantes (apesar de apenas os irmãos Kane serem explorados mais a fundo).

Essas são, atualmente, minhas dez sagas favoritas. Em breve, poderei fazer uma lista considerando apenas volumes únicos.

3 comentários :

  1. Amo todas essas sagas que você disse, mesmo as que ainda não li está na minha listinha de compras! hahahhaha
    Harry Potter Always s2

    Adorei o blog e já estou seguindo. Quando puder retribuir ficarei muito feliz!

    Abraços
    www.booksever.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir o blog, já seguia o seu.

      Abraço!

      Excluir
  2. Gosto muito de sagas, muitas ainda não li mais pretendo, e outras eu nem conhecia mais me parecem otimas!
    Amei! Bjos!
    www.batomnacapa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...